Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Mercado de Máquinas Industriais ainda em forte queda


Nos primeiros oito meses de 2009 foram vendidas 915 máquinas de movimentação de terras e 855 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa um acentuado decréscimo do mercado de -47,6 por cento e de -50,9 por cento, respectivamente, relativamente ao período homólogo do ano anterior.
Relativamente ao segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas neste período cifraram-se em 619 unidades o que representa um decréscimo de 49 por cento, relativamente ao mesmo período do ano anterior, o qual foi determinado pela quebra generalizada das vendas de todos os tipos de máquinas (com a excepção dos tractores de rastos cujas vendas subiram).
Relativamente ao equipamento ligeiro (minis) de movimentação de terras, as vendas acumuladas mantiveram-se em quebra (-44,5%), face ao período homólogo do ano anterior, devido à evolução fortemente negativa de ambos os tipos de máquinas.
Relativamente ao mercado das máquinas de compactação e de pavimentação, no mesmo período, registou-se uma quebra acumulada de 39,1 por cento, face ao mesmo período do ano anterior. Este decréscimo foi determinado pelo decréscimo das vendas de todas as suas componentes, com a excepção das pavimentadoras cujas vendas registaram um aumento face ao período homólogo do ano anterior. Relativamente ao mercado dos martelos, registou-se uma quebra de 27 por cento.

Em termos da evolução mensal ao longo destes oito meses, verificou-se que o mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras e dos empilhadores continuam com níveis de vendas significativamente inferiores aos verificados nos mesmos meses do ano anterior. Por sua vez, em Agosto, o mercado das máquinas ligeiras de movimentação de terras teve uma evolução positiva face ao mesmo mês do ano anterior (+5,1%).

Veja aqui o gráfico e as tabelas
Published on: 21 SET 2009
Gallery