Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Nova pá de rodas DOOSAN DL420


A DOOSAN continua a expandir e melhorar a sua gama de pás de rodas de grande porte com o lançamento da nova DL420 que sucede e substitui a DL400. Com uma capacidade de balde de 4.0 m3, a DL420 foi desenvolvida para oferecer desempenhos excepcionais em termos de facilidade de utilização, potência, facilidade de manutenção e durabilidade. Destina-se a dar resposta a uma grande variedade de necessidades de manuseamento de material, desde carga a transporte de material granular (tal como areia ou gravilha), a aplicações industriais, minas e pedreiras.

Com a inclusão da DL420, a gama da DOOSAN de pás de rodas articuladas inclui agora 8 modelos com capacidades de baldes dos 1.5 aos 5 m3. Maior produtividade a custos mais reduzidos, fiabilidade, conforto e facilidade de manutenção são apenas algumas das principais características da DL420.

Potência e desempenho
A carregadora DL420, com 22,3 toneladas, está equipada com um motor turbo Cummins QSM11 de seis cilindros controlado electronicamente, com um sistema injector de alta pressão e um sistema de combustão que incorpora a tecnologia mais recente. As emissões estão muito abaixo dos limites estabelecidos na Fase III e o consumo de combustível é 7% inferior ao consumo da DL400.

O motor desenvolve uma potência de 209 kW (284 HP) às 2000 rpm e oferece um binário máximo de 148kg.m às 1400 rpm, para uma excelente tracção e força de rompimento nas aplicações de carga – transporte – manuseamento.

A força de rompimento, com o valor de 210 KN, está entre as mais altas na sua categoria, uma característica importante para uma máquina de cinética em z, fornecendo uma maior força de rompimento em trabalhos com materiais mais duros.

Estão disponíveis dois modos de trabalho (standard e económico) para optimizar o rácio de consumo / produtividade e adaptar a carregadora ao trabalho em que está envolvida.

Tem 4 velocidades de andamento para a frente, com velocidades máximas de 6.5, 12.4, 18.4 e 38 km/h, e 3 velocidades para trás, com velocidades máximas de 6.5, 12.4 e 18.4 km/h. Graças ao potente motor Cummins, a DL420 garante uma rápida aceleração e é capaz de alcançar 90% da velocidade máxima em 2,3 segundos. Este motor de maiores dimensões também está preparado para garantir uma maior durabilidade e mais tempo a trabalhar.

A DL420 oferece uma carga estática de volteio (com balde) de 18.9 toneladas (com o chassis a direito, em máximo alcance) e oferece uma altura na cavilha de giro do balde de 4.35 m. Equipada com um balde do tipo “PIN-ON” com dentes e com um ângulo de descarga de 45º, a altura de descarga é de 2.96 m e o alcance de descarga é de 1.40 m.

O raio de viragem no canto do balde é de 6.995 m no ângulo máximo da direcção (40º).


Fiabilidade
Como todas as outras carregadoras de rodas Doosan, a DL420 utiliza uma transmissão Powershift ZF com diferenciais de escorregamento limitado (ZF).

Os travões principais são do tipo multidisco banhados a óleo e são controlados hidraulicamente.


Foi dada especial atenção ao design e construção da DL420. De modo a assegurar uma vida útil longa às principais estruturas, incluindo chassis, braços de elevação e articulações, a Doosan utiliza metodologias FEM (Método dos Elementos Finitos) e o programa excepcional de desenho técnico CAD (Computer Assisted Design). Utilizando a modulação computorizada, eles estão sujeitos a testes intensivos de laboratório e de campo nas quais condições extremas são simuladas e testadas.

Conforto do operador
O conforto do operador e a facilidade na utilização da máquina foram prioritários no desenvolvimento da DL420. Visibilidade melhorada, aquecimento e ar condicionado, mais espaço, um assento muito confortável e um amplo espaço de armazenagem são tudo características que permitem ao operador trabalhar mais horas com menos fadiga. O nível de ruído na cabina está nuns confortáveis 71.2 dB(A) enquanto que o nível do ruído externo é de 104.7 LwA.

Novas características que contribuem para uma operação mais facilitada incluem um sistema de monitorização integrada, uma unidade de controlo do veículo (VCU) e um sistema opcional de direcção eléctrica. O painel LCD integrado mostra informação sobre a carregadora, motor e transmissão, incluindo os intervalos de manutenção para cada filtro e para o óleo do motor. A transmissão pode ser afinada pelo operador sem a assistência de um mecânico. Por sua vez, o VCU optimiza o desempenho ao controlar as variáveis do motor, da transmissão e do sistema hidráulico.

De destacar ainda outras características que contribuem para o conforto do operador e facilidade de utilização da máquina, como uma terceira válvula de controlo hidráulico para usar os acessórios mais complexos e controlo anti-vibrações. Disponível como opção está um sistema que, utilizando um só joystick, permite controlar as funções de deslocação e as funções dos movimentos frontais.

Facilidade de manutenção
A carregadora DOOSAN DL420 está desenhada para ser económica, tanto do ponto de vista da utilização, como da manutenção. Para reduzir o nível de consumo e de ruído, a velocidade variável da ventoinha é controlada por um termóstato. A ventoinha é reversível e basculante de modo a facilitar a manutenção em ambientes empoeirados. Existem também portas largas que permitem o acesso a partir do chão.

Os intervalos entre as mudanças de óleo e de filtros foram aumentados, tal como sucede noutras carregadoras da Doosan. O estado da transmissão é facilmente controlado, sendo possível efectuar vários ajustamentos sem ser necessário desmontar a caixa, como é o exemplo do ajustamento automático dos discos devido ao seu desgaste.

Publicado em: 25 MAI 2010
Gallery