Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Edição 2009 do SITEVI: sempre mais próximo dos profissionais!


Salão de referência mundial dedicado aos materiais, equipamentos e serviços das fileiras vinha/vinho e frutas/legumes, a 24ª edição do SITEVI é concebida como um verdadeiro “workshop” de ajuda aos profissionais.
 Do 1 ao 3 de Dezembro, no Parque das Exposições em Montpellier, o SITEVI 2009 irá propor pela primeira vez aos profissionais dos sectores vinha/vinho e frutas/legumes do mundo inteiro:
- Visitas a propriedades na região Languedoc-Roussillon,
- Uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável,
- Secções sobre os assuntos de actualidade como a ajuda à comercialização e à exportação, à optimização dos custos de produção,
- Um esclarecimento específico da fileira frutas, legumes e azeite, sectores em desenvolvimento no salão em 2009. 

“Estas duas fileiras – vinha/vinho e frutas/legumes – estão numa curva ascendente, comenta Martine Dégremont, directora do SITEVI. Elas devem organizar-se para responder à evolução do mercado. É o nosso papel ajudá-los a antecipar e a acompanhar o mercado. A este respeito, o SITEVI fornece aos profissionais 4 vantagens: • É o único salão exaustivo nestas duas fileiras com o conjunto dos intervenientes principais.
• Tem uma dimensão muito forte, quer seja pelos expositores (20% internacionais), pelos visitantes (1 em cada 4 é estrangeiro) ou pelas suas animações e workshops.
• Tem um lugar importante na inovação especialmente através do palmarés de inovação reconhecido por todos os intervenientes.
• Enfim, é direccionado antes de mais para o futuro, antecipando as evoluções e fornecendo aos profissionais uma formação necessária sobre as novas tecnologias, o marketing, o sector comercial…através de numerosos workshops animados pelos especialistas”.
Para os visitantes franceses ou estrangeiros – agricultores, comerciantes ou investigadores – o SITEVI é um centro de negócios e de inovação. Em 2009, o SITEVI apresenta especialmente 4 novidades: • Visitas às propriedades que integram com sucesso os critérios ambientais. Estas visitas têm uma dupla vocação: mostrar uma aplicação concreta com os desempenhos obtidos e favorecer o encontro entre profissionais preocupados pelos mesmos assuntos.
•  Uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável: a preocupação com o ambiente sempre existiu, no SITEVI 2009, ele será objecto de numerosas discussões: apresentando as inovações tecnológicas, workshops, casos práticos, visitas…”Os profissionais desejam economizar energia não só para o ambiente mas também para optimizar os custos das suas explorações”, completa Martine Dégremont.
• Workshops animados pelos especialistas com temáticas escrupulosamente escolhidas para permitir aos visitantes restruturar ou redinamizar as suas ofertas ou as suas explorações:
        A produção (optimizar os custos, rentabilizar a produção, equipar-se dentro do respeito pela economia de energia…)
        A comercialização (para perceber como vender melhor a sua produção de vinho e aumentar o seu potencial em França e no exterior)

        E o desenvolvimento sustentável. • O desenvolvimento de um espaço dedicado à fileira frutas/ legumes com um esclarecimento sobre o sector oleícola através de animações específicas: workshops, conferências, visita às explorações, visitas a explorações oleícolas (desde a azeitona até à venda do azeite passando pela recolha, a embalagem…) Com certeza que o SITEVI não se esquece do fundamental: as máquinas agrícolas, os equipamentos para a viticultura, arboricultura e horticultura, os sistemas de irrigação, a oferta completa em vinificação, enologia, as embalagens, serviços que estão cada vez mais evoluídos. Esta oferta permitiu registar 47 545 entradas de 58 países em 2007.
Published on: 15 JUL 2009
Gallery