Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Palmarés de inovação Sitevi 2009


O Sitevi, que decorre entre 1 e 3 de Dezembro, é um dos principais salões mundiais na área de viticultura, fruticultura e horticultura. Decorre cada 2 anos em Montpellier (França) e junta dezenas de milhares de profissionais destes sectores agrícolas. Um dos momentos mais esperados neste evento é a atribuição do chamado "Palmarés de Inovação".
Este ano o Palmarés de Inovação SITEVI 2009 premiou com Medalhas de Ouro, Prata e Menções Honrosas os seguintes produtos dos seguintes fabricantes:
MEDALHAS DE OURO


NEW HOLLAND
Máquina de vindimar automotriz HQS - Selecção de Alta Qualidade
Esta máquina de vindimar automotriz HQS associa as novas tecnologias, tais como a localização geográfica por satélite e a micro-informática de bordo. Oferece a possibilidade de levar em conta a heterogeneidade de cada parcela, nas intervenções culturais, ao longo do ciclo da vinha. Com efeito, as características dos solos, a topografia, as pragas e doenças e a presença de infestantes podem variar mesmo dentro de uma parcela de terreno. Procura-se uma gestão modulada de factores de produção, com o objectivo de adaptar às características heterogéneas de uma parcela o conjunto dos trabalhos da vinha: os correctivos na vindima, passando pelos trabalhos do solo e pelas operações em verde (eliminação de ladrões, desfolhagem, despampanagem…), incluindo os tratamentos fitossanitários (fungicidas, herbicidas e insecticidas). Esta modulação tem como objectivo a homogeneidade da parcela na procura de uma maior qualidade. Com cartografia ou a partir da leitura visual directa, a máquina de vindimar HQS faz uma triagem automática das uvas nas tremonhas esquerda e direita, em função de critérios de maturação ou de qualidade do produto da vindima. Equipada com um sistema de localização GPS, a máquina é capaz de ler uma cartografia de prescrição de vindima em tempo real seguindo os níveis qualitativos ao pormenor. Esta capacidade permite-lhe pilotar os accionadores com o objectivo de transferir a vindima de maneira óptima a partir da tremonha direita ou esquerda.


NOMACORC, S.A.
Analisador de vestígios por luminescência dos vinhos engarrafados

O analisador de vestígios “PreSens Fibox 3 LCD” é um aparelho utilizado para medir, por luminescência e de forma não invasiva e não destrutiva, a concentração total de oxigénio CTO (CTO = oxigénio dissolvido + oxigénio no espaço superior livre) da garrafa de vinho.
Este equipamento consiste num analisador de oxigénio equipado com um transmissor de fibra óptica, que encaminha a luz até uma pastilha reactiva ao oxigénio. A luminescência correspondente é então reencaminhada para o analisador, através da fibra óptica, proporcionalmente à concentração de oxigénio presente em volta do sensor. Com esta análise, é evitada a abertura da garrafa para proceder à análise. Assim, nenhuma reacção química interfere na determinação da concentração de oxigénio, contrariamente aos métodos electroquímicos. Isto também facilita a medição do oxigénio total. Além disso é possível utilizar, em reservatórios de vidro, o “PreSens Fibox 3 LCD”, o que permite controlar com rapidez e precisão todas as operações nas caves de engarrafamento. O conhecimento exacto da taxa de oxigénio ajuda os profissionais a decidir os melhores caminhos técnicos e circuitos de produção (leveduras, SO2, etc.) adaptados ao seu vinho.


PELLENC

Dispositivo portátil de medição instantânea e não destrutiva para previsão da data de vindima
A procura do melhoramento da qualidade dos vinhos tornou-se uma prioridade: as explorações vitivinícolas realizam cada vez mais controlos de maturação nas suas vinhas, com o objectivo de definirem o momento ideal para a vindima. Esta nova ferramenta é um espectrómetro autónomo, compacto, portátil e ergonómico. Geo localizado, que se destina a controlar com a maior precisão o momento mais indicado para a colheita das uvas, por medições não destrutivas e instantâneas, através de um software de modelagem da cinética de maturação e previsão da data de colheita ideal. A luz, incidindo no aparelho, penetra no interior dos bagos de uva. Depois da difusão, homogeneização e filtragem óptica espectral, transforma a informação luminosa em sinais analógicos. Estes últimos são convertidos em seguida por um cartão electrónico principal, equipado com um micro-controlador, que executa o programa informático para processamento dos dados, o que permite quantificar, através de um algoritmo específico, os diferentes níveis de maturação característicos da maturidade da amostra da colheita (antocianinas, açúcar, acidez, teor de água…). Um ecrã gráfico a cores assegura a correcta leitura dos resultados obtidos. O valor da última medição assim como a média da parcela são exibidos. Esta ferramenta, com um preço acessível, permite que a matéria-prima chegue às caves no seu melhor estado de maturação.
MEDALHAS DE PRATA


BERTONI SRL
Pulverizador de túnel para recuperação dos produtos de tratamento

Este pulverizador de túnel, concebido para pomares e vinhas, apresenta diversas vantagens ambientais e redução de custos de aplicação. O produto de tratamento é aplicado em jacto projectado, abrangendo de uma forma mais alargada e uniforme a vegetação interior, por aspiração do produto restante aplicado. Três ventiladores de pás helicoidais estão posicionados verticalmente sobre a parte central e produzem um fluxo de ar forçado que favorece a distribuição do produto transversalmente em relação à folhagem. O fluxo de ar efectua um percurso semi-circular, depois de uma rotação de 180º, e em seguida atravessa transversalmente a folhagem, acabando numa aspiração sobre o lado contrário. Em seguida, a aspiração faz-se também pelo outro lado, para assegurar o tratamento homogéneo de ambos os lados. Um reservatório auxiliar integrado na parte inferior de cada saída recupera o líquido e reenvia-o para o depósito principal. A taxa de recuperação está em conformidade com os objectivos do programa Ecophyto 2018.


GAI FRANCE
Dispositivo de esterilização das máquinas de engarrafar com “falsas garrafas”


As “falsas garrafas” são um dispositivo particular que, simulando a presença de uma garrafa, permitem criar um circuito fechado ao fluido de lavagem. O princípio permite uma lavagem perfeita, interna e externa, a partir da ponta do bico de enchimento. Durante o engarrafamento, as falsas garrafas são dispostas à parte para permitir que os bicos de enchimento penetrem na garrafa e a encham. Quando se pretende fazer a lavagem, as falsas garrafas abrem-se e posicionam-se sob cada bico de enchimento, preenchendo o espaço ocupado pelas garrafas durante a sua fase de engarrafamento. O percurso do fluido garante uma lavagem perfeita em todas as partes da máquina de engarrafar e a formação de um circuito fechado que permite igualmente uma lavagem em contra-corrente, diferenciando-se com vantagem dos sistemas de lavagem de circuito aberto, onde não é possível inverter o sentido do líquido de lavagem. A lavagem e/ou a esterilização de um monobloco deve ser feita depois de cada utilização. A esterilização deve ser feita com vapor, água quente, ou então uma solução aquosa que contenha partículas ácidas (ácido peracético, ozono, etc.)


GREGOIRE SAS
Sistema de triagem embarcado em máquina de vindimar

Compõe-se de dois modelos distintos e complementares. O módulo “CleanTech” assegura uma triagem e uma separação de bagos a alta velocidade, respeitando as uvas, graças a dois princípios fundamentais:
- uma larga zona que permite a passagem livre das uvas sem acção mecânica;
- e uma superfície de contacto importante entre um rotor e uma corrente de triagem com velocidades periféricas diferentes.
A diferença de velocidades entre estes dois elementos constitui a regulação de intensidade do sistema. O módulo “Vario” assegura uma triagem muito fina da vindima, à saída do módulo “CleanTech”, e permite extrair os pecíolos e os engaços de pequena dimensão, sem molestar os bagos de uva. O sistema apoia-se num princípio de rolos de triagem largamente conhecido na recolha mecanizada de azeitona, mas a originalidade e a inovação residem no sistema patenteado que permite regular em contínuo a distância entre dois rolos sucessivos. Cada rolo está ligado a um sistema de cremalheira múltipla com um passo diferente. A rotação de uma volta da cremalheira acciona a deslocação de x mm do primeiro rolo, 2x mm do segundo rolo e assim sucessivamente. A distância entre os dois rolos pode assim ser fácil e perfeitamente adaptada à dimensão dos bagos de uva. A produtividade de trabalho, a qualidade de triagem e o respeito pelas uvas são assim optimizados.


GREGOIRE SAS
Sistema de gestão de afinações e de controlo numa máquina de vindimar

A nova gama de máquinas de vindimar Gregoire integra um princípio inovador de gestão dos sistemas de bordo (motor, transmissão, sistema hidráulico, etc.) Este princípio oferece um maior conforto de utilização assim como funções exclusivas para optimizar o rendimento e a eficácia. O Joystick Multi Drive dispõe de um sistema de ponto neutro linear (patente Gregoire) que permite triplicar o número de funções realizáveis. Todas as operações necessárias para o funcionamento da máquina podem ser realizadas sem a ajuda do Joystick. Os sistemas de interface do utilizador: monitor a cores táctil View Master, consola de regulação Control Master e Joystick Multi Drive dispõe de um sistema de reconhecimento que permite, em função do material presente (cabeça de recolha, pulverizador, equipamentos para manutenção da vinha):
- Reafectar automaticamente os comandos para uma ergonomia, um conforto e um desempenho óptimos;
- Colocar em dia automaticamente os pictogramas de comandos para uma utilização intuitiva e simples;
- Gerar as funções específicas de cada implemento sem ajustar na cabina. O exemplo mais flagrante é a pilotagem da rampa Quattro na célula Multiflow (acompanhamento do solo é ordenação final na linha). A máquina de vindimar Gregoire oferece igualmente funções exclusivas numa lógica de redução de custos, de respeito pelo meio-ambiente e de aumento de:
- Eco Drive: manobras em curvas a regime reduzido. A plena potência não é, geralmente, necessária para esta operação.
- Auto Drive: gestão combinada do regime do motor e da cilindrada da bomba em modo estrada. Permite reduzir em transporte o regime do motor, o nível sonoro e o consumo.
 
GRV-GROSJEAN RENE VITICOLE
Tractor pernalta polivalente auto-estável


Este veículo automotriz vinhateiro polivalente, caracteriza-se por um semi-chassis dianteiro e um semi-chassis traseiro dispostos atrás um do outro, montados através de uma ligação pivô longitudinal. O semi-chassis comporta respectivamente um trem de rodagem central e um trem de rodagem lateral. Os trens de rodagem de estabilização à esquerda e à direita dispõem de um e de outro lado de um eixo longitudinal. O tractor "Axiss" (patente GRV) responde a altos critérios de segurança, facilidade de acesso e de condução, e tem um custo pouco oneroso de aquisição e manutenção. A disposição das suas 4 rodas confere-lhe uma alta estabilidade e motricidade. O seu posto de condução é de acesso particularmente facilitado e proporciona uma posição e um controlo ideais de trabalho. A polivalência de aplicação permite trabalhar em vinhas com larguras de 1 a 2 metros e alturas de 2,30 metros. Estes porta-implementos são ideais para trabalhar com alfaias modernas de tratamento do solo. Todos independentes, eles não estão submetidos aos desníveis da sua montagem em diferentes pontos de engate.


NEW HOLLAND
Sistema de gestão para máquinas de vindimar

As funcionalidades do sistema "I.M.S.” - Intelligent Management System" – permitem regular automaticamente o regime do motor em função da potência exigida pelos elementos consumidores de energia da máquina (motores das rodas, sacudidores, aspiradores, transportadores, ventiladores de radiador de óleo, climatização, etc. Em modo de vindima, se o operador desliga o sacudidor e os aspiradores, em fim de linha para efectuar uma manobra, o motor ajusta-se diminuindo o regime automaticamente. Da mesma maneira, em deslocação por estrada à velocidade máxima autorizada, o regime do motor e o ruído do motor diminuem e a velocidade mantém-se constante. O "I.M.S.”, para além de facilitar significativamente o trabalho, reduz o consumo de combustível em até 20%. Além disso o "I.M.S.”, permite também conservar as regulações constantes para todas as funções da máquina, tanto para a vindima como noutras aplicações, quaisquer que sejam as condições. Por exemplo, uma frequência de sacudimento ajustada para 420 oscilações/ minuto vai variar apenas de 419 a 421 independentemente das condições de densidade da folhagem, do corte das varas, da temperatura exterior ou da temperatura do circuito hidráulico. Da mesma forma se falta alguma cepa na linha o sacudidor não vai operar, o que causaria danos na vinha e mais folhas na colheita. A qualidade de trabalho da máquina vai portanto ser idêntica sejam quais forem as condições. Esta regulação muito precisa melhora a qualidade da vindima realizada pela máquina: regularidade a cada instante.
O sistema de regulação é pré-ajustado e não necessita de qualquer afinação por parte do operador. A regulação de cada elemento é única para cada máquina que executa uma auto-aprendizagem através da criação de rampas de aceleração para 3 regimes diferentes do motor.
Por fim, todas as funções da máquina são comandadas a partir da cabina onde uma interface homem-máquina apresenta num monitor todas estas funções. O monitor a cores sensível ao toque é personalizável pelo utilizador em função dos trabalhos efectuados quer no modo vindima como no modo polivalente.


KITOZYME
Polissacarídeos para o tratamento de mostos e vinhos

Com o objectivo de assegurar a filtragem dos vinhos, o “KiOfine-CG®” é composto por dois tipos de polissacarídeos: chitina e beta-glucanato.
Ele é estável e é armazenado nas caves sem condições particulares. É um pó fino, inodoro e incolor. É insolúvel em mostos e vinhos nos quais se sedimenta rapidamente juntamente com os compostos indesejáveis visados.
Pela sua natureza, estes polissacarídeos são susceptíveis de gerar vários tipos de interacções, sendo capazes de captar diferentes tipos de compostos para atingir um equilíbrio final do vinho perfeito.  
Estes compostos formam uma suspensão homogénea, que é facilmente incorporada no momento da trasfega para clarificação dos mostos ou depois da fermentação. Finalmente, o composto é misturado vigorosamente para a sua disseminação rápida e homogénea. O “KiOfine-CG®” é removido por extracção simples após o tratamento. Este elemento melhora significativamente a clareza e o gosto dos mostos e dos vinhos. As suas propriedades antioxidantes preservam eficazmente a intensidade da cor dos vinhos.
MENÇÕES HONROSAS


BEGEROW 
Filtro de estrutura tridimensional


BUCHER VASLIN

Lagar activo para a pilotagem das prensas


CALVET 
Distribuidor de fertilizantes compostos ou calcário para culturas vitícolas ou frutícolas


CHAMBRE D'AGRICULTURE DU GARD 
Mesa rolante para preparação de caldas fitossanitárias


EGRETIER JEAN MICHEL SARL
Porta intercepas auto-estabilizado todo-o-terreno


FORCE-A
Aparelho de diagnóstico vegetal (antocianinas)


GRV - GROSJEAN RENE VITICOLE
Controlo dinâmico por receptor ultra-som do funcionamento dos bicos de pulverização


MASELLI MISURE
Medidor analítico rápido da qualidade fenólica


MAUBRAC SA
Embalagem de cartão para 6 garrafas com guia de montagem


OENOFRANCE 
Extracto proteico de levedura


SEGUIN MOREAU
Porta de entrada para cubas cónicas em carvalho


STHIK
Reboque vitícola com amortecedores pneumáticos servo-assistidos


WIT France
Aparelho manual que permite o acondicionamento do vinho em forma de amostras (provetas)
Publicado em: 25 NOV 2009
GalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGallery