Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Nova escavadora de rastos Doosan DX235LCR


Nova escavadora de rastos Doosan de 24 toneladas e raio reduzido DX235LCR
 
A escavadora de rastos DX235LCR está desenhada para responder à crescente exigência de escavadoras de rastos de raio reduzido para trabalhar perto de edifícios ou em áreas confinadas. A procura de máquinas de raio reduzido foi acelerada pelas exigências de espaço nos locais de construção e, em particular, na construção de estradas e caminhos-de-ferro, com a necessidade de manter disponíveis caminhos adjacentes para circulação enquanto se trabalha ao longo deles.

A gama de aplicações vai da construção em geral para a renovação e reabilitação de estradas, auto-estradas ou outros trabalhos de engenharia civil, onde o raio reduzido é uma importante característica não só para minimizar as perturbações ao tráfego circundante como também para reduzir o potencial de destruição ao ambiente. Simultaneamente, a concepção de chassis inferior longo da DX235LCR tem como objectivo oferecer uma estabilidade excepcional em todas as condições de operação, incluindo operações pesadas de escavação ou de elevação.

Design compacto
A DX235LCR oferece flexibilidade, facilidade de uso e custos operativos baixos, tudo num design compacto com um desempenho excepcional de escavação. O diâmetro do movimento de giratória está abaixo dos 4 metros ou 3.990 mm com uma traseira, que ao girar, sai somente 85 mm em relação aos rastos de 800 mm. Graças ao design de raio reduzido, a traseira da giratória é 1.070 mm menor do que a DX225LC de chassis convencional, enquanto que o raio mínimo de giro é de 2.310 mm.

Potência e desempenho
Equipada com um motor turbo diesel DOOSAN de 6 cilindros que garante 123 kW (166HP) às 1.900 RPM, a DX235LCR tem um peso operativo de 23,6 toneladas e uma profundidade máxima de escavação de 6.670 mm. A altura de descarga é de 7.925mm, enquanto que o alcance máximo de escavação é de 9.821 mm.

Os cilindros do braço e do balde estão dimensionados para garantir uma força de escavação melhorada. A força de escavação no balde é de 14,2 toneladas, enquanto que no braço é de 10,3 toneladas. A utilização do botão potência extra, aumenta o valor de ambas as forças em cerca de 5%, os maiores valores desta força em qualquer escavadora nesta classe. Graças à elevada potência do motor e ao elevado binário de rotação (giro), a DX235LCR pode trabalhar de forma eficiente em declives. A velocidade de rotação de giro é de 11,3 RPM.

Existem dois modos de deslocação, com uma velocidade máxima de 3,1 km/h no modo mais lento e de 5,8 km/h no modo mais rápido. A força de tracção é de 23,8 toneladas.


Tal como todas as escavadoras de gama média e pesada da DOOSAN, a DX235LCR tem como equipamento standard a característica de ajuste automático de rotações (Auto Idle) que reduz o consumo de combustível e o ruído e cria um ambiente mais confortável. A característica “Auto Idle”, que pode ser accionada à vontade do operador, faz com que automaticamente o motor reduza rotações para um valor específico, se as funções da escavadora não forem utilizadas por um período de cerca de 4 segundos. O motor regressa automaticamente à posição pré estabelecida no regulador de RPM assim que o operador movimentar o joystick ou uma função de andamento.

A DX235LCR combina máxima produtividade com a capacidade de realizar trabalho com precisão e controlo na ponta dos dedos. Uma bomba hidráulica de pistões com linha sensora de carga e um bloco de válvulas de centro fechado tornam possível um caudal hidráulico na medida correcta para um controlo suave e preciso das funções da máquina, enquanto reduz o ruído hidráulico. Os cilindros da lança e do braço são amortecidos nos seus fins de curso, para garantir uma operação suave.

A combinação do caudal da linha opcional e da pressão correspondente, possibilitam o uso de todos os acessórios (ferramentas) disponíveis no mercado.

Conforto do operador
A DX235LCR está equipada com uma cabina do operador espaçosa e moderna, incluindo o uso de controlos e instrumentos ergonómicos. Os objectos que contribuem para o conforto do operador e facilidade de manuseamento da máquina incluem uma câmara para facilitar a vista na traseira da máquina e um pedal de andamento em linha recta para facilitar a abertura de valas.

O ruído foi uma das áreas a que foi dada particular atenção no sentido de se conseguirem os mesmos níveis de ruído alcançados noutras escavadoras Doosan. O nível de ruído no ouvido do operador é de 72 dB(A) enquanto que o nível de ruído para quem está junto à máquina é muito baixo: 101 LwA.

Manutenção
Os intervalos de manutenção do motor são de 500 horas e a DX235LCR também partilha os intervalos alargados de lubrificação de toda a gama de escavadoras Doosan. Os filtros de separação de água e de óleo do motor localizam-se ambos na zona da bomba hidráulica para um acesso facilitado a partir do solo.

Publicado em: 20 MAI 2010
Gallery