Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Estreia mundial para a enfardadeira 1190E da John Deere

A estreia mundial do novo 1190E foi celebrada na feira Mundial de Bioenergia em Jönköping, na Suécia, em Maio de 2010.
A feira de Bioenergia Mundial é diferente da maior parte das feiras nas quais a John Deere participa. Os visitantes têm interesses diversos e vêm de todas as partes do mundo. O único interesse que partilham em comum é a conservação do meio ambiente. Em razão disso a estreia mundial na feira de uma nova enfardadeira de resíduos florestais para energia, causou uma agradável surpresa.
Todos os visitantes mostraram muito interesse no 1190E. Uma das razões para isso, foram os recentes relatórios comparando diferentes soluções de aproveitamento de resíduos florestais para energia, os quais concluem que o sistema de enfardamento tem vantagens muito interessantes.
Este ano, o número de visitantes do sector florestal foi muito maior. Alguns deles foram entrevistados sobre o desempenho e as características da versão anterior da enfardadeira, o 1490D. As suas opiniões e informações constituíram um importante avanço para o desenho do novo 1190E.
No trabalho diário com as máquinas, criam-se especialistas sobre os aspectos que realmente funcionam na prática. Por isso, foi especialmente interessante vê-los a rodear a máquina e sentados para experimentar o 1190E. Analisavam um detalhe específico e sinalizavam afirmativamente com a cabeça em sinal de aprovação. Era como se estivessem verificando tudo mentalmente.
Erik Östergren, um dos mais experientes operadores de enfardadeiras em todo o mundo, foi contratado para trabalhar no stand da John Deere Forestry e para analisar simultaneamente o novo 1190E. Ele estava curioso para verificar as mudanças em relação ao modelo anterior.
Alguns detalhes que poderão parecer de menor importância para um operador menos experiente, são muito importantes em termos práticos para Östergren. A sua opinião mostrou ser válida para a maior parte dos operadores que tiveram oportunidade de experimentar a máquina durante a feira.
O nome 1190E pode levar a pensar que a máquina é menos potente que o modelo anterior. No início, Östergren também tinha as suas dúvidas, mas, à medida que ia testando cada detalhe a sua satisfação aumentava. De facto, o motor do 1190E é mais potente que o do 1490D. Os eixos são os mesmos Duraxles que encontramos no 1510E e a bomba hidráulica é a mesma do 1470E – uma bomba de 210cc realmente potente.
A cabina rotativa e niveladora também foi melhorada – agora o operador não se cansa tanto durante longos dias de trabalho.
O enfardamento de material seco provoca muita poeira, mas a pressão na cabina mantém essa poeira lá fora. Já o sistema de refrigeração com ventoinha reversível mantém a temperatura de trabalho perfeita.
“Realmente gostei do que vi. Os engenheiros seguiram à risca a opinião dos clientes,” afirma Östergren.

Published on: 31 JAN 2011
Gallery