Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

John Deere com novas séries de tractores 8R e 8RT

John Deere apresenta os novos tractores de rodas e rastos de borracha séries 8R e 8RT de alta potência

Com uns níveis superiores de produtividade e comodidade para o operador, a  John Deere apresenta os seus novos modelos de tractores séries 8R e 8RT. De acordo com a nova estratégia de denominação e numeração da John Deere, estes novos tractores substituem as séries de tractores de rodas e rastos de borracha 8030 e 8030T.

•    Com até 380 CV de potência nos modelos maiores, aumentarão de forma substancial a produtividade dos clientes, ao mesmo tempo que se manterá uma óptima economia de combustível.
•    A nova cabina CommandView II permitirá o máximo rendimento do operador com mais horas de trabalho no campo.
•    Além disso, o inovador tractor de rastos de borracha 8RT inclui um novo sistema de suspensão pneumática AirCushion, para uma condução suave em estrada e em campo.

Com um aumento de 15 a 20 CV em comparação com os modelos anteriores da série 8030, estes novos tractores das séries 8R e 8RT oferecerão às grandes  explorações e aos prestadores de serviços a máxima versatilidade e uma produtividade adicional em estrada e em campo, em aplicações de puxo, TDF e transporte.  


Nova e inovadora cabina CommandView II:
Esta nova cabina incorpora múltiplas melhorias significativas em comparação com a já espaçosa cabina CommandView que montavam os modelos da série 8030:  
•    Aumento em 10 % do espaço interior
•    Quatro vezes mais espaço de armazenamento onde guardar documentos, bebidas, termos, frigoríficos, etc.
•    A consola direita eliminou-se por completo
•    Aumento de 7 % da superfície envidraçada
•    Aumento de 25 % na rotação do assento, para um melhor controlo visual do tractor e das alfaias

A maioria das funções que antes se encontravam na consola direita passaram para a consola CommandARM de novo design, que inclui um novo ecrã a cores CommandCenter de 7 polegadas, ajustamentos hidráulicos, ajustamentos da transmissão, controlos do ar condicionado, dupla tracção, controlos de rádio e de navegação.
 
Outras prestações que aumentam a comodidade:
•    O apoio traseiro do assento do acompanhante pode servir como uma mesa, com o encosto dobrado para baixo
•    Um aumento de 30% na circulação do ar, eliminando os “pontos mortos”
•    Um melhor desembaciamento dos vidros e eliminação de gelo

Com o objectivo de dotar estes poderosos tractores com uma produtividade de 24 horas para várias aplicações, existem três sistemas de iluminação disponíveis. Uma destas opções proporciona uma iluminação de 360 graus para assegurar que não seja necessário nenhum ajustamento e que não haja zonas mortas.

Motores:

Todos os tractores das séries 8R e 8RT vêm equipados com motores diesel PowerTech Plus da John Deere de 9 litros, 4 válvulas por cilindro e CommonRail. Estes podem proporcionar uma potência nominal de até 345 CV e um aumento de potência de 9-10%, até 380 CV no modelo superior da gama. O motor PowerTech Plus de 9 litros incorpora um turbocompressor de geometria variável (VGT) e a tecnologia de recirculação dos gases de escape (EGR) que permite cumprir com os requisitos da normativa de emissões Tier 3. Os motores PowerTech Plus vêm equipados com um sistema de Gestão Inteligente de Potência (GIP) que proporciona até 35 CV de potência adicional em aplicações à TDF e em transporte.

Para dotar os motores dos tractores da Série 8RT com uma quantidade de combustível suficiente para as longas jornadas de trabalho, aumentou-se a capacidade do seu depósito de combustível em mais de 50%, até chegar a 758 litros.

Transmissões:
Os clientes poderão escolher entre duas opções de transmissões nos tractores das séries 8R e 8RT, a transmissão automática PowerShift 16/5 e a transmissão AutoPowr infinitamente variável que inclui um inversor de potência no lado direito. A transmissão AutoPowr permitirá agora de forma exclusiva que os proprietários de tractores ajustem a sua velocidade de forma precisa e operem o seu tractor inclusivamente com velocidades super-lentas de 50 m/h. As duas transmissões permitem um aumento de 24% na velocidade de transporte até alcançar 40 km/h.

Sistema hidráulico:
Os novos tractores 8R e 8RT da John Deere estão equipados com um sistema hidráulico com sensor de carga, compensação de pressão e caudal, incorporando uma bomba com capacidade de 167 l/min (opcionalmente: 227 l/min). Existem cinco válvulas de comando à distância electrohidráulicas de controlo selectivo (VMD) disponíveis para distintas aplicações. A capacidade máxima de elevação do engate de três pontos alcança os 11.762 kg, com a capacidade de elevar inclusivamente as alfaias da categoria 4N/3 (existem múltiplas opções).
Os tractores de rodas 8R podem equipar com engate de três pontos dianteiro opcional com uma capacidade de elevação de até 5.200 kg.

TDF:
A tomada de força é de accionamento electrohidráulico, com uma embraiagem multidisco em banho de óleo independente e um regime nominal de 1000/540 de rpm com um regime de motor económico de 2000/1820 rpm, enquanto que os tractores de rastos de borracha da série 8RT oferecem uma TDF de 1000 rpm. Para um acesso mais facilitado, oferecem-se botões de controlo montados no guarda-lamas.

Suspensão:

Os tractores de rodas 8R da John Deere podem ser equipados com suspensão independente (ILS) no eixo dianteiro, uma tecnologia de referência que se introduziu por primeira vez no ano 2002. Como exclusivo para todos os modelos 8R com rodas, o segundo sistema de suspensão é o ActiveSeat. Este sistema isola o operador de 90% das forças verticais nas aplicações em que habitualmente se utilizam os tractores, o que conduz a uma redução na fadiga do operador e uma maior comodidade a velocidades mais elevadas em campo e estrada.  
A nova suspensão do chassis com um sistema pneumático AirCushion na série 8RT acrescenta um valor significativo à qualidade global de condução e à comodidade do operador. A série 8RT conta com uma almofada de ar de amortecimento e um acumulador de tensão em cada rasto de borracha.   

Novo chassis da série 8RT:
O chassis dos novos tractores 8RT foi aumentado em 254 mm, o que proporciona um rasto mais comprido para que a potência superior se possa transferir ao solo de maneira mais eficiente. Além disso, este aumento no chassis distribuirá melhor o peso e ajudará a assegurar uma condução suave. Além de existirem duas larguras disponíveis para os rolos intermédios, o diâmetro também foi aumentado em 55 mm com o objectivo de melhorar a durabilidade.

Os próprios rastos de borracha também são novos e estão disponíveis em várias larguras, com os modelos Camoplast DURABUILT 3500 e 5500. Os novos calços dos rastos também ajudarão em condições de elevada humidade.  Os dois rastos de borracha mais largos agora virão de série com rolos intermédios largos. Os novos rastos de borracha larga são oferecidos como opção para uma melhor tracção e distribuição do peso. Os novos tractores 8RT também farão uso dos enormes rolos dianteiros do modelo 9030T, o que reduz a flexão do rasto para uma vida útil mais longa do mesmo. Além disso, eliminaram-se as engrenagens planetárias externas e foram substituídas por engrenagens planetárias internas nos novos tractores 8RT para facilitar o espaçamento e ajustamento dos rastos de borracha.

Soluções inteligentes de grande valor:

Em virtude da substituição do sistema anterior de gestão das alfaias em cabeceiras (IMS), agora os tractores 8R e 8RT da John Deere incorporam um controlo inteligente total sobre os equipamentos (iTEC). Este controlo integrado do tractor e das alfaias facilita a configuração e utilização, o que alívia o operador e poupa tempo durante as viragens nas cabeceiras.  
Além disso, oferecem-se também as seguintes soluções de condução para os tractores 8R: 
Todos os tractores da série 8R virão preparados para o sistema de condução automática AutoTrac na sua configuração básica. As opções disponíveis são as chaves do iTec Pro para a automatização das viragens em cabeceiras e do iGuide como um controlo passivo das alfaias para uns campos absolutamente perfeitos inclusivamente em condições de declives. Também estão disponíveis sistemas para a gestão de dados e automatização para a documentação em campo. 

Publicado em: 12 OCT 2009
GalleryGalleryGallery