Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Mercado de Máquinas Industriais sem sinais de retoma


No período de Janeiro a Novembro de 2010 foram vendidas 1.228 máquinas de movimentação de terras e 1.255 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa um decréscimo do mercado de 7,9% e de 5,3%, respectivamente, relativamente ao período homólogo do ano anterior.
Relativamente ao segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas neste período cifraram-se em 862 unidades o que representa uma descida de 5,6%, relativamente ao mesmo período do ano anterior, o qual está a ser determinado pelo forte decréscimo das vendas de todos os tipos de máquinas excepto das motoniveladoras (+75%) e das escavadoras de rastos (+5,2%).
Relativamente ao equipamento mini, as vendas acumuladas registaram, igualmente, uma quebra de 12,9% devido ao decréscimo, quer, das vendas de mini pás de rodas (-12,6%), quer, das de mini escavadoras de rastos (-13,1%). Quanto ao mercado de movimentação de cargas, a quebra foi de 5,3% e estendeu-se a todos os tipos de empilhadores com a excepção dos eléctricos (+1,6%).
Relativamente à evolução do mercado das máquinas de compactação e de pavimentação no mesmo período, seguiu a tendência dos restantes mercados e registou um acentuado decrésmo de cerca de 23%, face ao mesmo período do ano anterior. Este decréscimo foi determinado pelas quedas das vendas, quer, da compactação pesada (-11,8%), quer, da compactação ligeira (-24%), quer, de pavimentadoras (-47,1%).
Em termos da evolução homóloga mensal ao longo destes onze meses, verificou-se que o mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras voltou a baixar intensamente (-40,6%), tal como o mercado das máquinas ligeiras (-35%) o dos empilhadores (-24,9%).

Fonte: ACAP

Published on: 22 DEZ 2010
Gallery