Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Dois novos modelos de escavadoras Doosan: DX140LC e DX160LC


A Doosan Infracore lançou recentemente no mercado dois novos produtos inovadores: as escavadoras giratórias DX140LC e a DX160LC. Estas escavadoras giratórias asseguram a contínua transição de todos os modelos Solar para as versões Doosan DX. A DX140LC e a DX160LC constituem duas novas escavadoras de 14 toneladas e 15,35 toneladas, respectivamente, e estão equipadas com motores de 6 cilindros da Doosan, uma nova cabina e um novo sistema de gestão para o equipamento hidráulico. Estes dois novos modelos estão disponíveis na versão standard com a mono-lança de 4,6m e um braço de 2,5m. A lâmina frontal, assim como a versão da lança articulada, são opcionais. A DX160LC tem como principal característica chassis para trabalhos pesados.
A Doosan oferece agora uma gama de escavadoras de rodas de 10 modelos básicos desde das 14 às 52 toneladas.   DX140LC e DX160LC A DX140LC e a DX160LC estão equipadas com o motor Doosan DL06 com uma cilindrada de 5,9 litros desenvolvendo uma potência de 71kW (96 hp). O potente motor assegura uma impressionante reserva de potência para estas novas escavadoras como também é empregado em máquinas maiores como a DX255LC de 25 toneladas, onde proporciona 175bhp.
Tal como acontece com todos os seus motores a Doosan está preparada para assegurar elevados níveis de desempenho e níveis reduzidos de emissões ao empregar o sistema Common-Rail de 4 válvulas e uma unidade de controlo electrónica que também assegura a gestão dos elementos hidráulicos da escavadora. Esse motor desenvolve a máxima potência a um baixo nível de rotações de 1750rpm, prolongando a vida útil do motor e permitindo ao operador um maior conforto a níveis de ruído reduzidos. Um importante nível binário de 44,5kg também é produzido às 1400rpm. Para trabalhos mais pesados, existe a função de aumento de potência, enquanto que preserva a uma velocidade de rotação razoável de 1850rpm.
O sistema de arrefecimento está completamente adaptado a este motor. O radiador do motor e o radiador do óleo estão lado a lado para facilitar a limpeza e estão protegidos por uma grelha que pode ser facilmente retirada. O radiador do ar de admissão, o arrefecedor de combustível e o condensador estão igualmente colocados lado a lado e recebem o fluxo de ar inicial. O acesso ao conjunto assim como às bombas hidráulicas localizadas no outro lado do motor está facilitado pelas amplas coberturas.
É essencial permitir as operações de manutenção rápida e facilmente. Por isso, todos os pontos de serviços nestes modelos podem ser acedidos a partir do solo.
Naturalmente que a passagem dos modelos Solar para as versões DX geraram certas mudanças. Para os utilizadores, a mudança mais significativa foi na cabina. O espaço da cabina sofreu um aumento considerável com uma largura actual de 1110mm, ao que corresponde um aumento de 150mm. A visibilidade foi melhorada ao limitar os ângulos mortos utilizando uma janela maior e reduzindo a espessura das estruturas. A quantidade dos arrumos foi aumentada e o nível do ruído reduzido para 71dB, representando uma melhoria em 100% em relação aos modelos Solar.

Ao nível dos controlos hidráulicos, importantes modificações foram implementadas. O novo distribuidor hidráulico combinado com o novo sistema electrónico e-EPOS proporciona uma operação mais suave e um maior controlo da máquina. Com as duas opções de trabalho, escavação standard e abertura de valas que coloca a prioridade na rotação, o balde benefícia de maior facilidade de utilização. O operador tem a possibilidade de proteger a sua máquina contra o roubo ao colocar uma password e tem a possibilidade de guardar valores diferentes de caudal para diferentes equipamentos. Por fim, três circuitos independentes podem ser adicionados caso sejam necessárias outras funções. Quer a DX140LC como a DX160LC aumentaram harmoniosamente a oferta da Doosan de máquinas diversificadas e de alto desempenho. Com a sua extensa gama de pás carregadoras, de escavadoras de rastos e de rodas e a sua linha compacta, a Doosan aumentou assim a sua cobertura dos requisitos do operador para equipamento de trabalho.
Publicado em: 04 SET 2008
Gallery