Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Início do fabrico em série do novo Fendt 800 Vario


Em Junho deste ano saiu da fábrica de Marktoberdorf o primeiro tractor da nova série 800 Vario. As primeiras máquinas com o novo conceito de electrónica e tecnologia de motores encontram-se já em acção nas mãos dos agricultores.

Tecnologia de motores de última geração
Com o início do fabrico em série do 800 Vario, a Fendt oferece os primeiros tractores do mercado que cumprem já a normativa sobre gases de escape do nível 3b (Tier IV interim, que entrará em vigor a partir de 2011). Para o conseguir, a Fendt serviu-se da tecnologia SCR, conhecida do sector dos camiões, na qual os gases de escape se processam com a solução de ureia AdBlue. Graças a esta inovação não só se diminuíram as emissões de partículas, como também se alcançou uma redução enorme do consumo de combustível. Além disso, esta tecnologia permite uma configuração óptima do motor, pelo que o tractor mostra em todo o momento um comportamento dinâmico e um alto nível de rendimento.
O consumo de AdBlue representa como média aproximadamente sete por cento do consumo de diesel. Os clientes podem adquirir a solução de ureia directamente no seu fornecedor habitual de combustível, pelo que não se produzem despesas adicionais. Por seu lado, o AdBlue encontra-se já disponível em toda a Europa ocidental e também pode adquirir-se no resto do mundo através da AGCO Parts. "Conheço o AdBlue do sector dos camiões; o manejo é muito simples e tenho a convicção de que a tecnologia SCR representa o futuro, entre outras razões, graças ao seu respeito pelo meio ambiente", afirma Fabian Riedinger, empregado da exploração agrícola de Manfred Schwarz em Hilzingen, junto ao Lago de Constança.

Conceito de veículo totalmente novo
Ao incorporar a cabina x5 da série 900 Vario na série 800 Vario, a Fendt disponibiliza umas condições de trabalho perfeitas. "A cabina é muito espaçosa e cómoda", afirma convencido Simon Esch – prestador de serviços da localidade de Steinbroon na Renânia-Palatinado. O conceito de veículo totalmente novo complementa-se além disso com a nova geração do sistema electrónico que a Fendt inclui no Variotronic. O novo terminal, disponível em dois modelos distintos, convence pela estrutura plana do seu simples menu, assim como pela sua prática tecnologia táctil. Por primeira vez reúnem-se num terminal o comando do tractor, o controlo de alfaias ISOBUS, o sistema de condução VarioGuide e o sistema de documentação VarioDoc, e todos eles se controlam com uma lógica de comando única: tudo fabricado a 100% Fendt. Stefan Brunn, um dos directores da empresa Brunn Agrar GbR de Hünfelden-Kirchberg, em Hessen, está convencido quanto ao novo conceito de electrónica aqui incluído: "O terminal é muito fácil de manejar e o operador habitua-se imediatamente a ele. Além disso, é fantástico que apenas se necessite de um terminal e que não haja outros componentes que reduzam a visibilidade. Por outro lado, o que mais me chamou a atenção no VarioGuide é que a entrada é muito boa e que o sistema encontre a trajectória correcta inclusivamente em terrenos com muitas curvas".

Tecnologias orientadas para o futuro

Com a nova série 800 Vario, a Fendt começou a comercializar duas tecnologias totalmente novas nas áreas do motor e da electrónica, que também começarão a ser incorporadas nas restantes séries Vario nos próximos anos. Deste modo, com a nova série, a Fendt conseguiu satisfazer os requisitos mais importantes dos seus clientes, assim como desenvolver um tractor com uma máxima rentabilidade que, além de se destacar pelo seu reduzido consumo de combustível, pelo seu cómodo posto de trabalho e pelo seu simples manejo, oferece também umas funções completamente optimizadas.

Publicado em: 13 SET 2010
GalleryGallery