Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

GD555-5 & GD675-5 : As Motoniveladoras Komatsu de volta à Europa


As motoniveladoras Komatsu retornam ao mercado europeu. Desenhadas e fabricadas no Japão as motoniveladoras GD555-5 e GD675-5 combinam as características da série anterior (Dash 3) com novas características focalizadas no elevado desempenho, eficiência de combustível, conforto e segurança do operador, assim como na facilidade de manutenção.

O coração destas motoniveladoras é um potente motor de baixas emissões e de controlo electrónico, com injecção common rail, este motor SAA6D107E-1 da Komatsu cumpre as normas EU stage 3A e EPA tier 3. Ambas as máquinas têm sistema de 3 estágios de variação da potência (VHPC) e o consumo de combustível é mais baixo que nas máquinas da série anterior. A selecção do modo de trabalho oferece um compromisso entre “potência” e “Economia”. O modo “Economia”, para manuseamento de materiais fáceis, nivelamentos e espalhamentos de material solto, ou simplesmente para deslocação, o controlo da velocidade do motor reduz o consumo de combustível nos significativos 20%. No modo “Potência”, o motor oferece um pico de desempenho e capacidade de produção máxima, para deslocações em declives com cargas ou para o corte de materiais mais duros.

A Komatsu desenvolveu e fabrica todos os componentes da transmissão melhorando o desempenho e custos operacionais, com um conversor de binário combinado com transmissão automática. Prevenindo assim a paragem do motor quando sob grande cargas facilitando a operação durante condições mais pesadas, facilitando a deslocação a baixa velocidade. A combinação do conversor de binário com bloqueio (Modo Automático) ou transmissão directa (Modo Manual) permite sempre a melhor operação qualquer que seja o tipo de aplicação. 
O novo conversor de binário da Komatsu tem um sistema de bloqueio, permitindo mudar de forma automática entre conversor de binário e transmissão directa de modo a oferecer sempre a força de tracção com a maior eficiência possível.

Outro ponto essencial das motoniveladoras é o excelente controlo da lâmina.
Com um raio de viragem extra curto e comandos ergonómicos, de baixo esforço, as novas GD555/GD675-5 incluem uma válvula de comando multifunção com flutuação e PCV (Pilot Check Valve) desenhados e construídos pelo Komatsu especificamente para as motoniveladoras, permitindo um controlo e velocidade de resposta precisos e imediatos. Uma longa distância entre eixos e o grande ângulo de articulação facilitam a operação  e oferecem maior rigor no nivelamento e de forma mais fácil. Os ângulos de inclinação da lâmina superiores ajudam no enrolamento do material, reduzindo a carga na lâmina e aumentando a produtividade. 

Para uma segurança e conforto acrescidos, a visibilidade quer para a lâmina, quer para a frente ou traseira foi melhorada graças à cabina hexagonal e janelas nas portas. O ruído aos ouvidos do operador é de apenas 74 dB(A) (ISO 6396), devido ao uso de sinoblocos para diminuição do ruído e vibrações.

A ventoinha de accionamento hidráulico é reversível para limpeza dos radiadores. Reduz também de forma considerável o ruído e perdas de potência. O reabastecimento é facilitado pois pode ser realizado ao nível do solo.


KOMTRAX™, o sistema exclusivo de monitorização via satélite da Komatsu faz parte do equipamento standard e permite monitorizar toda a informação essencial sobre o equipamento directamente no seu computador.
A variedade dos parâmetros estão disponíveis para de forma fácil determinar o estado do equipamento. Pode monitorizar as máquinas em operação e optimizar aumentando a eficiência e a manutenção proactiva.

Características:

Motoniveladoras Komatsu GD555-5 & GD675-5


                                                    GD555-5      GD675-5
Potência (bruta)                               146 kW      165 kW
Peso em operação                         15.135 kg    15.955 kg
Comprimento da lâmina                     3,71 m        4,32 m
Comprimento total                         10.365 mm  10.575 mm
Altura total                                     3.200 mm    3.200 mm
Ângulo articulação                               25°             25°
Lâmina                                           3.710 mm    4.320 mm
Lâmina (opcional)                            4.320 mm    4.320 mm
Elevação máx. lâmina                       480 mm       480 mm
Profundidade máxima corte               615 mm       615 mm
Ângulo máximo, direito e esquerdo        90°            90°
Raio mínimo viragem                           7.3 m         7.4 m
Sistema hidráulico                              CLSS         CLSS

Published on: 27 DEZ 2010
GalleryGalleryGalleryGallery