Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Jornadas Técnicas de Operações Florestais com saldo muito positivo


“O sucesso do evento prova a importância da floresta em Portugal e que o sector se preocupa com o saber fazer e com a dignidade do trabalho florestal”. Foi esta a mensagem deixada pela Direcção da ANEFA, na sessão de abertura das Jornadas Técnicas de Operações Florestais, que decorreram a 28 e 29 de Setembro, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique em Loures. Com temáticas bem actuais e pertinentes, e baseado em apresentações de excelência, o evento teve como objectivo dar a conhecer novos equipamentos afectos ao sector florestal e debater as suas práticas de utilização. Das técnicas e conceitos aplicados à produção de material florestal de reprodução, do planeamento à exploração florestal e aproveitamento de resíduos, as jornadas focaram a perspectiva operacional dos trabalhos florestais, confirmando que o sector tem uma relevância económica, ambiental e social impar.
Com uma ocupação de cerca de 38% do território nacional, e assente em diversas oportunidades e desafios, a floresta portuguesa é hoje responsável por cerca de 3,2% do PIB nacional, e associa-se ao grau de exigência e competitividade do mercado, quer ao nível da qualidade dos produtos e serviços, como da conservação e melhoria dos recursos naturais.
Como nota final, e porque a ANEFA acredita na modernização e capacitação do sector, afirmou: “Para limpar o mato não chega ser soldado, preso ou desempregado como os políticos pretendem fazer crer. É necessário saber fazer."


O balanço das jornadas e respectivas apresentações serão disponibilizados em www.anefa.pt
Published on: 01 OCT 2010
GalleryGallery