Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Mercado de Máquina Industriais até Abril


No período de Janeiro a Abril de 2010 foram vendidas 434 máquinas de movimentação de terras e 377 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa, relativamente ao período homólogo do ano anterior, uma quebra do mercado de 5 por cento e de 10 por cento, respectivamente.
Relativamente ao segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas neste período cifraram-se em 296 unidades o que representa um decréscimo de 2,3 por cento, relativamente ao período homólogo do ano anterior, o qual foi determinado pelo decréscimo generalizado das vendas de todos os tipos de máquinas.
Relativamente ao equipamento mini, as vendas baixaram 10,4 por cento devido ao decréscimo das vendas de mini pás (-28,8%) visto que as de mini escavadoras cresceram 9,5%.
Em termos da evolução mensal homóloga das vendas de máquinas de movimentação de terras e de cargas ao longo deste trimestre, o segmento da movimentação de cargas iniciou o ano em franca subida mas, em Março entrou em queda que manteve em Abril (15,3%). O segmento da movimentação de terras (máquinas ligeiras) iniciou o ano com quedas acentuadas, recuperou um pouco em Março mas, no entanto, no último mês voltou a baixar (-2,3%). O segmento da movimentação de terras (máquinas pesadas) desde o início do ano que tem vindo a alternar variações positivas e negativas. Em Abril, teve um decréscimo de 4,2 por cento.
Relativamente às vendas de máquinas de compactação e pavimentação nestes quatro primeiros meses do ano, tiveram um decréscimo de 26,4 por cento, face ao mesmo período do ano anterior, o qual foi determinado pela quebra do mercado da compactação ligeira (-31,7%) visto que o mercado da compactação pesada cresceu 7,8%.

Veja aqui os respectivos gráficos

Publicado em: 02 JUN 2010
Gallery