Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Cimag 2011 com resultados interessantes apesar da crise


Cimag 2011 registou mais de 23.000 visitantes e um volume de negócios estimado de 8 milhões de euros

•    94% dos assistentes foram profissionais ligados ao sector agro-pecuário e de maquinaria agrícola.

•        Este certame de maquinaria de forragem acolheu 238 empresas expositoras que exibiram cerca de 1.000 máquinas com um valor superior a 15 milhões de euros.

A quinta edição do Certame Internacional de Maquinaria de Forragem, Cimag 2011, registou durante os seus três dias de celebração, de 3 a 5 de Fevereiro, mais de 23.000 visitantes, os quais passaram pelo recinto da Feira Internacional da Galiza para conhecer as últimas inovações em maquinaria agrícola, especialmente forrageira, de muitas das mais importantes firmas do sector em Espanha e a nível internacional. Em relação ao volume de negócio gerado nesta convocatória, estima-se que pode alcançar os 8 milhões de euros.

Estas cifras são analisadas positivamente pela organização, uma vez que, apesar de se celebrar um dia menos de feira e num contexto de crise generalizada, são praticamente as mesmas que na edição de 2009, quando tinham assistido quase 24.000 visitantes e  se tinha estimado também um volume de negócios de 8 milhões de euros. Além disso, 94% dos visitantes foram profissionais ligados ao sector agro-pecuário e de maquinaria agrícola, uma percentagem propiciada por manter os três dias de feira com maior afluência de profissionais e eliminar o que contava com mais público geral, o que elevou a qualidade dos assistentes.

Reconhecido como encontro imprescindível para o sector, este monográfico voltou a converter-se durante três dias numa montra completa de maquinaria agrícola com protagonismo das últimas novidades lançadas ao mercado, e numa efectiva plataforma de negócios para colocar em contacto a oferta e a procura, o que supôs a satisfação generalizada dos expositores.


“Plan Renove”, sustentabilidade e redução de custos

O certame constituiu-se também num fórum de conhecimento para o sector através do seu programa de actividades, que acolheu diversas jornadas técnicas sobre temas de grande interesse para os profissionais do sector agro-pecuário. Assim, o doutor em agronomia e presidente da AENOR/CTN 68 “Tractores e maquinaria agrícola”, Luis Márquez, apresentou os factores chave para a redução de custos na maquinaria agrícola numa exploração, entre as quais destacou o estabelecimento de um esquema que deve começar por um plano de empresa segundo a zona e os objectivos  e acabar com uma  previsão de custos e programação do tempo para cada uma das alfaias, passando por um estudo climatológico e a selecção  de maquinaria. Este especialista também falou na mesma apresentação das tendências em maquinaria agrícola, enquanto noutra jornada informou acerca da nova normativa sobre os níveis de emissão nos motores de tractores agrícolas.

O Professor Doutor Luís Marquez durante uma das suas apresentações


Durante o decorrer da feira também se deu a conhecer que 68,8% dos tractores matriculados na Galiza têm mais de 15 anos de antiguidade e apenas 6% têm menos de 5 anos, o que supõe um notório envelhecimento do censo de tractores nesta comunidade, que ascende a 151.504 unidades. Foi durante a jornada apresentada por Nicasio Mejuto Martí, chefe do serviço de Melhoramento da Competitividade das Produções do Conselho do Meio Rural, que se assinalaram os objectivos do “Plan Renove” disponibilizado pelo Conselho para a renovação tanto de tractores como de maquinaria e detalhou os requisitos e quantias tanto desta linha de ajudas como das outras, dos colocados em marcha por este organismo para o fomento do associativismo na utilização de maquinaria agrícola e para a modernização de explorações através de planos de melhoramento e incorporação de jovens à actividade agrária.

Por outra parte, o Cimag 2011 acolheu a apresentação na Galiza da Plataforma Tecnológica de Agricultura Sustentável, realizada por Ignacio Ruíz, coordenador do grupo GH1-agrícola da Plataforma e responsável do grupo de mecanização, que apresentou as 16 associações que compõem esta entidade e explicou em profundidade tanto os três grupos que a formam como os seus critérios de actuação. Numa segunda parte da sua intervenção falou sobre a integração da sustentabilidade em maquinaria agrícola.

Concurso de Máquinas Destacadas, demonstrações e exposições

Dentro do programa de actividades da Cimag teve um peso importante o V Concurso de Máquinas Destacadas, desenvolvido para premiar a maquinaria exposta distinguida pelos seus avanços em design, prestações e qualidade de trabalho, assim como pela sua especial idoneidade para a produção de forragem. Nesta ocasião concorreram 42 inovações (75% mais que na edição de 2009, quando tinham sido 24). Por outra parte, durante os três dias de feira levaram-se a cabo demonstrações de um sistema de condução via satélite para maquinaria agrícola que permite prescindir da intervenção do condutor. Este sistema apenas tem uma margem de erro de 10 centímetros e pode-se trasladar de uma alfaia para outra em menos de 20 minutos.



Published on: 10 FEV 2011
GalleryGalleryGallery