Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Nova carregadora compacta de rastos Caterpillar 259B Série 3


259B Série 3 de Levantamento Vertical – com Material Rodante Totalmente Suspenso

A nova 259B3 é uma máquina de alto desempenho e altamente manobrável que foi incluída na linha de Carregadoras de Rastos Compactas (CTL) Cat. Com a combinação da sua plataforma CTL de estrutura pequena com o motor Cat C3.4T DIT, altas forças de desagregação e desempenho hidráulico auxiliar forte, a Caterpillar desenvolveu a 259B3 como uma máquina com alta "densidade de potência", capaz de executar os trabalhos mais difíceis em espaços confinados. Com recursos especiais, como material rodante de aço independente totalmente suspenso, rastos de borracha com aço integrado de alta resistência, sistema hidráulico potente e posto do operador refinado, a 259B3 completa a linha CTL fornecendo uma máquina versátil e durável, que funciona de maneira produtiva em más condições de solo e ambientes agressivos.

Em 35 por cento da carga de inclinação, a capacidade operacional nominal da 259B3 é de 937 kg, 1.338 kg em 50 por cento da carga de inclinação, aumentando para 1.360 kg com o contrapeso opcional. A articulação da carregadora de levantamento vertical fornece à CTL 120 3.046 mm de levantamento, aliado a um excelente alcance, para facilitar o carregamento de camiões e o posicionamento preciso dos materiais.

Com potência nominal líquida de 71 HP (53 KW), a 259B3 é movida pelo motor C3.4T DIT, que está em conformidade com as regulamentações de emissões do Nível 4 do EPA dos EUA e da Fase 3A da União Europeia. Este motor de eficiência comprovada fornece velocidade e binário amplos em aplicações difíceis, e aliado ao sistema anti-paragem Cat, a 259B3 pode ser operada com aceleração parcial, reduzindo o consumo de combustível e os níveis de ruído.

Material rodante durável e de fácil mobilidade
A 259B3 é a única máquina da categoria com material rodante padrão, independente e totalmente suspenso. Projectada e fabricada pela Caterpillar, o material rodante usa quatro eixos de torção reforçados (membros tubulares concêntricos protegidos por material elastomérico). Estes eixos extremamente duráveis movem-se de forma independente para isolar o chassis da máquina do material rodante e absorver grande parte do impacto da operação em terrenos irregulares. O cliente perceberá os benefícios da suspensão na forma de deslocamento suave, mesmo em alta velocidade, excelente retenção da carga, maior produtividade, vida útil estendida dos componentes da máquina e do material rodante.

O material rodante usa roletes de ferro fundido e flange tripla equipados com vedações Duo-Cone exclusivas da Caterpillar. As rodas-guia grandes e reforçadas, dianteiras e traseiras, proporcionam um raio generoso que reduz a flexão dos rastos, prolongando a vida útil dos rastos, e contribui com a suavização do percurso. As rodas-guia dianteiras incorporam um sistema de molas tensoras semelhante ao usado em Tractores de Rastos Cat maiores.


Dois motores hidráulicos reforçados de duas velocidades accionam os comandos finais planetários da 259B3, que conduzem as rodas motrizes inteiriças de aço. Este poderoso sistema de comando é combinado com rastos de borracha com aço integrado que fornecem uma área de 1.495 mm de contacto com o solo para manter a movimentação produtiva da 259B3 em operações difíceis de escavação ou laminação e em condições de solo ruim. A 259B3 pode ser equipada com rastos de 320 mm ou de 400 mm dependendo das necessidades do cliente, o que gera uma pressão no solo, respectivamente, de 41,2 kPa e 34,4 kPa. O sistema de deslocamento padrão de duas velocidades é um projecto verdadeiramente "sem comprometimento". Os motores planetários de accionamento de redução fornecem excelente binário para puxo, escavação e laminação, ao mesmo tempo que proporcionam a velocidade necessária para alta produtividade até 13,6 km/h.


Sistema hidráulico de alto desempenho
As bombas hidráulicas para o sistema de implemento da 259B3 (lança e balde) e o sistema auxiliar (para accionar as ferramentas de trabalho) são accionadas directamente pelo motor, eliminando as correias de comando intermediário para assegurar o máximo de eficiência, desempenho e fiabilidade. O sistema auxiliar robusto fornece fluxo de óleo de até 83 l/min. com pressões de até 23.000 kPa, gerando uma potência hidráulica nominal calculada de 42,8 HP (31,9 kW).

A 259B3 está equipada com mangueiras hidráulicas Cat ToughGuard XT™ para maior resistência à abrasão, e tubulações auxiliares (com acopladores rápidos reforçados de face plana) são conectadas ao braço de levantamento. O acoplador de ferramenta de trabalho universal é um equipamento padrão, e está disponível um acoplador activado hidraulicamente.

O arrefecedor de óleo hidráulico de alta eficiência, usado em conjunto com um ventilador de arrefecimento accionado hidraulicamente, mantém o funcionamento eficiente da 259B3 em ambientes com altas temperaturas, mesmo com a operação contínua da ferramenta de trabalho. O ventilador hidráulico de velocidade variável gira a hélice apenas na velocidade exigida pela máquina, o que melhora a eficiência do consumo do combustível, reduz os níveis de ruído e proporciona o aquecimento mais rápido da máquina.

Conforto, conveniência e segurança para o operador
Projectada para proporcionar conforto, conveniência e segurança na medida certa, o espaçoso posto do operador da 259B3 possui joysticks de controlo piloto de baixo esforço – o do lado direito controla as funções de levantamento e inclinação, o do lado esquerdo controla a direcção e a velocidade. Os joysticks fornecem o controlo proporcional preciso das funções hidráulicas auxiliares, e os joysticks Deluxe opcionais expandem a capacidade da 259B3 com controlo sobre as funções eléctricas da ferramenta de trabalho. Ambas as opções de joystick fornecem a conveniência do controlo do fluxo auxiliar contínuo ou intermitente com apenas um toque.

A capota ROPS aberta padrão (com vidros nas partes superior e traseira) pode ser instalada com uma porta de cabina, vidros laterais, assento de suspensão, aquecedor e ar condicionado. Com ambos os aceleradores de mão e pé como equipamentos padrão, a 259B3 pode ser configurada para operação em velocidade constante (abre valas ou fresagem, por exemplo) ou em velocidade variada (carregamento de camiões e carregamento e transporte). Um sistema anti-paragem foi projectado para evitar a paragem do motor, mesmo com aceleração parcial, equilibrando constantemente as necessidades de velocidade e binário.

A válvula de abaixamento com motor inoperante reformulada aumenta ainda mais a segurança da operação, pois fornece um meio mais positivo e fácil para abaixar os braços de levantamento (e uma saída segura para o operador) se a máquina ficar sem combustível ou o motor parar com os braços de levantamento erguidos.

Facilidade de manutenção

A porta traseira da 259B3 abre-se para permitir o acesso a ambos os lados do motor e a todos os pontos de manutenção de rotina. Um conjunto de arrefecimento escamoteável exclusivo permite que o radiador e o arrefecedor de óleo sejam higienizados rapidamente, e a cabina escamoteável fornece acesso aos principais componentes e tubulações do sistema hidráulico. Para auxiliar mais o técnico de manutenção, toda a fiação eléctrica é codificada por cores e uma válvula de amostragem Cat S.O.S.TM assegura o monitoramento regular e preciso do fluido hidráulico.

Publicado em: 24 NOV 2010
GalleryGallery