Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Enfardadeira florestal John Deere 1490D ensaiada em Portugal


Encontra-se a operar em Portugal desde há cerca de um mês, em regime de ensaio, uma enfardadeira florestal John Deere 1490D numa parceria entre a Timbérica, Lda. (Importador Nacional dos produtos florestais John Deere), a Enerforest, empresa do grupo Portucel/Soporcel, e a Rogério Petrunilho Araújo, Lda. (RPA) entidade que se dedica ao comércio de madeira e à prestação de serviços florestais.
Durante o ensaio pretende-se analisar, sob as condições particulares de exploração florestal nacional, os factores que influenciam a real utilização da máquina e o seu comportamento e custos tendo em vista a produtividade final.
Marco Araújo da empresa RPA disse-nos que, apesar de ainda não haver resultados, este equipamento tem grandes potencialidades, uma vez que a enfardadeira florestal tem uma dupla vertente de recolha de biomassa e de limpeza florestal. Na opinião deste profissional a enfardadeira florestal é uma máquina valiosa principalmente para limpeza de matas de dimensões médias e grandes previamente processadas para celulose (neste caso concreto trata-se de eucalipto). 
Este equipamento utiliza uma grua para recolher copas, ramos e troncos finos deixados no terreno após o processamento florestal para serem enfardados. Para permitir a recolha do material florestal nas melhores condições, nomeadamente em situações de terrenos em socalcos, a enfardadeira tem capacidade de basculamento. Os fardos, feitos de forma completamente automatizada, são muito bem comprimidos (reduzindo o volume em cerca de 80%) pesando aproximadamente 500 kg para um diâmetro de 80 centímetros e 2,5 metros de comprimento (as medidas são reguláveis, configuráveis no painel de controlo Timbermatic). Estes fardos são posteriormente recolhidos e transportados para centrais de biomassa. Cada fardo proporciona cerca de 1 megawatt hora de energia, semelhante à energia produzida por 100 litros de petróleo. Por hora recolhem-se em média cerca de 20 fardos (os valores podem variar bastante dependendo das condições). Num hectare obtém-se uma média de 150 fardos (também neste caso os valores dependem das condições). Estes números mostram o potencial deste tipo de equipamentos quando bem aproveitados.
A enfardadeira florestal 1490D combina todo o conforto habitual das máquinas John Deere para um trabalho livre de preocupações. O interior da cabina é silenciosa, confortável e climatizada. A visibilidade é excelente em todas as direcções, e o assento do operador assim como os comandos manuais têm um design ergonómico de forma a manter uma produtividade elevada.
A enfardadeira John Deere 1490D equipa com um motor Diesel Turbo John Deere de 6 cilindros, controlado electronicamente com baixos níveis de emissões e um elevado binário.
 O operador da máquina Eusébio Ramos e Marco Araújo da RPA (respectivamente à esquerda e à direita), com Orlando Carvalho da Maskinrep (ao centro)  
Published on: 22 JAN 2009
GalleryGalleryGalleryGallery