Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

New Holland participa na 1ª exploração agrícola energeticamente independente


Exploração Agrícola Energeticamente Independente e tractor NH2™: a New Holland anuncia a constituição da primeira exploração agrícola piloto



A New Holland é pioneira na promoção e na utilização de biodiesel desde 2006. Actualmente, 85% de toda a sua gama de produtos pode trabalhar com biodiesel a 100%.

Além disso, a New Holland está já a comercializar a mais ampla gama de produtos do sector em conformidade com a norma Tier 4A, apresentada em 20 tractores e 6 modelos de ceifeiras-debulhadoras.

A marca anunciou também a constituição, na zona periférica de Turim, da primeira Exploração Agrícola Piloto Energeticamente Independente, equipada com os tractores NH2™ da New Holland.

Um projecto duplamente premiado

Vencedor da Medalha de Ouro nos Prémios de Inovação SIMA 2009 e único na sua classe a nível mundial, o extraordinário tractor NH2™, movido a células de combustível com zero emissões, gerou um enorme interesse e despertou a atenção da comunidade agrícola e de todos aqueles que se preocupam com a agricultura sustentável.

O conceito de Exploração Agrícola Energeticamente Independente concentra-se na capacidade das explorações para produzir energia eléctrica a partir de fontes naturais com baixo impacto ambiental, armazenando-a em forma de hidrogénio e reutilizando-a facilmente.

O conteúdo altamente inovador do projecto (de um ponto de vista tecnológico, energético e ambiental, bem como a sua conformidade com os objectivos da UE para a energia renovável) conquistou-lhe um lugar entre os projectos de topo do programa “Indústria 2015 – Novas tecnologias Made in Italy”, promovido pelo Ministério Italiano para o Desenvolvimento Económico.

Como resultado deste prestigiado reconhecimento, a New Holland, juntamente com 13 parceiros de consórcio, incluindo a Elasis, Envi-Park, ENEA, CNR, Verderone, Tonutti, API-COM, CRF, Ferrari Costruzioni Meccaniche, Roter Italia, Sapio e Zefiro, será financiada pelo Ministério, que contribuirá com aproximadamente metade do investimento total de cerca de 11 milhões de euros para desenvolver a segunda geração de novos tractores NH2™.
 
A primeira exploração agrícola piloto

O ensaio prático terá início na Exploração Agrícola La Bellotta em Venaria, a poucos quilómetros de Turim. Em finais de 2011, a exploração agrícola assistirá à introdução da segunda geração de tractores NH2™ da New Holland, que serão utilizados para testar acessórios movidos a electricidade, tais como semeadores, plantadores, transplantadores e espalhadores.

O tractor movido a hidrogénio NH2™ utiliza a tecnologia de células de combustível para gerar electricidade que acciona o seu motor de transmissão eléctrica, o equipamento auxiliar incorporado e mesmo os acessórios eléctricos de plantação. Com base no tractor T6000 da New Holland, o modelo em utilização na exploração La Bellotta possuirá três células de combustível com uma potência total de 100 kW.

No âmbito do projecto, serão avaliados vários métodos de produção do hidrogénio que abastece o tractor NH2™, incluindo a electricidade produzida a partir de fontes renováveis até ao mais inovador processo de reformação por vapor do metano de “reduzida” escala.


O primeiro caso envolverá a electrólise utilizando a electricidade produzida pela unidade fotovoltaica da exploração agrícola. O segundo método utilizará o metano fornecido pelos digestores da unidade de biogás de 1MW, que começou a funcionar recentemente em La Bellotta.

Para além de produzir hidrogénio e de satisfazer todas as necessidades energéticas da exploração agrícola, a unidade conseguirá fornecer electricidade suficiente à rede nacional para satisfazer as necessidades diárias de cerca de 10 000 pessoas em termos de energia.

 “Escolhemos La Bellotta,” afirma Riccardo Morselli do Departamento de Inovação e Desenvolvimento do Produto da New Holland, “porque os seus programas de desenvolvimento de energia sustentável estão em perfeita harmonia com o conceito de Exploração Agrícola Energeticamente Independente e ofereceu-nos a oportunidade de demonstrar que o tractor movido a hidrogénio não é, como o defendem alguns cépticos, um simples exercício de estilo, mas uma realidade que mudará o futuro e o impacto da agricultura mundial.”

Para permitir o trabalho dos tractores NH2™, a exploração agrícola será equipada com um depósito de armazenamento de hidrogénio e uma estação de abastecimento especial com um compressor.


La Bellotta: precursores da agricultura sustentável

Criada em meados dos anos 50, a Exploração Agrícola La Bellotta expandiu-se gradualmente até atingir o seu tamanho actual de 400 hectares: possui 100 hectares de talhadias geridas para produção de lenha, 25 hectares de plantações de árvores de qualidade para produção de madeira e cerca de 250 hectares em fase de cultivo para produção de milho, sorgo e triticale para a unidade de biogás.

Outros 40 hectares são cultivados com gestão de solo orgânico e fornecem alimento para as 9000 galinhas poedeiras de ovos orgânicos para uma marca líder.

“Sempre acreditámos na agricultura sustentável e orgânica,” afirma o proprietário da exploração agrícola, Luca Remmert, “e estivemos entre os primeiros nessa área para praticar cultivo mínimo e plantio directo e para efectuar a separação de resíduos e a recolha de óleo usado, muito antes de se terem tornado actos obrigatórios.”

Em 1994, a exploração La Bellotta começou a mover-se na direcção da produção de energia renovável, testando várias culturas, como a de beterraba, girassol, linho e colza. Em 2007, a exploração instalou uma unidade fotovoltaica de 3000 m2 com um rendimento de 180 kW.

“Os cereais cultivados por nós cobrem o total anual de biomassa necessária para abastecer a unidade,” continua Remmert, “Além disso, temos ainda os produtos provenientes da ceifa e o estrume das galinhas, vitais para o processo de conversão de biomassa em metano nos dois digestores da unidade”.

“O ciclo fecha-se quando utilizamos até 15.000 toneladas de lamas e lodos de digestores gerados anualmente como um subproduto do processo, sendo um fertilizante excelente para os nossos terrenos. O calor excedente é utilizado para a próxima construção de uma rede de aquecimento à distância para abastecer a área industrial circundante com calor para utilizações técnicas”.

A exploração agrícola já possui uma frota de tractores da New Holland, incluindo um T7070 Auto Command, um T6090, um T6070 Elite, um T6020 Elite e um T4050. Aproveitou a oportunidade para se tornar na primeira exploração a testar o modelo movido a hidrogénio NH2™ em condições de trabalho reais.


“Para nós” afirma Luca Remmert, “representa a realização de um sonho que começou há muitos anos e que se foi tornando gradualmente numa realidade: praticando agricultura sustentável e orgânica, sendo auto-suficientes em termos energéticos e agora, com o tractor NH2™ da New Holland, atingindo o objectivo de zero emissões”.

Estão disponíveis informações detalhadas sobre o tractor movido a hidrogénio NH2™ da New Holland, o conceito de Exploração Agrícola Energeticamente Independente e a estratégia de Líder em Energia Limpa no novo sítio da Web www.thecleanenergyleader.com   

Published on: 26 OCT 2010
GalleryGalleryGalleryGallery