Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Valtra celebra 30 anos de cooperação entre Volvo BM e Valmet


Este Outono a Valtra celebra o 30º aniversário de cooperação entre a Volvo BM e a Valmet. A Valtra (antes Valmet) adquiriu a divisão de tractores da Volvo BM há 30 anos. O mercado da maquinaria agrícola saturou-se nos finais dos anos 70, e a Volvo BM tomou a decisão estratégica de se concentrar na maquinaria de construção. Em Março de 1978, Per Gyllenhammar, Director Gerente da AB Volvo, convidou a negociar o Director Gerente da Valmet, Jaakko Ihamuotila e como consequência destas negociações, a 14 de Novembro de 1978 publicou-se uma declaração de intenções. O acordo final foi assinado a 1 de Outubro de 1979. Este acordo de cooperação marcou a maior aliança industrial de todos os tempos entre a Suécia e a Finlândia. O acordo favoreceu ambas as partes. A Volvo BM deixou o negócio agrícola, mas continuou a fornecer cabinas e componentes de transmissão à Valmet, favorecendo uma mudança estrutural suave na produção. A Valmet entrou em novas zonas de Mercado, estando as mais importantes nos países escandinavos, Holanda, França e outros mercados. A Valmet conseguiu aumentar o seu volume de produção na fábrica finlandesa de Suolahti, e as condições também favoreceram a fábrica de motores de Linnavuori (agora AGCO SISU POWER).
Tecnicamente, a Volvo BM tinha mais experiência com as transmissões Powershift, enquanto a experiência da Valmet era maior com as transmissões sincronizadas e os sistemas de dupla tracção. Ambos estavam à cabeça em tecnologia de segurança de cabinas, a Volvo enfatizava o conforto e a Valmet a ergonomia. O novo tractor desenvolvido em conjunto, o Volvo BM Valmet, beneficiou do melhor de ambos. Por exemplo, a cabina foi desenvolvida em estreita colaboração com a fábrica de cabinas da Volvo BM em Hallsberg e o novo motor Valmet Serie D pela fábrica Valmet de Linnavuori. O design deveu-se à Volvo Product Design de Gotemburgo, liderado pelo lendário desenhador chefe Jan Wilsgaard, que esteve a cargo do design dos veículos Volvo desde o Volvo Amazon até à série 700.
Os primeiros tractores Volvo BM Valmet foram apresentados à imprensa em Eskilstuna em Maio de 1982 e a produção começou na fábrica de Suolahti, Finlândia, em finais de 1982. O resultado mais importante da cooperação foi o processo que fundiu duas culturas industriais, os valores de qualidade e segurança da Volvo combinados com os inovadores e precisos métodos de fabricação da Valmet. Os princípios fundamentais do marketing foram qualidade escandinava, fiabilidade, flexibilidade e respeito pelo cliente. As inovações recentemente apresentadas, a série Valtra Versu com Powershift de última geração e uma experiência de condução única, assim como a série Valtra Direct, fácil de usar com a sua transmissão de variação contínua de origem nórdico, desenhada e fabricada pela Valtra, são as últimas demonstrações da herança escandinava.
Personalizados em exclusivo, com as aplicações específicas solicitadas pelo cliente, estes tractores oferecem um elevado nível de resultados, fiabilidade e produtividade, e baseiam-se neste acordo histórico que foi assinado há 30 anos.
Publicado em: 14 OCT 2009
GalleryGallery