Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Mercado de Máquinas Industriais continua enfraquecido


No período de Janeiro a Setembro de 2009 foram vendidas 1.029 máquinas de movimentação de terras e 952 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa acentuados decréscimos do mercado de 46 por cento e de 51,4 por cento, respectivamente, relativamente ao período homólogo do ano anterior.
Relativamente ao segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas neste período cifraram-se em 701 unidades o que representa um forte decréscimo de 46,9 por cento, relativamente ao mesmo período do ano anterior, o qual continua a ser determinado por decréscimos das vendas da generalidade das máquinas.
Relativamente ao equipamento mini, as vendas totais acumuladas registaram um decréscimo de 43,9 por cento devido ao forte decréscimo, quer, das vendas de mini pás de rodas (-48,9%), quer, das de mini escavadoras de rastos (-38% por cento). Quanto ao mercado dos empilhadores, mantém-se em queda desde o início do ano sendo que registou, face aos períodos homólogos do ano anterior, uma quebra das vendas em Setembro de 55,5 por cento e uma quebra das vendas acumuladas de -51,4 por cento.
Relativamente ao mercado das máquinas de compactação e de pavimentação, no mesmo período, registou-se uma quebra acumulada de 34,9 por cento, face ao mesmo período do ano anterior. Esta descida foi determinada pelo decréscimo da compactação pesada (-54,7%) e da compactação ligeira (-30,3%). As vendas de Pavimentadoras cresceram 14,3 por cento. Por sua vez, o mercado dos martelos também registou uma variação acumulada negativa de -23,2 por cento.
Em termos da evolução mensal ao longo destes nove meses, verificou-se que o mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras manteve este mês a tendência de decréscimo(-24,1%) que se iniciou no príncípio deste ano tal como o dos empilhadores (-55,5%). O mercado das máquinas ligeiras, depois da ligeira recuperação registada em Agosto, registou um acentuado decréscimo neste mês (-38,5%).

Veja aqui os gráficos e tabelas
Publicado em: 23 OCT 2009
Gallery