Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

A Bobcat apresenta a sua primeira mini-escavadora de rodas


Com a introdução da sua nova mini-escavadora E55W, o primeiro modelo de mini-escavadoras de rodas da Bobcat, a Bobcat entra no mercado das escavadoras de rodas. A mini-escavadora E55W de 5,5 toneladas foi desenhada para proporcionar uma grande produtividade, um consumo de combustível excepcionalmente baixo, mais ergonomia, maior fiabilidade, e uma redução nas tarefas de manutenção. A E55W é accionada por um motor diesel Yanmar refrigerado por água, com 40,8 kW, que funciona a uma velocidade regulada máxima de 2400 r.p.m. Uma injecção electrónica e um ralenti automático garantem a todo o momento um consumo baixo de combustível. Graças a um depósito de combustível com 120 l. de capacidade, a  máquina pode trabalhar normalmente mais de dois dias sem necessidade de reabastecimento. Movimentos rápidos do equipamento de trabalho permitem à E55W alcançar um elevado grau de produtividade. A sua profundidade máxima de escavação é de 3495 mm, a altura de descarga máxima de 4285 mm, e o alcance máximo ao nível do solo de 5890 mm. Equipada de série com a configuração de pneu único, o peso operativo da E55W atinge os 5550 Kg. Existe uma opção de configuração com pneus duplos. A E55W tem duas velocidades de deslocação, com uma velocidade máxima de 30 km/h. Um aspecto a destacar na E55W é o ruído externo relativamente baixo de 97 dBA, causando reduzido incómodo aquando da realização de trabalhos na via pública. O nível acústico na cabina é apenas de 76 dBA, o que resulta num espaço de trabalho muito agradável para o operador. O interior da cabina do operador da E55W tem o mesmo espaço que encontramos nas cabinas de máquinas muito maiores para trabalhos standard e duros. Assim, graças a uma ampla zona de entrada e saída, é fácil aceder ou sair da unidade. O interior da cabina foi desenhado tomando por base critérios ergonómicos destinados a optimizar o conforto do operador, e a janela frontal desliza para cima, ficando debaixo do tecto da cabina.
   
O volante pode situar-se no lugar mais conveniente para o operador, enquanto que a posição e o ângulo da almofada do assento, bem como a posição das consolas se podem ajustar de forma independente. Consegue-se ainda um conforto adicional com a regulação das costas do assento e do apoio lombar. Dispõe ainda de uma luz na cabina, viseira anti-encadeamento e três espelhos laterais como equipamento de série. Os comandos de controlo estão dispostos de forma a facilitar o seu manejo, o conforto do operador e para atingir máxima eficiência operativa. As alavancas do joystick hidráulicas são comandos muito cómodos, permitindo ao operador fazer operações precisas de uma maneira muito simples.
 
O painel de instrumentos centralizado fornece uma informação completa sobre o estado da máquina num formato de fácil leitura. O painel de visualização é impermeável, e todas as informações podem ser consultadas com um só olhar, de modo a que o operador não tenha de desviar a sua atenção da zona de trabalho. Os suportes do controlo esquerdo e direito estão dispostos de forma ergonómica permitindo uma utilização cómoda por parte do operador.

Como equipamento de série estão incluídos um sistema de aquecimento e de ar condicionado de alta capacidade, com respiradores instalados tanto na parte da frente como traseira do assento do operador, de forma a maximizar a eficácia do ar condicionado e do aquecimento. A máquina também conta com um dispositivo desembaciador para evitar que o pára-brisas se cubra de gelo a baixas temperaturas. O chassis de translação é composto por um chassis rígido soldado, de alta resistência. As condutas dos tubos hidráulicos, a protecção da transmissão e os eixos de alta resistência fazem do chassis de translação uma plataforma perfeita para as aplicações das mini-escavadoras de rodas. Além das clássicas aberturas de valas e de trabalhos preliminares, a estabilidade e as capacidades de elevação superiores da E55W permitem utilizar a escavadora em trabalhos de carga e descarga de camiões bem como no transporte de tubos e materiais na zona de trabalho. A E55W está equipada com um dispositivo de aviso contra sobrecargas, bem como com válvulas de segurança nos circuitos hidráulicos da lança e da lâmina dozer. Para facilitar as tarefas de manutenção, a E55W dispõe de pontos de controlo cómodos com os quais se optimisa a eficiência da máquina. O radiador, de grande capacidade, é de alto rendimento mesmo em condições de trabalho extremas. É fácil aceder ao radiador e ao refrigerador, o que simplifica a sua limpeza. A manutenção de rotina também é simples, uma vez que as várias partes do motor, incluindo o filtro de óleo e o filtro do combustível, são facilmente acessíveis. O filtro de ar de grande capacidade extrai mais de 99% das partículas do ar, reduzindo assim o risco de contaminação do motor e ampliando os intervalos de limpeza e mudança dos cartuchos. As condutas de lubrificação integradas foram desenhadas de modo a facilitarem a manutenção da chumaceira e do cilindro de rotação da lança.


Breves Especificações: Mini-escavadora Bobcat E55W

Peso operativo com cabina e configuração de pneu único: 5550 Kg
Peso operativo com cabina e configuração de pneus duplos: 5910 Kg
Profundidade de escavação: 3495 mm
Alcance ao nível do solo: 5890 mm
Altura de descarga: 4265 mm
Velocidade de deslocação: primeira velocidade – 10.0 km/h;
segunda velocidade – 30.0 km/h
Caudal hidráulico auxiliar: 52,5 l/min
Rotação da lança: esquerda - 80°; direita - 50°
Tamanho do pneu único: 12-18,5-12 lonas
Tamanho do pneu duplo: 8,25-15-14 lonas
Motor: motor diesel refrigerado por água Yanmar 4TNV98-E, 40,6 kW a 2400 r.p.m.
Dimensões totais: 2855 mm de altura x 1920 mm de largura x 6120 de comprimento na posição de deslocação
Publicado em: 17 ABR 2009
GalleryGallery