Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Caterpillar com novos empilhadores telescópicos para agricultura


Os empilhadores telescópicos Cat® oferecem rendimento, controlo e versatilidade aos mercados agrícolas

Os Empilhadores Telescópicos Cat TH336, TH406, TH337 e TH407 dispõem de sistemas que melhoram o seu rendimento e produtividade. Estes empilhadores telescópicos agrícolas foram desenhados especificamente para a sua utilização em explorações pecuárias e em aplicações agrícolas. As máquinas têm uma capacidade máxima de carga de 3.300 kg a 3.700 kg. Cada uma delas apresenta uma lança com duas secções. Os modelos TH336 e TH406 alcançam uma altura de elevação de 6,1 metros e os modelos TH337 e TH407 alcançam uma altura de elevação de 7,3 metros.

Estes modelos dispõem de um motor diesel Cat C4.4 que possui a certificação da normativa sobre emissões de Etapa IIIA (Fase 3). O motor standard de 74,5 kW turbo-alimentado e pós-refrigerado controla-se de forma mecânica; e para estes modelos também se dispõe de um motor opcional de 93,1 kW com turbo-alimentação electrónica e pós-refrigerado.

O trem de potência também apresenta um diferencial de patinagem limitado instalado no eixo frontal para melhorar a tracção sobre qualquer tipo de solo. A elevada altura livre ao solo e a excelente flutuação que oferecem as rodas de 609 mm convertem estes modelos na solução ideal para as aplicações fora de estrada. A servo-transmissão sincronizada e o sistema de impulsão com conversor de binário exclusivo permitem uma vida útil prolongada e sem problemas. O sistema de refrigeração avançado com ventilador reversível opcional Cleanfix®, desenhado para limpar radiadores e grelhas obstruídas, oferece um elevado rendimento nas aplicações mais exigentes.

Os novos empilhadores telescópicos Cat incorporam um sistema hidráulico com detecção de carga capaz de produzir uma força de elevação e de escavação superior e de manejar as três funções da lança de forma simultânea e proporcional. Um controlo mais suave e lógico da lança e do implemento permite ao operador ser mais produtivo, eficiente e preciso. Os empilhadores telescópicos incorporam hastes em Z e uma maior força de arranque para melhorar o rendimento de escavação em relação a modelos anteriores.
 
O sistema de suspensão da lança opcional está formado por dois componentes: a suspensão de lança (controlo de amortecimento) e a flutuação da lança. Ambos estão disponíveis para as aplicações agrícolas destes empilhadores telescópicos. Quando está activo, o controlo de amortecimento proporciona mais comodidade ao operador em deslocamentos a maior velocidade. Com o controlo activo e a uma velocidade superior a 5 km/h, a lança estará amortecida para melhorar a retenção da carga e aumentar a comodidade do operador. Quando está activo o amortecimento da lança permite que esta se mova livremente (subida/descida) enquanto o implemento acompanha os contornos do terreno.


Desenhados pensando na eficiência e comodidade do operador 

Os modelos dispõem de uma cabina espaçosa e cómoda com uma excelente visibilidade em todas as direcções graças à maior área envidraçada da cabina. A disposição dos comandos e uma única alavanca universal electro-hidráulica do sistema hidráulico facilitam o trabalho do operador, e o botão de desligamento da transmissão da alavanca permite ao operador encaminhar a potência do motor para a lança para agilizar o seu funcionamento.

O painel de instrumentos inclui um monitor LCD e oferece uma ampla gama de informação, onde se inclui a velocidade da máquina, as horas de funcionamento, o nível de combustível, a temperatura do refrigerante e as mensagens de erro. O indicador de estabilidade longitudinal equipado de série permite ao operador comprovar de forma constante e progressiva a estabilidade de avanço da máquina, com um sistema de desconexão para as funções de extensão e de descida se a carga excede o limite recomendado.

Os empilhadores telescópicos dispõem de três modos de direcção à escolha: direcção de 2 rodas, direcção de 4 rodas e direcção em paralelo. Os distintos modos melhoram o controlo e proporcionam a manobrabilidade necessária para se deslocar pela exploração. O raio de viragem é pequeno e, ao mudar os modos de direcção, as rodas alinham-se automaticamente e adoptam a posição mais adequada.  


Versatilidade e manutenção mais simples
Os empilhadores telescópicos estão dotados de uma grande variedade de implementos Cat (forquilhas, baldes, garfos e outras ferramentas específicas) para realizar numerosas tarefas com distintos tipos de materiais em toda a exploração. O acoplamento rápido manual da Caterpillar é incluído de série e permite ao operador mudar os implementos rapidamente. Um acoplador rápido hidráulico opcional permite ao operador mudar as ferramentas de trabalho de maneira rápida e eficiente sem sair da cabina.

Publicado em: 29 SET 2010
Gallery