Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

ACAP alerta para a crise no sector da distribuição de máquinas industriais

A ACAP, enquanto representante dos distribuidores oficiais de máquinas de movimentação de terras e de cargas, vem alertar o Governo para a crise que está a afectar este sector. Com efeito, o mercado registou uma quebra em 2008 a qual, no entanto, se agravou significativamente desde o início de 2009. Os últimos dados disponíveis relativos ao período de Janeiro a Maio dão uma queda acumulada abissal da ordem dos 53%. O investimento público e privado sofreu uma travagem brusca, com a última previsão do Banco de Portugal para 2009 a apontar uma quebra de 14,4% o que indicia um agravamento na evolução do mercado de máquinas industriais.
Se não houver qualquer apoio a este sector, um grande número de empresas não vai ter capacidade de resistir à crise o que, para além de contribuir para o agravamento do panorama económico nacional, irá fazer aumentar o número de despedimentos pois, sem negócios, as empresas, ou fecham, ou reduzem drasticamente o seu quadro de pessoal. Só em termos de mecânicos, está em risco a manutenção de mais de 700 postos de trabalho. A manter-se a falta de apoio, a situação é, ainda, mais grave porque, quando se começar a dar a retoma da nossa economia e recomeçarem as grandes obras, os distribuidores nacionais de máquinas industriais não irão ter capacidade de resposta. Nessa altura, o país
vai ficar exposto às empresas alugadoras espanholas, ansiosas por invadir o nosso mercado, que irão aproveitar essa incapacidade de resposta dos nossos distribuidores e irão colocar a trabalhar em Portugal máquinas usadas, verdadeira sucata do país vizinho.
Por tudo isto, a ACAP pretende ver aprovado com a maior urgência o projecto que enviou, hoje mesmo, aos Senhores Ministro das Finanças e da Economia o qual visa a implementação de um Programa de Incentivo ao Abate de Máquinas Usadas que, à semelhança do que acontece com o sector automóvel, poderá ser um forte contributo para a reanimação do mercado e, paralelamente, para a preservação do trabalho, da segurança e do ambiente.
Publicado em: 16 JUN 2009
Gallery