Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Mercado de Máquinas Industriais com forte queda no 1º Semestre


No primeiro semestre de 2009 foram vendidas 706 máquinas de movimentação de terras e 648 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa, relativamente ao ano anterior, um acentuado decréscimo do mercado de 50 por cento e de 51,8 por cento, respectivamente, relativamente ao período homólogo do ano anterior.
Relativamente ao segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas neste período cifraram-se em 482 unidades o que representa uma quebra de 51,1 por cento, relativamente ao mesmo período do ano anterior, o qual foi determinado pela quebra generalizada das vendas de todos os tipos de equipamentos, com a excepção dos tractores de rastos (+5,9%).
Relativamente ao equipamento mini, no mesmo período, as vendas baixaram 47,5 por cento devido ao decréscimo, quer, de mini pás (-48,7 por cento), quer, de mini escavadoras (-46,2%).
Relativamente ao mercado das máquinas de compactação e de pavimentação, nestes primeiros seis meses do ano, registou-se um decréscimo acumulado de 36,7 por cento, face ao mesmo período do ano anterior. Este decréscimo foi determinado pela componente da compactação pesada e da compactação ligeira que tiveram ambas decréscimos de 57,4 por cento e de 32 por cento, respectivamente. A componente pavimentação, por sua vez, teve um acréscimo de 31,6 por cento, face ao trimestre homólogo do ano anterior.
Em termos da evolução mensal ao longo deste primeiro semestre de 2009, verificou-se que ambos os mercados, de movimentação de terras (ligeiras e pesadas) e de movimentação de cargas, se mantiveram consecutivamente em queda.

Veja aqui os gráficos e tabelas
Publicado em: 30 JUL 2009
Gallery