Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Nova gadanheira automotriz Big M 400 da Krone


A Krone apresentou na  Agritechnica a nova gadanheira automotriz Big M 400. Equipada com um motor Mercedes Benz de 400 hp, a Big M 400 tem um desempenho extraordinário em culturas densas e em encostas. Mais do que isso, o novo motor funciona com velocidades significativamente menores na estrada e no campo do que o motor da Big M II. Tal como os seus predecessores, a Big M 400 apresenta a transmissão automotiva, que controla automaticamente a velocidade do motor para a fazer coincidir com a velocidade de avanço seleccionada e com a carga actual na transmissão. Isto significa que, ao contrário dos sistemas tradicionais hidrostáticos, o motor nesta máquina não está em constante rotação a altas velocidades, mas reduz a velocidade automaticamente quando a máquina está esperando num cruzamento - um conceito que leva à substancial economia de combustível e reduz o desgaste no motor e na transmissão.

Além disso, o nível geral das especificações da máquina reflecte um claro enfoque no conforto do operador. Por exemplo, a Big M 400 apresenta a nova barra de corte HeavyDuty com o seu sistema de auto-reajustamento SafeCut, que se baseia num pino de rolo que liga cada disco ao eixo da transmissão e que recua para fora de cada vez que um disco atinge um obstáculo. O disco parado levanta-se num segmento e liberta os discos vizinhos enquanto o pinhão mantém a sua rotação, eliminando o risco de danos para os discos vizinhos. Este sistema patenteado protege a barra da corte e discos de forma eficaz relativamente a qualquer dano e aumenta a fiabilidade geral da operacionalidade da máquina. A substituição da carcaça de carretos é simples e a gadanheira fica pronta a funcionar novamente em poucos minutos. O elemento afectado pode ser reutilizado após uma inspecção e substituição do pino de rolo.
Tal como a Big M II, a Big M 400 é comercializada com três versões de condicionador opcionais. O condicionador de elevado desempenho CV oferece uma largura de trabalho de 9,7 m e usa dentes em V de aço livremente pivotantes, que proporcionam um condicionamento intenso. A velocidade do rotor é definida convenientemente na caixa de velocidades (700 rpm e 1.000 rpm). As culturas folhosas, como a luzerna e o trevo devem receber um tratamento suave, proporcionado pelos rolos processadores de borracha do condicionador de elevado desempenho CRi da Krone, enquanto uma versão de rolos de aço está disponível para condicionar culturas altas e densas como o sorgo. Ambas as versões CRi oferecem uma largura de trabalho de 9 m e o diâmetro do rolo é de 25 centímetros. Os rolos alimentadores estão disponíveis para as duas gadanheiras laterais. Este sistema de junção de grande cordão da Krone transfere a cultura condicionada do condicionador para o meio da máquina sem que o material caia ao solo. Este sistema de grande cordão opera em combinação quer com o condicionador CV quer com o condicionador CRi e também quando as protecções do rolo estão abertas para o espalhamento da cultura em toda a largura.
Para uma maior versatilidade na utilização da máquina, a Big M 400 também actua como uma colhedora automotriz, que trabalha numa largura de 9 m. Uma aplicação interessante, por exemplo, é o corte da palha de milho para controlar a broca do milho europeu.

O sistema de refrigeração da Big M 400, também recebeu uma actualização para corresponder à potência do enorme motor. O sistema dispõe de um maior reforço do radiador incluindo crivo do radiador e uma conduta de sucção integral, que recebe ar de admissão a partir de cima. A vantagem deste design é que o ar que é introduzido a partir do topo é muito mais limpo. Para proteger eficazmente o radiador de contaminação, a ventoinha de reversão automática é accionada periodicamente, a pá do ventilador gira em torno do seu eixo e liberta o radiador de detritos e poeiras, que caem no chão através da aba traseira do radiador que se abre automaticamente. Este sistema de limpeza automático evita o sobreaquecimento do motor e reduz o tempo gasto em limpeza.
Nova cabina conforto
Equipando a conveniente Command Vision Cab, a Big M 400 destaca-se pelo seu novo design, espaço, ergonomia e pela plataforma do operador totalmente climatizada, onde todos os comandos principais estão a um fácil alcance. A transmissão e as funções de levantamento/abaixamento da gadanheira são controladas a partir do joystick e todos os dados principais da máquina são apresentados no ecrã a cores EasyTouch para uma edição fácil e rápida.
Os inovadores pneus CARGO XBIB da Michelin estão disponíveis na Big M 400 para operar em culturas delicadas como a luzerna. Estes pneus especiais beneficiam de uma área de contacto substancialmente maior e uma pressão de apenas 1.0 bar para minimizar a carga nos rizomas, proteger o solo e assegurar um rápido crescimento da colheita.

Publicado em: 13 NOV 2009
GalleryGalleryGalleryGallery