Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Mercado de máquinas industriais continua em forte queda

Mercado de Máquinas Industriais - Janeiro e Fevereiro

Nos dois primeiros meses do ano 2009 foram vendidas 224 máquinas de movimentação de terras e 164 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa um fortíssimo decréscimo do mercado de 53 por cento e de 64,3 por cento, respectivamente, relativamente ao mesmo período do ano anterior. Importa aqui referir que cerca de 14 por cento das máquinas de movimentação de terras vendidas e cerca de 10 por cento das vendas de empilhadores foram máquinas que foram trabalhar para fora do país. Relativamente ao segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas neste período cifraram‐se em 149 unidades o que representa um forte decréscimo de 53,1 por cento, relativamente ao mesmo período do ano anterior, com as vendas de todos os tipos de máquinas a terem quebras significativas.
Relativamente ao equipamento ligeiro, as vendas baixaram, também, acentuadamente (‐52,8 por cento) devido ao decréscimo das vendas, quer, de mini-escavadoras de rastos (‐55,8%), quer, de mini-carregadoras de rodas (‐50%).
Relativamente ao mercado das máquinas de compactação e de pavimentação, nestes dois primeiros meses de 2008, registou-se uma variação homóloga de ‐45,3 por cento. Este decréscimo foi determinado pela quebra das vendas de todas as suas componentes. A compactação pesada baixou 51 por cento, a compactação ligeira baixou 45,3 por cento enquanto o mercado das pavimentadoras permaneceu estável, face ao período homólogo do ano anterior. Quanto às vendas de martelos hidráulicos, baixaram 21,1 por cento, relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Veja aqui o gráfico e a tabela

Published on: 19 MAR 2009
Gallery