Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

SystemOne – A solução Caterpillar em material rodante


O SystemOne é um conceito inovador aplicado em alguns modelos de máquinas de rastos que proporciona uma rodagem mais suave e reduz significativamente os custos operacionais da máquina, prolongando a vida útil dos rastos.
Este sistema aplicado nos tractores de rastos, caracteriza-se pela substituição do sistema tradicional de cavilhas e casquilhos, prensados nos elos, por cartuchos, vedados e lubrificados.
Uma das primeiras preocupações da Caterpillar ao desenvolver o SystemOne foi a de reduzir drasticamente a manutenção durante a vida útil do material rodante. Ou seja, as únicas intervenções serão feitas no momento de troca de todo o conjunto. Assim, todos os componentes foram repensados e ganharam novos contornos.
A começar pelo sistema de montagem dos elos. Sem dúvida, um dos principais factores para prolongamento da vida útil e maior fiabilidade do material rodante com o SystemOne é o conceito utilizado nas juntas dos rastos. Ao contrário de cavilhas e casquilhos, o SystemOne utiliza cartuchos vedados e lubrificados para toda a sua vida útil. Essa mudança por si só significa redução dos níveis de desgaste e elimina totalmente a necessidade de rotação de cavilhas e casquilhos. Estes cartuchos são fabricados de forma automatizada, são soldados a laser, evitando deformações que são responsáveis pela maioria dos problemas de perda de vedação nos materiais rodantes tradicionais com cavilhas e casquilhos. Outro factor que garante a vedação do SystemOne é a qualidade do lubrificante utilizado.
A concepção de montagem da corrente também foi repensada. Ela é formada por uma sequência de secções individuais – dois elos internos prensados nas extremidades por dois cartuchos. Cada uma dessas secções é interligada à seguinte por um par de elos externos. Todos os elos (internos, externos, da direita ou esquerda) são exactamente os mesmos. O SystemOne não requer um elo mestre. Esta nova configuração, segundo a Caterpillar, também contribui para a extensão de vida útil do material rodante e tem um impacto positivo na redução de horas de paragem para manutenção. Quando for necessário reparar alguma secção, por exemplo, basta que sejam retiradas – rapidamente e no próprio ambiente de trabalho – três sapatas e quatro elos externos.
Outra vantagem no SystemOne são as novas rodas de guia. Contendo o contacto somente nos cartuchos, portanto, sem contacto lateral com a pista dos elos, reduz-se o desgaste dos mesmos e das rodas de guia e, ao mesmo tempo, eliminam-se ruídos e vibrações. Complementarmente, é minimizada a possibilidade de ocorrerem danos noutros componentes da máquina, e há também, com a maximização da rodagem do conjunto, um impacto positivo na produtividade.
Os novos roletes – inferiores e superiores – também foram reprojectados com base no mesmo conceito. Para maximizar a rodagem do rasto, o diâmetro das abas do rolete superior foi aumentado. O diâmetro dos roletes inferiores também foi aumentado para garantir que os seus tempos de vida útil sejam equivalentes ao rasto. Assim, reduz-se o desgaste e consequentemente os custos de manutenção.

Em virtude dos segmentos de longa vida que já foram incorporados e dos novos cartuchos, a durabilidade das rodas motrizes elevadas e dos rastos SystemOne é duas a três vezes maior. Os utilizadores do SystemOne terão também uma economia significativa aquando da manutenção dos rastos, pois não será necessário adquirir dois jogos de segmentos de roda motriz.

Segundo a Caterpillar, o SystemOne reduz os custos de operação e manutenção do trem de rodagem de correntes entre 35 e 70%, aumentando a vida útil do mesmo e reduzindo os tempos de paragem da máquina.
Publicado em: 10 DEZ 2008
Gallery