Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

AccuGrade™ aumenta a produtividade no Burundi


Duas Motoniveladoras 14M ®Cat equipadas com o sistema Accugrade de GPS dual com capacidade de nivelamento transversal formam parte da ampla frota de maquinaria Cat, a qual inclui sete tractores de rastos, cinco escavadoras, duas carregadoras e seis niveladoras que se utilizam nos trabalhos de renovação e construção de estradas na República do Burundi. As niveladoras, propriedade do empreiteiro Sogea-Satom e fornecidas pelo distribuidor Tractafric, complementarão o Bulldozer D7R II com Accugrade integrado que já opera na obra; ao compartir as três máquinas o sistema Accugrade de controlo de nivelamento isto irá acelerar, à medida que avancem os trabalhos, o rendimento e a produtividade do projecto viário.  Sendo requisito principal equipar ambas as Motoniveladoras 14M com o sistema Accugrade de GPS dual, confirmou-se que contar com tractores de rastos monitorizados proporciona vantagens significativas nos trabalhos de movimentação de terras prévios à construção do traçado. 
É a primeira vez que o empreiteiro utiliza o sistema Accugrade para os seus projectos de movimentação de terras em substituição dos métodos tradicionais de nivelamento e marcação. Este sistema está a ser posto à prova de forma exaustiva em três projectos viários no Burundi avaliados num total de 70 milhões de euros. Estes incluem a estrada nacional RN14 de Kirundo a Gaseyni, de 35 Quilómetros, a estrada nacional RN12 de Gitega a Muyinga, de 104 Quilómetros e a renovação de 31 Quilómetros de piso e passeio na capital, Bujumbura. Considera-se que a Sogea-Satom irá implementar esta nova tecnologia nos seus processos de construção em África, para melhorar o rendimento e a produtividade da maquinaria utilizada nos três projectos viários. A RN12 é o lanço de estrada mais longo, que atravessa uma região montanhosa com uma elevação de 1500-1600 metros sobre o nível do mar e com tal densidade de árvores e vegetação que poderia, nalgumas áreas, interferir com a recepção de sinais satélites do Accugrade. Apesar deste inconveniente, a Sogea-Satom informa que após 12 meses de utilização do sistema na obra, o Accugrade obtem uma precisão de +/- 1 centímetro no reconhecimento do traçado.

A Sogea-Satom informa também que utilizou primeiro o sistema Accugrade com o D7R para remover 30 centímetros de material de má qualidade e permitir a colocação de materiais para a estrutura e a camada de base da estrada. Anteriormente utilizava-se apenas uma escavadora e um camião para levar a cabo este trabalho, alcançando-se uma produtividade de apenas 100 metros por dia. E em muitos casos, removeram-se desnecessariamente até 50 centímetros de material. O Bulldozer D7R com Accugrade aumentou amplamente a produtividade, completando 100 metros de traçado em apenas 30 minutos. E as passagens finais realizaram-se em modo automático a ± 2 centímetros. Além disso a qualidade dos trabalhos melhorou drasticamente com as Motoniveladoras 14M, se tivermos em conta que para a marcação se cravavam estacas a cada 25 metros. Os topógrafos da obra dispõem de mais tempo para a preparação de dados e comprovação de níveis, e informaram sobre melhorias na qualidade e terminação adiantada de diferentes fases da construção da estrada. A evoluída série M de niveladoras Cat foi desenhada para facilitar o trabalho do operador. Da série H à M, a linha de niveladoras conserva a sua funcionalidade e melhora significativamente em simplicidade operativa. Nesta nova geração o tradicional painel de comando foi substituído por duas alavancas universais, cada uma com sete funções de controlo que ficam convenientemente ao alcance do polegar, do indicador e do movimento de punho.
Depois de fazer um estudo comparativo do movimento nos dois sistemas operacionais, a Cat informa que, conjuntamente, estas duas alavancas reduzem o movimento de mão e punho em nada menos que 78% relativamente às alavancas convencionais. Em suma, com a alavanca de comando esquerda conduz-se a máquina e com a direita controla-se a lâmina. A Motoniveladora 14M equipada com o sistema Accugrade GPS de controlo de nivelamento permite ao empreiteiro nivelar um comprimento maior de traçado por dia, em comparação com os métodos tradicionais. Ao nivelar com mais rapidez, esta niveladora exige uma melhor gestão do ciclo de camiões para assegurar que a mesma disponha de material suficiente e evitar que esteja inactiva durante demasiado tempo.
Publicado em: 02 DEZ 2009
GalleryGalleryGalleryGallery