Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Primeira reconstrução do trem de potência de um dumper articulado Cat


A empresa francesa ECT (Enviro – Conseil – Travaux) decidiu recentemente aproveitar as vantagens do serviço de reconstrução do trem de potência certificado da Caterpillar (CTP) para dois dos seus Dumperes Articulados Cat 740 Ejector. Estas serão as primeiras reconstruções praticadas em dumperes articulados a nível mundial. Bergerat Monnoyeur, o distribuidor Cat francês, encarregou-se de as levar a cabo.

 “O serviço de trem de potência certificado da Caterpillar que Bergerat Monnoyeur nos ofereceu, pareceu-nos uma opção muito rentável. Permite-nos aproveitar as vantagens de uma máquina com motor, transmissão e eixos praticamente novos e uma renovação exterior por aproximadamente metade do preço de uma máquina nova. Além disso, inclui uma garantia alargada de três anos que cobre todo o trem de potência. E a verdade é que tínhamos a certeza que a experiência e os conhecimentos do pessoal técnico do nosso distribuidor Cat nos assegurariam uma renovação da mais alta qualidade”, assim explica Pascal Beslay, Director de exportação da ETC, as razões pelas quais se optou pela reconstrução em vez da aquisição de uma máquina nova.

Realizou-se um estudo inicial para avaliar as vantagens potenciais, seguido de inspecções detalhadas da máquina e uma planificação. Após esta tarefa, levou-se a cabo o processo de renovação e os testes exaustivos de rendimento. A duração total do processo (tarefas de desmontagem, renovação, pintura e montagem) para cada uma das duas máquinas foi de aproximadamente 1.200 horas. Ambas as máquinas já estão em funcionamento.

Sustentabilidade em acção
A ECT é uma empresa especializada no armazenamento de resíduos inertes produzidos na construção e em projectos de engenharia civil, assim como na sua utilização posterior para a recuperação e a restauração de zonas em ruínas. Actualmente, a empresa trabalha com aproximadamente sete milhões de toneladas de materiais transportados por prestadores de serviços a 14 centros de reciclagem da região de Paris e do sul de França. Entre eles há duas minas de gesso, nas quais o mineral que se extrai se substitui por resíduos inertes para estabilizar a escavação e prevenir derrubes ou afundamentos. Foi uma das primeiras empresas da Europa a comprar Dumperes Articulados 740 Ejector em 2004.

“Para nós o 740 Ejector é a máquina que melhor se adapta às nossas aplicações subterrâneas, nas quais há limitações de altura, raio de viragem e visibilidade". Com a sua carga útil de 38 toneladas e os seus longos intervalos de serviço, o 740 Ejector demonstrou ser tão produtivo nos trabalhos subterrâneos como o seria um Dumper Articulado 740 normal que trabalha à superfície. Com ele, podemos mover mensalmente até 50.000 metros cúbicos de material trabalhando com um único turno de trabalho”, comenta Pascal Beslay.

No entanto, inclusivamente as máquinas mais robustas têm uma vida útil limitada. Sobretudo se trabalham debaixo da terra e submetidas a grandes quantidades de pó, vibrações e impactos. Em 2009 era óbvio que, após mais de 8.000 horas de funcionamento, a ECT teria que equacionar a sua substituição.


“Somos uma empresa cuja preocupação principal é a sustentabilidade e cuja actividade empresarial está relacionada com a conservação e a restauração do meio ambiente. Por isso questionamo-nos se teria sentido deitar fora directamente uma máquina Cat para a substituir por uma nova, quando existem outras alternativas mais rentáveis e respeitadoras com o meio ambiente. Claro que não!”, afirma Joel Labille, consultor meio ambiental da ECT.

“É uma solução à qual não nos podemos opor”, expõe Pascal Beslay. “A vida útil das duas máquinas foi ampliada em pelo menos 50%. Da mesma forma que o trabalho que realizamos, é um exemplo perfeito de sustentabilidade em acção”.

Programa de trem de potência certificado Cat
• Restabelece o trem de potência para que funcione como novo
• O programa cobre o radiador, o motor, a transmissão, o conversor de binário, o comando final e o eixo
• Aproximadamente 200 testes e inspecções dos componentes do trem de potência
• Substituição ou reacondicionamento de aproximadamente 3.000 peças que incluem interruptores eléctricos do trem de potência, sensores, unidades de envio, módulos de controlo electrónico, maços de cabos do motor, chumaceiras, juntas, vedantes e mangueiras refrigerantes
• Incorporação de melhorias de engenharia e actualizações fundamentais
• Cobertura alargada do trem de potência disponível.

Publicado em: 17 SET 2010
GalleryGalleryGalleryGallery