Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Nova escavadora de rastos Cat 374D apresentada na BAUMA 2010


A 374D de baixo consumo oferece maior rendimento, um trem de rodagem mais potente, maior facilidade de serviço e maior comodidade do operador

A nova Escavadora Hidráulica 374D Cat® de 72.600 kg, substituta directa do modelo 365C, combina uma potência adicional, um sistema hidráulico mais potente, baldes novos e uma massa em ordem de trabalho superior para potenciar as capacidades de escavação de valas, carga e elevação. Este design básico é complementado por melhorias no trem de rodagem, novas características que proporcionam comodidade do operador, melhorias na segurança e na facilidade de serviço. A nova 374D de baixo consumo foi concebida para proporcionar um funcionamento fiável a baixo custo e uma longa vida útil e assim oferecer um valor óptimo ao cliente.

Mais potência, sistema hidráulico competente
Com uma potência de 476 CV (355 kW), o motor C15 ACERT™ da Caterpillar 374D produz 18% mais potência que o da sua antecessora, a 365C. O motor C15 apresenta controlo electrónico avançado, injecção de combustível com precisão e admissão de ar purificado para oferecer um nível óptimo de rendimento, consumo de combustível e cumprimento da normativa sobre emissões. As características de binário da C15 permitem ao motor fornecer plena potência às máximas rpm, o que dá lugar a um eficaz funcionamento da bomba hidráulica e a uma melhor resposta hidráulica.

Uma roda do compressor de liga de titânio do turbo do C15 aumenta a fiabilidade e o desempenho em altitudes mais elevadas e o ventilador de refrigeração de velocidade variável accionado hidraulicamente reduz a carga do motor e economiza combustível.

O sistema hidráulico dos implementos da 374D proporciona um aumento do caudal hidráulico de mais de 6%, com o correspondente aumento da potência hidráulica. Esta potência hidráulica adicional é combinada com uns cilindros do balde e do braço de escavação maiores para produzir forças de escavação e de elevação 24% maiores com a configuração padrão da lança e do braço (alcance). Nas unidades 374D equipadas com a configuração de escavação grande volume, um cilindro do braço de escavação de maior tamanho aumenta a força em 9%. Um novo elo de roda de guia aumenta a força de arranque do balde para ambas as configurações.

Além disso, os circuitos hidráulicos dos implementos da 374D são válvulas de regeneração controladas electricamente que garantem uma resposta positiva dos cilindros da lança e do braço de escavação. Entre os seus benefícios incluem-se ciclos de trabalho mais rápidos e uma economia de combustível estimada em mais de 6%.

Baldes, trem de rodagem, facilidade de serviço
Desenhou-se uma nova linha de baldes para a 374D para aumentar a força e durabilidade e poder assim admitir maiores forças de escavação da nova máquina. Entre os tipos de baldes há modelos para serviço geral, serviço pesado, serviço em condições severas e serviço em condições extremas. Os implementos para a 374D alargam o campo de aplicação da máquina em operações como demolição, processamento de resíduos e de trabalho em pedreiras.


As melhorias do trem de rodagem consistem em elos de rastos redesenhados que funcionam com menor tensão, rodas guia de fundição para uma maior durabilidade, juntas do rolo superior mais eficientes e aumento de 6 polegadas (160 mm) da bitola para proporcionar mais estabilidade. Além disso, o chassis (a estrutura que monta a máquina sobre os conjuntos de rastos) foi reforçado e acrescentaram-se pernos na superfície de contacto do chassis de rasto. Umas protecções de serviço pesado cobrem a parte inferior da máquina para uma protecção adicional.

Para facilitar a manutenção de rotina, a 374D conta com orifícios de drenagem protegidos e mangueiras independentes, filtros roscados, pré-filtro integral no filtro de ar (com sensor electrónico de resistência), tomadas rápidas de teste em todos os circuitos de pressão e válvulas de recolha de amostras de líquidos a pressão para garantir a fiabilidade das amostras. Os núcleos do refrigerador proporcionam um espaço amplo para a limpeza.

Além disso, a Controlador Electrónico de Potência encontra-se agora no compartimento do filtro de ar, o que permite limpar o chão da cabina sem risco de o danificar, embora o Controlador Electrónico de Potência e os terminais eléctricos sejam à prova de intempéries. Para o conforto do operador, os níveis podem ser controlados electronicamente no momento de arranque.

Comodidade e segurança do operador
Para o conforto do operador, a altura das consolas de alavanca tipo joystick agora é ajustável, e a resposta das alavancas de controlo tipo joystick pode ser ajustada de acordo com as preferências do operador através do monitor. O comutador da disposição dos comandos de controlo permite ao operador seleccionar as funções de alavanca que deseje.

 O novo monitor com ecrã a cores fornece informações completas sobre a máquina (incluindo o consumo de combustível) apresentada em formato Inglês ou no formato ISO. O monitor também mostra as imagens da câmara de visão traseira opcional.

Para reduzir o calor e o ruído na cabina, a válvula de controlo hidráulico, as bombas e o depósito encontram-se distanciados do posto do operador. De cada lado da super-estrutura há passagens de serviço de rede metálica com uma largura de 20 polegadas (500 mm) que fornecem um acesso seguro aos pontos de manutenção. A janela traseira, de vidro temperado pode ser removida e usada como saída secundária.

Os faróis de halogéneo standard fornecem uma excepcional iluminação do local de trabalho, mas podem ser substituídos por lâmpadas de gás de alta intensidade opcionais na lança, no braço de escavação e na parte superior da cabina, se necessita de mais iluminação. Os faróis com temporizador permitem que o operador possa sair com segurança da máquina durante a noite. Como medida de segurança adicional, as funções de deslocamento, rotação e dos implementos estão bloqueadas quando o sistema de desmontagem do contrapeso está activado.

Publicado em: 19 ABR 2010
GalleryGallery