Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Valorcar licenciada para a gestão de baterias usadas

A Valorcar torna-se na primeira empresa nacional licenciada como entidade gestora de baterias usadas em veículos.
A Valorcar já assegurava a gestão das baterias integradas nos veículos ligeiros em fim de vida. Com a nova licença alarga o âmbito de actividade a baterias de outros equipamentos, nomeadamente do sector automóvel, abrangendo assim veículos ligeiros, pesados, motociclos, embarcações, máquinas industriais e máquinas agrícolas. Até aqui não existia uma entidade gestora, nem de registo, para as baterias de veículos, na qual os produtores pudessem delegar a responsabilidade de gestão dos resíduos. Através deste licenciamento, a Valorcar fica incumbida de organizar uma rede nacional de centros de recolha de baterias usadas – Rede Valorcar – distribuída por todo o território nacional, para onde qualquer detentor de baterias usadas as poderá encaminhar.
Posteriormente, as baterias usadas seguem para empresas de reciclagem, satisfazendo-se assim as metas de valorização definidas na legislação comunitária e portuguesa.
Anualmente são produzidas no nosso país cerca de 1,6 milhões de baterias usadas, representando cerca de 25 mil toneladas de material. As baterias mais utilizadas nos veículos convencionais são constituídas por um invólucro de plástico com placas de chumbo no interior. O processo de reciclagem permite recuperar estes materiais, utilizando o chumbo para o fabrico de novas baterias e o plástico para o fabrico de tubos de rega ou vasos para plantas. A Valorcar foi criada em 2003 pelas associações do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), dos Industriais de Automóveis (AIMA) e dos Recuperadores de Produtos Recicláveis (ANAREPRE), para assegurar a recolha dos veículos em fim-de-vida.
Publicado em: 23 JUL 2009
Gallery