Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Fendt com novo topo de gama de 390 cv, o 939 Vario


Com a série 900 Vario, que tem uma gama de potência compreendida entre 240 e 390 CV, a Fendt é capaz de responder às novas necessidades e, com o modelo de última geração 939 Vario, de 390 CV de potência, oferece o tractor convencional mais potente que existe actualmente no mercado. O rendimento da Fendt é também excepcional graças à velocidade máxima de 60 km/h. Graças ao maior tamanho dos pneus, que têm um diâmetro de até 2,15 m, assim como ao peso total permitido de até 18 toneladas, o 939 Vario converteu-se no tractor convencional com elevada força de tracção que o sector necessita actualmente. O elemento chave deste aumento da potência é o novo motor Deutz de seis cilindros, com 2.000 bar e sistema de injecção de alta pressão Common-Rail. Graças ao aumento do curso e do diâmetro, foi possível conseguir uma cilindrada de 7,8 l e, assim, uma potência de 390 CV. O excelente comportamento dinâmico do motor Deutz, que dispõe de um sistema de refrigeração optimizado, não se consegue apenas com uma injecção precisa, mas também com o novo turbo-compressor, que incorpora uma válvula de descarga regulada electronicamente. No Fendt 900 Vario também está implementada a tecnologia SCR, o que se reflecte na poupança de combustível e no cumprimento da normativa de gases de escape do nível 3b (Tier IV interim).

O novo Variotronic da Fendt também assenta novas bases com a nova série Vario. O novo terminal, disponível em dois modelos distintos, convence pela estrutura plana do seu menu simples, assim como pela sua configuração plana e o prático ecrã táctil, todas elas características habituais nos meios modernos, a isto há que acrescentar a robustez que o tractor apresenta na utilização em campo. Um único terminal permite controlar a utilização do tractor, assim como o controlo de implementos ISOBUS, o sistema de auto-condução Varioguide, a documentação Variodoc, e a representação de imagens da câmara; além disso, também é possível gerir toda a informação com uma única lógica de manejo.

Outra inovação que a Fendt apresenta com a nova série 900 Vario é o primeiro sistema ABS disponível de série para tractores convencionais, que se põe em marcha através do sistema de travagem pneumático. Esta função é apenas conhecida nos automóveis e nos camiões, pelo que a sua incorporação num tractor supõe um grande desafio. Quatro sensores nas rodas com travões individuais detectam a velocidade das rodas durante a travagem e controlam a pressão de travagem através de válvulas, o que evita um bloqueio de qualquer uma das rodas individualmente. Desta maneira garante-se um comportamento da direcção estável, inclusivamente ao travar em curvas ou em condições de piso irregular, o que por sua vez evita que o veículo saia da sua trajectória.

Publicado em: 17 SET 2010
GalleryGallery