Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Novas e revolucionárias UPS sem baterias da Caterpillar


Barloworld STET apresenta solução Caterpillar de alimentação ininterrupta de energia eléctrica com autonomia ilimitada

Energia de qualidade. É deste conceito que se fala quando estamos na presença de uma Caterpillar flywheel UPS.

Apresentando-se no mercado da energia como uma Empresa de Soluções de Energia, e não como um mero fornecedor de equipamentos, a Barloworld STET apresenta o mais recente produto da área de Sistemas de Energia da Caterpillar.

A CAT UPS é um equipamento que não se limita a garantir a ininterruptibilidade do fornecimento da energia aos consumidores. A CAT UPS interage continuamente, corrigindo todas as características da energia eléctrica proveniente da fonte, garantindo uma qualidade perfeita dessa mesma energia entregue à carga crítica da instalação.

Utilizando uma tecnologia inovadora patenteada pela Caterpillar, a UPS dinâmica tem como pedra basilar o armazenamento de energia cinética num volante de inércia com um peso aproximado de 350Kg, que roda continuamente a 7700 rpm, num ambiente de vácuo, reduzindo assim o atrito a valores desprezíveis.

A configuração da CAT UPS assenta na filosofia “parallel online”, evitando assim as eventuais perdas provocadas pela dupla conversão (AC/DC - DC/AC) existente nas convencionais UPS de baterias. Conforme ilustrado, entre a entrada e a saída da CAT UPS apenas existem aparelhos de corte e comando. O circuito de potência da CAT UPS está ligado em paralelo com a linha principal de alimentação.

Na esmagadora maioria dos eventos, a intervenção da CAT UPS limita-se à utilização da sua electrónica (condensadores, IGBT´s, …) não descarregando qualquer energia proveniente do volante de inércia.

Apenas quando a qualidade da fonte de energia resulta numa variação superior a 10% da tensão nominal, a energia cinética contida no volante de inércia será utilizada.

Toda esta energia cinética contida no volante de inércia e a energia contida na electrónica de potência serão convertidas em energia eléctrica para alimentação das cargas, em qualquer evento de falha na rede (seja ela uma ausência total ou qualquer outro episódio de anomalia na mesma).

Assim sendo, a CAT UPS apresenta-se como a melhor solução para resolver, entre outros, os 9 maiores problemas da Rede Eléctrica: corte de energia eléctrica, apagão, subtensão momentânea, tensão de choque progressiva, ruído do circuito, distorção harmónica, subtensões momentâneas de alta voltagem, transitórios de comutação, variações de frequência.

Momento da apresentação das novas CAT UPS que ocorreu a 13 e 14 de Outubro, em Lisboa.

Com uma eficiência muito superior relativamente à solução convencional de UPS estática de baterias, a CAT UPS não só apresenta uma eficiência de 98% à plena carga, como garante uma inexcedível eficiência de 94% com apenas 40% da sua carga nominal. Valores bem distintos dos que podemos obter com as soluções convencionais de baterias.


A CAT UPS garante uma permanente correcção da energia eléctrica de entrada, graças à sua frequência de monitorização da mesma; em cada ciclo são retiradas 334 amostras da tensão da rede que originam a intervenção da CAT UPS no sentido de corrigir qualquer desvio às características da energia eléctrica desejada para alimentação da carga. Desta forma, é garantida uma forma de onda sinusoidal perfeita, um valor de tensão e frequência constantes, a ausência de harmónicos e uma correcção eficaz do factor de potência.

Demonstração dinâmica das novas CAT UPS

Esta é uma das características que distingue a CAT UPS, e que a coloca num novo patamar de excelência neste mercado: com a CAT UPS está garantido um factor de potência igual a 1 na energia consumida da rede. Com a CAT UPS não mais se ouvirá falar de necessidades de instalação de compensadores do factor de potência!

Outra das grandes vantagens da CAT UPS relativamente às soluções convencionais de baterias tem a ver com a reduzida área de implantação necessária. A título de exemplo, uma UPS estática de baterias para 250KVA necessitará de pelo menos 5 m2 de área de implantação, ao passo que a UPS dinâmica da Caterpillar não ocupa mais de 1,4 m2.

Modularidade e escalonamento da instalação segundo a evolução do negócio, controlo de custos e rapidez na implementação de soluções são, no mundo actual, preocupações cada vez mais importantes e decisivas. Também nestes aspectos a CAT UPS se revela a melhor solução de mercado: em módulos de 250KVA, a CAT UPS apresenta uma gama de potências desde os 250KVA aos 7MVA.

Estes e muitos outros aspectos constituem a base de uma nova mentalidade no mercado da energia eléctrica.






Published on: 23 OCT 2010
GalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGallery