Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Mercado de Máquina Industriais no 1º trimestre


No primeiro trimestre de 2010 foram vendidas 324 máquinas de movimentação de terras e 294 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa, relativamente ao ano anterior, um decréscimo do mercado de 5,5 por cento e de 8,4 por cento, respectivamente.
Relativamente ao segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas no trimestre cifraram-se em 228 unidades, ou seja, um decréscimo de 1,7 por cento, relativamente ao ano anterior, sendo que esta quebra foi determinada pela diminuição das vendas de conjuntos industriais (- 10,7%), de pás de rodas (-21,4%) e de tractores de rastos (-63,6%). Os restantes tipos de máquinas tiveram variações homólogas positivas. Quanto ao equipamento mini, as vendas no primeiro trimestre baixaram 13,5 por cento, devido ao decréscimo das vendas de mini pás (-39%) pois as de mini escavadoras cresceram 15,4 por cento.
Em termos da evolução mensal homóloga ao longo deste trimestre, o segmento da movimentação de cargas iniciou o ano em franca subida mas, no último mês sofreu uma acentuada queda (cerca de 45%). O segmento da movimentação de terras (máquinas ligeiras) iniciou o ano com quedas acentuadas, no entanto, no último mês teve um crescimento de cerca de 14 por cento. Por último, o segmento da movimentação de terras (máquinas pesadas) iniciou o ano com uma variação positiva que passou a negativa em Fevereiro e, no último mês, voltou a crescer cerca de 5 por cento.
Relativamente ao mercado das máquinas de compactação e pavimentação, neste primeiro trimestre do ano, teve de igual forma uma forte quebra (-22,2 por cento) face ao mesmo trimestre do ano anterior, quebra esta extensiva à compactação ligeira (-23,1%) e pesada (-5,4%) e à pavimentação (-70%). O mercado dos martelos teve uma variação homóloga no trimestre de 8,7 por cento.

Veja aqui os gráficos
Published on: 29 ABR 2010
Gallery