Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Inauguração da Nova Sede Cimertex Angola


No passado dia 25 de Outubro, foi inaugurado o novo edifício sede da Cimertex Angola na zona Industrial do município de Viana em Luanda. O terreno tem uma área total de 25.000 metros quadrados estando repartido da seguinte forma:
Edifício principal, Edifícios sociais, Oficina exterior, Armazém afiançado, Zona de exposição e Zona de parqueamento de equipamento. O edifício principal, agora inaugurado, foi construído de raiz e especificamente para o efeito e tem aproximadamente 3500 m2. Aqui encontram-se alojados os seguintes departamentos:
Oficina, Armazém de peças, Balcão de peças e Área de recepção de clientes, Salas de formação (100 m2, 55 m2 e 165 m2) Salas de reuniões, Departamento comercial, financeiro, importação, recursos humanos, informativa e expediente geral. O segundo edifício, destinado à área social, inclui um refeitório e sala de convívio, um gabinete médico e dormitórios para 30 pessoas, encontra-se em fase de construção, prevendo-se a conclusão dos respectivos trabalhos no próximo mês de Março 2009.
Breve apresentação da Cimertex Angola A Cimertex Angola, Sociedade de Máquinas e Equipamentos Lda., é uma empresa de direito Angolano, constituída em 1995, com base na então Lei de Investimento Estrangeiro. As instalações da empresa localizavam-se em Viana (Sede), dispondo de centros de operação na província de Benguela e nas Lundas. O seu capital social é detido por três empresas, sendo duas estrangeiras e uma Angolana, a saber:  Cimertex Sociedade de Máquinas e Equipamentos SA.: 50 % ,  Mota Internacional Lda.: 40 % e  Paviterra SARL: 10 %. O sócio Cimertex (Portugal), principal promotor do projecto, é o detentor do know-how específico do negócio e responsável pela actividade diária da Cimertex Angola. A Cimertex Angola dedica-se á importação, comercialização e prestação de assistência técnica, de equipamentos para movimentação de terras e cargas, de perfuração, de geração de energia, sendo distribuidora exclusiva para Angola de algumas das mais prestigiadas marcas de equipamentos.
Entre estas, destacam-se o grupo Japonês KOMATSU, o grupo escandinavo SANDVIK, o equipamento para fundações Casagrande e os equipamentos de compactação de origem espanhola da marca Lebrero.
Muito recentemente a empresa alargou a gama de produtos que oferece aos seus clientes com os sistemas de mistura e bombagem de betão Schwing. A Cimertex Angola, é uma empresa comercial e prestadora de serviços, com um forte cariz técnico, apostando seriamente na área do após venda, com apoio e suporte aos produtos comercializados.

Hoje emprega cerca de 95 pessoas, das quais 15 são técnicos expatriados, sendo os demais funcionários angolanos. O peso dos colaboradores angolanos no total do volume de emprego tem vindo a aumentar ano após ano e embora este objectivo seja difícil, tem sido uma prioridade permanente da empresa, conseguida unicamente graças a realização de acções de formação contínuas, através da transmissão dos conhecimentos detidos pelos técnicos estrangeiros ao serviço da empresa. Fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, a Cimertex Angola assiste hoje um parque de mais de 1.000 equipamentos de todos os portes, desde os pequenos geradores de 15 kwa até aos camiões fora de estrada com uma capacidade da carga de 100 toneladas, e um peso bruto em operação de 166.000 Kgs, espalhados pelo território angolano desde o Namibe, até às Lundas, onde se localizam as minas de diamantes, passando por Cabinda onde vários clientes da Cimertex Angola operam na área das madeiras, contando ainda por entre os seus clientes com a maior parte dos empreiteiros de obras públicas e de construção civil, angolanas e estrangeiras a operarem por todo o território. A empresa definiu vários sectores-clientes dando igual importância a todos eles, adaptando contudo a sua forma de actuação e oferta de produto/ serviço a cada um deles: Obras Públicas e Construção civil , Actividade Mineira, Perfuração e fundações,Geração de Energia e Manuseamento de carga. Uma equipa comercial devidamente formada e apetrechada com os meios indispensáveis, faz o seguimento das necessidades levantadas pelos clientes, propondo soluções capazes devidamente estudadas. O ponto critico, e diferenciador de uma operação como a da Cimertex Angola é sem duvida a qualidade dos produtos que comercializa, contudo não menos importante é o serviço pós venda prestado aos seus clientes, que acreditaram na empresa ao adquirem um equipamento com um custo que ascende a várias centenas de milhares de dólares.
Para dar resposta aos seus clientes neste campo, a Cimertex Angola dispõe de um stock de peças orçado em 4 milhões de dólares constantemente monitorizado e acompanhado, sendo as necessidades de peças de substituição emergentes abastecidas diariamente, a partir das fábricas por via aérea directamente para Luanda.
O serviço pós venda é assegurado por um corpo 45 pessoas, os chefes de cada uma das 3 equipas de trabalho acumulam as funções de chefiar e simultaneamente formar a sua equipa de trabalho.
Este trabalho é devidamente apoiado por uma oficina de 800 m2, equipada com meios de movimentação e ferramentas específicas para todo o tipo de intervenções. Secções autónomas de hidráulica e electricidade / electrónica asseguram um diagnóstico rápido e uma reparação de qualidade. Perspectivas para Cimertex Angola Crescimento geográfico: Ao longo do primeiro trimestre de 2009 - dois novos postos em duas localidades onde até agora não estávamos directamente representados;
Crescimento da actividade: Também neste campo foram anunciadas duas novidades na Cimertex Angola: a primeira é o inicio da actividade de britagem e crivagem fixa e móvel da Sandvik Mining and Construction, marca representada em regime exclusivo; de forma a apoiar a actividade, a Cimertex iniciou já a venda e stocagem permanente de equipamento móvel Sandvik / Fintec. A segunda novidade é o inicio do trabalho em Angola em regime de exclusividade com a marca alemã Schwing, produtora de centrais, misturadoras e bombas de betão. Trata-se de uma grande aposta da Cimertex e um natural complemento para as gamas de produtos que já trabalha, nomeadamente o equipamento para fundações Casagrande.
Em breve teremos também disponível em stock auto-betoneiras e auto-bombas.
Todos os produtos trabalhados pela Cimertex, obedecem a uma lógica de empresa e tem por base um know-how e uma estrutura já existente na empresa, das quais se pretende tirar sinergias.
Há ainda um terceiro – e talvez o mais importante factor de crescimento – correspondendo ao crescimento do próprio mercado. O objectivo da Cimertex Angola para 2008 é a duplicação do número de máquinas entregues face a 2007.
Com vista a ajudar a resolver um dos graves problemas angolanos, a Komatsu aproveitou a oportunidade da inauguração da Cimertex Angola para mostrar e apresentar ao mercado Angolano uma máquina especificamente concebida e desenvolvida para actuar no campo da desminagem.
Publicado em: 06 NOV 2008
GalleryGallery