Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

John Deere Série 5 com novos produtos


Com o lançamento das novas séries de tractores 5M cabina, 5M plataforma, 5G e 5E, a John Deere dá um salto muito importante no momento de satisfazer o cliente que procura equipamentos com até 100 CV de potencia. Actualmente existe um mercado potencial de aproximadamente 60.000 unidades por ano nos 27 estados membros da UE que se manteve muito estável nos últimos 15 anos, nunca tendo sido inferior a 50.000 tractores/ano.   A ampla gama, variedades de potências, prestações, assim como opções, convertem estas novas séries de tractores da John Deere em sócios de alto valor para as explorações pecuárias e mistas, especializadas e de tempo parcial. Como complemento aos modelos da série 5R da John Deere de altas especificações que se apresentaram ao mercado no ano passado, estes 18 novos modelos de tractores realçam significativamente a gama de tractores da John Deere até aos 100 CV de potência:
 
• Os tractores 5M com cabina e plataforma, constituem tractores de especificações médias, potências e características de rendimento ideais para os trabalhos com TDF e para aplicações gerais (5070M, 5080M, 5085M, 5090M, 5095M e 5100M). • A série 5G (5080G, 5090G e 5100G) para explorações mistas e de dimensões mais reduzidas e para aqueles clientes que necessitem configurações especiais, tais como um elevada altura livre ao solo (GH) ou as versões pomareira e vinhateira (GF e GV). 
• Os tractores 5E com plataforma (5055E, 5065E e 5075E) para agricultores a tempo parcial e explorações de culturas especiais.
Novos tractores John Deere série 5M Com as suas dimensões compactas e as suas prestações, estes tractores constituem a solução perfeita para as explorações pecuárias de tamanho pequeno e médio. Dado que as suas principais aplicações são a alimentação de gado, os trabalhos com carregador frontal, o corte de forragem, o enfardamento, o transporte e o espalhamento de chorume, os tractores da série 5M satisfazem as necessidades destes clientes. Os carregadores frontais perfeitamente adaptados a estes tractores John Deere servirão como uma solução especialmente valiosa para os clientes da série 5M.
Os novos tractores John Deere da série 5M incorporam motores diesel PowerTech John Deere de 4,5 litros (fase IIIA) com uma potência nominal  de entre 70 e 100 CV (97/68 EC). Estes motores estão equipados com um sistema de injecção mecânica, turbo-compressor, refrigeração ar-ar e o condensador do ar condicionado deslocável para a sua fácil manutenção e limpeza. Além dos níveis mais reduzidos de emissões e da boa economia de combustível, estes potentes e fiáveis motores de especificações médias proporcionam uma potência extra de 2% e um aumento de binário de até 34% para poder enfrentar inclusivamente as tarefas mais duras. Dependendo das necessidades existentes, os clientes da série 5M podem escolher entre as três seguintes opções de transmissão:  • A transmissão Power Reverser 32/16 de elevadas especificações com mudança entre 2 velocidades HiLo sem embraiagem a plena carga. A alavanca do inversor de marcha está montada na coluna da direcção e pode ser ajustada junto da coluna, oferecendo sempre uma posição muito cómoda.
• A transmissão Power Reverser 16/16.

• Como solução básica, a transmissão Sync Reverser 16/16. Neste caso, a alavanca do inversor está montada no painel de instrumentos: simplesmente solte o pedal da embraiagem e mude de direcção com a alavanca.
• Como opções disponíveis, existe uma transmissão de velocidades com super-lentas (até 300 m/h), embraiagem em banho de óleo e posição de estacionamento. Para uma operação fiável, duradoura e livre de stress da alavanca do carregador frontal, os tractores 5M com cabina estão equipados com um chassis integral de aço, enquanto que os tractores 5M com plataforma de operador aberta têm um robusto design com um chassis em bloco.    O sistema hidráulico de centro aberto dos novos tractores 5M da John Deere com cabina, incorpora uma bomba em tandem com um caudal total de 74 l/min para um tempo de ciclo rápido e uma maior efectividade durante o funcionamento. Está disponível outra bomba com uma capacidade ainda mais elevada, com um caudal de 94 l/min opcional. Os clientes também podem escolher entre 2 e 3 válvulas, dependendo das necessidades das alfaias ou as aplicações. Com os novos tractores 5M da John Deere, agora os clientes podem escolher entre os comandos do engate de três pontos electrónicos ou os sólidos e fiáveis comandos mecânicos. Uma capacidade de elevação máxima de 3,6 toneladas permite aos clientes operar uma ampla gama de alfaias.   Como prestação totalmente inovadora nos tractores John Deere, o modelo 5M estará disponível com uma TDF 540/540E sincronizada com o avanço para ajudar a controlar as velocidades de reboque em terrenos montanhosos e em declives. Também estão disponíveis uma TDF 540/540E e uma 540/540E/1000 para os tractores 5M com cabina. 
Além de uma visibilidade e uma comodidade excelentes para o operador, os tractores 5M com cabina têm interiores em cores vivas, um painel de instrumentos de novo design, comandos ergonómicos que incluem uma coluna de direcção inclinável e telescópica e múltiplas opções no que se refere aos assentos e à iluminação. Alternativamente, os postos de operador totalmente isolados e com plataforma de condução aberta dos tractores 5M vêm equipados com um grosso tapete de borracha, um volante telescópico, assento rotativo, faróis montados sobre os guarda-lamas e extensões das aletas traseiras.  
Novos tractores John Deere série 5G A nova série de tractores 5G da John Deere estará composta por três modelos básicos: o 5080G, o 5090G e o 5100G (80-100 CV de acordo com a Directiva 97/68 EC). Estes versáteis tractores foram concebidos especificamente para satisfazer os requisitos das explorações mistas e das explorações pecuárias, dos produtores de vegetais e dos proprietários de hortas e vinhas. Dependendo do segmento de cliente, estes tractores recebem denominações especiais para cada modelo apresentando três versões: o 5GH tem uma ampla altura livre ao solo para os produtores de culturas hortícolas, os modelos 5GF são ideais para as explorações frutícolas que muitas vezes requerem uma largura de máquina inferior a 1,5 m e os tractores 5GV para os proprietários de vinhas, oferecendo uma largura de máquina de pouco mais de 1 m e um potente sistema hidráulico.  Os 9 novos modelos de tractores da série 5G com potências entre 80 e 100 CV estão equipados por motores John Deere Power Tech M de 4,5 litros que cumprem a norma de emissões da fase IIIA com injecção mecânica, turbo-compressor e refrigerador do ar de admissão, ou seja, os mesmos motores que se utilizam nos tractores da nova série 5M. 


Dependendo dos diferentes tipos de aplicações, os novos tractores 5G da John Deere oferecem uma ampla gama de opções de transmissões. Começando pela transmissão 12/12 de 30 km/h, sendo os seguintes níveis as transmissões 24/24 de 30 km/h e 40 km/h com uma caixa de velocidades mecânica com redução HiLo. Outras opções adicionais incluem uma versão 24/24 de 40 km/h com uma caixa de velocidades electrónica com HiLo e finalmente, a Power Reverser 24/12 de 40 km/h.  Todos os tractores da nova série 5G da John Deere estão equipados com um sistema hidráulico de centro aberto e uma bomba em tandem que proporciona um caudal de até 47 l/min de óleo hidráulico e opcionalmente de até 60 l/min para uma rápida reacção das alfaias. Para os modelos 5GF e 5GV, a John Deere oferecerá agora uma 3ª bomba adicional que proporcionará um caudal de até 80 l/min às válvulas de comando à distância (VMD´s).
A capacidade de elevação dos tractores 5G standard alcança os 2.600 kg (2.400 kg em todas as versões especiais 5GH, 5GF e 5GV). Dependendo da aplicação, os tractores 5G estão disponíveis com 3 VMD´s (5G e 5GH) ou com 4 VMD´s, além de 4 VMD´s ventrais nos modelos 5GF e 5GV.  As opções no que se refere à TDF são de uma tomada de força 540/540E sincronizada com o avanço e uma versão de TDF 540/1000 sincronizada com o avanço. A nova configuração da cabina incorpora consolas no lado esquerdo e direito com comandos comuns colocados de forma lógica para facilitar o uso. A cobertura interior do tecto e o sistema de ar condicionado foram desenhados para oferecer uma maior altura livre e melhor visibilidade frontal. Agora a cabina é mais hermética e está pressurizada para uma maior comodidade, sendo o sistema de aquecimento e refrigeração mais eficaz. A nova série 5G, também está disponível em versão chassis com 2 ou 4 postes dependendo do modelo.  
Novos tractores John Deere série 5E Os novos tractores série 5E da John Deere com plataforma de condução aberta foram configurados especificamente para as pequenas explorações pecuárias, as pequenas explorações especializadas e os agricultores a tempo parcial. Há três modelos disponíveis, o 5055E, o 5065E e o 5075E, com potências entre 55 e 75 CV (97/68 EC). Os três modelos incorporam um motor PowerTech M John Deere de 3 cilindros de fácil manutenção que cumpre com a norma de emissões Fase IIIA, incluindo um turbo-compressor e um ventilador de acoplamento viscoso. Este motor proporciona uma boa economia de combustível e uns níveis de emissões reduzidos.  A transmissão 9/3 em linha sincronizada segue um padrão de mudanças em forma de “H” e pode ser mudada durante a deslocação através de alavancas de mudança lateral, sendo esta disposição chave para o efeito inversor que se conseguiu com a mesma. Inclui um travão de estacionamento que permite estacionar em terrenos declivosos. Os travões de disco em banho de óleo auto-ajustáveis e accionamento hidráulico asseguram uma operação segura inclusivamente em condições de trabalho difíceis.
Outro aspecto a destacar, é o reduzido raio de viragem que apresentam os 3 novos modelos e a capacidade que isto garante no momento de realizar trabalhos com carregador frontal em espaços reduzidos. 

Os tractores da série 5E estão equipados com um sistema hidráulico de centro aberto e 2 bombas hidráulicas independentes, sendo que uma gera um caudal de 25 l/min. exclusivamente para o sistema de direcção e a outra gera um caudal de 46 l/min. para o resto das operações hidráulicas, como por exemplo, o carregador frontal ou a elevação traseira com engate de três pontos. Todos os modelos terão como equipamento base uma válvula de travão de reboque e uma válvula de comando à distância. Além disso, dependendo das necessidades, os clientes podem obter uma VMD traseira adicional ou uma VMD de montagem ventral. Em ambos os casos, estas VMD são operadas com joystick. O controlo mecânico dos braços elevadores do engate de três pontos de categoria 2, está equipado com alavancas que permitem um controlo preciso da posição. Os tractores 5E oferecem uma excelente capacidade de elevação de 1.800 kg. A TDF standard de 540 rpm opera a um regime nominal do motor de 2400 rpm, enquanto que a versão económica 540E funciona a um regime nominal do motor de 1700 rpm.  Por último, os novos tractores da série 5E da John Deere incorporam uma plataforma do operador de desenho ergonómico que está bem isolada do ruído do motor e das vibrações da transmissão, com uns comandos intuitivos e cómodos que asseguram que estes tractores sejam fáceis de manejar. O arco de segurança rebatível aumenta as possibilidades e comodidade durante as operações.
Publicado em: 28 OCT 2009
GalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGallery