Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Centrocar aumenta a sua gama com dumpers articulados

Produtivos, potentes, estáveis e com força de tracção: estes foram alguns dos adjectivos e características apontados aos dumpers articulados Doosan Moxy durante a demonstração organizada pela Centrocar, no dia 22 de Maio, que marcou o lançamento oficial deste produto em Espanha. Todos eles foram facilmente comprovados no terreno. Numa pedreira nas Astúrias, o dumper MT41 foi submetido a condições gerais consideradas severas, quer pelo tipo de terreno (argiloso e muito húmido), quer pelas irregularidades do percurso, que incluía dois declives muito acentuados (entre 20% e 25%).
Perante cerca de cem convidados, destacaram-se as principais características do MT41, como sejam a inclinação do chassis traseiro (conceito exclusivo da Doosan Moxy), a tracção permanente às seis rodas, o elemento tandem de rotação livre ou o sistema de articulação que está posicionado atrás do anel de rotação, verificando-se uma igual distribuição de peso, mesmo durante a máxima rotação, assegurando o máximo de contacto entre os pneus e o solo de modo que toda a potência seja convertida em força de tracção.
Durante a demonstração propriamente dita, onde todas estas características foram postas à prova, o dumper realizou oito ciclos produtivos com o auxílio de duas máquinas Doosan: a pá de rodas DL450 e a escavadora de rastos DX480LC. Em cada ciclo, o dumper era carregado por uma das máquinas, realizava uma volta à pedreira regressando ao ponto de partida, onde efectuava a descarga, para novamente realizar a segunda volta à pedreira, desta feita completamente vazio – totalizando um quilómetro percorrido em cada ciclo. Foram medidos os ciclos quer de carga, quer de transporte, permitindo projectar a produção horária, dados que foram transmitidos aos assistentes no final de cada ciclo. Surpreendente é como, apesar de as condições do terreno se irem deteriorando à medida que se realizava cada ciclo, o MT41 não baixou proporcionalmente os tempos realizados.
Adolfo Izaguirre, director da sucursal Centrocar em Espanha, fez um balanço muito positivo do lançamento oficial dos dumpers articulados pois, na sua perspectiva, “são máquinas extremamente robustas e preparadas para enfrentar quaisquer condições de terreno, como vimos nesta demonstração. Estamos confiantes que o sucesso deste evento se traduzirá na rápida difusão dos equipamentos Doosan Moxy no mercado ibérico”. Para além do MT41, DX480LC e DL450, a Centrocar expôs ainda a escavadora de rastos DX190W, a pá de rodas DL300 e a mini escavadora DX35Z. Com a distribuição da gama de dumpers articulados Doosan Moxy em Portugal, Espanha e Angola, a Centrocar reforça a sua gama de produtos Doosan (escavadoras de rodas e de rastos, carregadoras de rodas, mini-escavadoras e mini-carregadoras), tornando-se um fornecedor global e integrado de máquinas para a construção civil e obras públicas, respondendo a todas as necessidades dos profissionais destas áreas de negócio.
Publicado em: 28 MAI 2009
GalleryGalleryGalleryGallery