Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Doosan assume a gestão da Moxy


A Doosan adquiriu no passado dia 18 de Agosto a norueguesa Moxy, que detém a tecnologia base para dumpers articulados, pelo valor de 55 milhões de euros. Deste modo, a Doosan planeia entrar no mercado dos camiões articulados que está avaliado na ordem dos 2,16 biliões de euros por ano e alargar a sua acção ao mercado de equipamento pesado para a indústria extractiva. A DIEU, a filial da Doosan Infracore na Europa, assume a gestão do produtor norueguês de camiões articulados. A Doosan Infracore assinou um contrato no valor de 55 milhões de euros, onde assume a direcção da Moxy Engineering AS, empresa norueguesa especializada na produção de dumpers articulados, pretendendo assim entrar no mercado de equipamento de grande porte para a indústria extractiva para continuar a sua expansão no mercado mundial de equipamento pesado de construção.
A Moxy está localizada em Molde, na costa oeste norueguesa, e produz a tecnologia base para a gama de dumpers de 23 a 46 toneladas, possui uma rede de 61 distribuidores na Europa e na América do Norte a par de importadores e centros de I+D nos EUA e no Reino Unido.
Os dumpers articulados são o principal produto da Moxy, com estruturas frontais e traseiras independentes, permitindo que as partes do camião se inclinem para a esquerda e para a direita. Possuem ainda um elevado desempenho de condução em locais estreitos devido ao seu pequeno raio de viragem. Os dumpers articulados também estão preparados para transportar grandes cargas. Deste modo, são ideais para trabalhar em minas de grandes dimensões e em locais de construção com terrenos acidentados.
Actualmente, o mercado de dumpers articulados tem vindo a crescer a uma média de 18% nos últimos três anos, graças a um forte desenvolvimento da indústria mineira acompanhado pelo aumento do preço das matérias-primas. Em 2007, o mercado mundial dos camiões articulados ficou na ordem dos 2,16 biliões de euros. A Doosan Infracore planeia aumentar as vendas anuais da Moxy em 5 vezes, na ordem dos 250 milhões até 2012, utilizando na totalidade a sua rede de 300 importadores na China, Europa e América do Norte.
Ao assumir a Moxy – cujo valor de marca é reconhecido no mercado de equipamento –, a par das suas instalações para a produção de maquinaria e a aquisição da Bobcat no ano passado, a Doosan Infracore pretende assim criar a imagem de marca de uma empresa especializada em equipamento de construção. A união da rede existente com a rede recentemente adquirida permitirá não só aos compradores de equipamento pesado ter um maior acesso à ampla gama de produtos, como também aumentar o volume de vendas. Deste modo, a Doosan está a construir a base para cumprir a sua meta de atingir “Top 3 Mundial na Maquinaria de Construção até 2012”.
Kim Dong-chul, Director do Unidade de Negócios de Maquinaria de Construção afirmou que “apesar do volume de vendas da Moxy não ser elevado (54 milhões de euros em 2007), possui a tecnologia de ponta para camiões articulados. Deste modo, assume um papel de importância no Negócio de Infraestruturas de Suporte, para mais se absorver a filosofia de negócio da Doosan Infracore. Ao utilizar esta mudança como incentivo, nós iremos avançar positivamente no mercado do equipamento de minas, adicionalmente ao negócio do equipamento pesado de construção”.

Em Março de 2007, a Doosan Infracore comprou a Yantai Yuhua Machinery Ltd., um produtor de pás carregadoras na China, através de uma fusão e aquisição positiva de modo a cumprir o objectivo de entrar no Top3 Mundial na Maquinaria de Construção até 2012. Em Novembro de 2007, a empresa adquiriu a Bobcat, o negócio de equipamento utilitário e implementos da Ingersoll Rand que é o n.º1 a nível mundial de competitividade na maquinaria compacta para construção. Perfil da Moxy Engineering AS
Localização: Molde, na costa oeste da Noruega. A uma distância de cerca de 50 minutos de automóvel de Oslo.
Totalmente detida por Brian Thomson do Reino Unido
Número de colaboradores: 151
Principais produtos: 5 modelos de dumpers articulados de 23 a 46 toneladas (7º lugar na quota de mercado)
Vendas em 2007: 53,73 milhões de euros
EBIT em 2007: 490 mil euros
Activos em 2007: 31,12 milhões de euros
Published on: 04 SET 2008
Gallery