Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Tractores especializados Fendt: agora com transmissão Vario



Um dos produtos de maior destaque presente no Agrotec 09 é, sem dúvida, o tractor Fendt 200 Vario. Com o 200 Vario a Fendt abriu uma nova era na área dos tractores especializados. O 200 Vario combina a máxima comodidade da marca com uma eficácia óptima e, além disso, é o primeiro tractor especializado do mercado com transmissão Vario.
Alto rendimento
Na nova série 200 Vario incorporou-se um novo motor de três cilindros refrigerado a água da série AGCO Sisu Power, que foi especificamente desenvolvido para o novo 200 Vario graças à colaboração dos engenheiros da Fendt. O motor tem uma potência máxima de 110 CV e, graças à sua cilindrada de 3,3 litros, também cobre o segmento de potência dos modelos actuais de quatro cilindros refrigerados a ar. Obviamente, o motor cumpre os níveis de gases de escape 3a estabelecidos por lei.
Precisamente graças à construção curta do motor de três cilindros, foi possível incluir o novo pacote de radiadores e, apesar disso, manter a construção compacta deste tractor especializado. A instalação de refrigeração recentemente concebida dispõe de grandes superfícies de aspiração. Deste modo, o radiador praticamente não se suja, o que garante uma óptima potência do radiador inclusivamente em condições de uso extremas. O filtro de ar Picoflex do motor garante uma longa durabilidade, portanto, um custo reduzido de manutenção. Além disso, também garante um elevado rendimento do ar apesar do reduzido espaço de construção.
O motor está equipado com um sistema de injecção de alta pressão Common-Rail que se activa independentemente das rotações, assim como com um dispositivo de regulação totalmente electrónica do motor. O sistema de injecção de alta potência é complementado com o sistema externo de recirculação de gases de escape de alta qualidade, denominado AGRex. Isto representa uma poupança de combustível de cerca de dez por cento relativamente aos sistemas de recirculação interna de gases de escape.
 
A integração do depósito de combustível no capot não é apenas uma característica de design especial, demonstrando claramente a enorme importância que se concedeu à construção compacta durante o desenvolvimento do 200 Vario. Apesar da introdução de componentes adicionais na área dos motores, como os radiadores de água, foi possível aumentar o volume do depósito.
 
Avanço contínuo
 

Ao desenvolver o 200 Vario, os engenheiros da Fendt ficaram perante um enorme desafio: incorporar a tecnologia Vario dos grandes tractores num espaço extremamente pequeno. A nova transmissão Vario ML 70 adaptou-se de forma específica ao pequeno tamanho construtivo e às particularidades de um tractor especializado. A transmissão tem apenas uma gama de velocidades e permite velocidades desde os 30 metros por hora até aos 40 km/h, incluindo o inversor contínuo e sem desgaste. A velocidade máxima é alcançada a 1.750 rpm do motor, mas a poupança de combustível é mantida. Como já não há intervalos vazios de potência e, além disso, existe a possibilidade de adaptar a velocidade de forma óptima independentemente das rotações do motor, a potência deste pode ser aumentada em até dez por cento. Além do alto grau de eficiência da transmissão Vario, deve-se destacar a redução ao mínimo que se conseguiu no consumo de combustível.
O rendimento da transmissão é também demonstrado de forma clara nos processos de aceleração: de 0 a 40 quilómetros por hora em apenas sete segundos. Em comparação com a série predecessora isto significa uma redução do tempo em mais de metade e, consequentemente, uma aceleração claramente mais dinâmica.
 
Para que o modo de condução seja ainda mais rentável, inclui-se o sistema de gestão do tractor (TMS), que já se utiliza há vários anos com êxito nas restantes séries de tractores Fendt. O TMS encarrega-se do controlo do motor e a transmissão. A velocidade é escolhida com o pedal do acelerador e, em seguida, adaptam-se de forma automática o regime do motor e o ajustamento da transmissão, pelo que o tractor funciona sempre num nível de rentabilidade óptimo. Assim, isto não significa apenas menos trabalho para o condutor, mas também permite conseguir uma poupança de combustível na prática de até dez por cento.
 
A cabina conforto
 
Graças à construção especial da transmissão Vario, foi possível integrar os componentes do accionamento na caixa do eixo traseiro. Deste modo, com o novo 200 Vario a Fendt oferece o primeiro tractor especializado com um solo liso da cabina.             
A posição óptima para as pernas não é apenas garantida graças à eliminação do túnel da transmissão, mas também devido à centralização dos elementos de comando no lado direito. Na área dos pés já não há elementos de comando que possam supor um obstáculo. Graças ao volante ajustável em altura e inclinação, assim como ao cómodo assento de suspensão pneumática, o condutor ficará sempre sentado na posição correcta e, além disso, continuará a sentir-se como novo inclusivamente depois de uma longa jornada de trabalho. 
Graças ao suporte cónico e ao desligamento da cabina da carroçaria do tractor, o nível de ruído é muito reduzido. A cabina encontra-se perfeitamente amortecida relativamente a ruídos, enquanto que o motor refrigerado por água mantém a suavidade de deslocação a um regime nominal reduzido. Graças a estas complexas melhorias conseguiu-se reduzir o nível de ruído da cabina em até quatro dBA.
Publicado em: 06 MAR 2009
GalleryGallery