Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Motores Cat® GCM34 na ampliação de gasodutos


Os motores GCM34 da Cat® foram escolhidos para projectos de ampliação de gasodutos

Solicitou-se a incorporação da divisão Caterpillar Global Petroleum num projecto de gasodutos de gás natural no Luisiana, conhecido como "Haynesville Extension" (Ampliação de Haynesville), no qual participam a Enterprise Products Partners L.P. e a Duncan Energy Partners L.P. A Enerflex Energy Systems foi escolhida para conceber os pacotes de compressão de gases alternativos do gasoduto e realizou um pedido directo à Caterpillar de 9 Motores de Compressão de Gás Cat® G16CM34 de 73.620 bhp.

O projecto do gasoduto amplia a propriedade conjunta da sociedade, o sistema de gasodutos de gás natural inter-estatal de Acadian de 1.600 quilómetros (1.000 milhas) no sul da Luisiana. Este sistema abastece mercados ao longo de todo o rio Mississippi entre Baton Rouge e Nova Orleães, entre os que se incluem indústrias químicas/petroquímicas, instalações de armazenamento de gases e ligações inter-estatais de gasodutos. Da mesma forma, oferece às carregadoras de rodas a possibilidade de realizar entregas físicas em Henry Hub. O projecto "Haynesville Extension" irá converter-se num elemento fundamental para o rápido desenvolvimento dos gases de xisto de Haynesville no noroeste da Luisiana.

A gama de Motores GCM34, fabricados no centro de motores de Kiel (Alemanha), é o motor de gás de velocidade média mais eficaz e fiável do sector, que oferece uma solução verdadeiramente rentável por cada milhão de pés cúbicos de gás transmitido. O sistema de controlo electrónico do Motor ADEMTM A3, baseado na tecnologia G3600 standard do sector, constitui a origem de muitos dos benefícios em quanto a eficiência e rendimento. Proporciona arranque electrónico, resposta precisa do motor a variações na carga, assim como controlo de processos críticos para melhorar o consumo de combustível e o controlo de emissões.

"O projecto 'Haynesville Extension' é de vital importância para a Caterpillar, uma vez que nos oferece a oportunidade de ampliar ainda mais o nosso negócio, ao mesmo tempo que estreitamos as nossas relações com este cliente de aplicações petrolíferas líder do sector", indicou Richard Barber, principal director de contas da Caterpillar Global Petroleum. "Consideramos que o GCM34 permitirá que a Enterprise PP aumente a poupança de combustível e a rentabilidade do projecto".

O design actual do projecto inclui um gasoduto de 1,06 metros (42 polegadas) de diâmetro, 435 quilómetros (270 milhas) de comprimento e uma capacidade de transporte de 2.100 milhões de pés cúbicos standard por dia (Bscf/d). A data da colocação em funcionamento do gasoduto é Setembro de 2011,enquanto que os motores Cat chegarão ao local durante o primeiro trimestre de 2010.

Published on: 19 JUN 2010
Gallery