Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Novos empilhadores eléctricos Linde de 2 a 5 toneladas


Tão únicos quanto as suas necessidades
Na feira CEMAT 2011, a Linde apresenta a sua nova série de empilhadores eléctricos de vanguarda com uma oferta de capacidades das 2 às 5 toneladas. Com nada menos do que 19 modelos standards em versão curta ou longa, alta ou baixa, o cliente encontrará o equipamento ideal para as mais diversas aplicações. Mais de 12 inovações técnicas asseguram a redução do consumo energético, a elevada produtividade, a segurança e o conforto do operador. Os empilhadores eléctricos com capacidades de 2 a 3,5 toneladas estão disponíveis a partir da exibição na CEMAT, e os equipamentos com 3,5 a 5 toneladas estarão no mercado no Outono de 2011. Durante o seu lançamento no mercado, esta série de empilhadores eléctricos foi galardoada com o IF Product Design Award 2011 – um dos prémios de desenho mais reconhecidos e com maior história – na categoria de Veículos Especiais / Construção / Agricultura.

Alta ou baixa, comprida ou compacta
Os clientes podem escolher de entre uma gama bastante ampla, com um grande número de variantes, ou seja, só pagarão aquilo que realmente necessitam. As oito capacidades diferentes, de duas a cinco toneladas estão disponíveis tanto na versão alta - com uma distância do centro de gravidade de carga de 600mm, para uma melhor visibilidade da mercadoria transportada – como na versão baixa, com uma distância ao centro de gravidade de carga de 500mm, apropriado para trabalhar em zonas com limitação de alturas, como por exemplo em contentores, ou preparação de pedidos com subidas e descidas frequentes. Nas versões altas e baixas, o cliente pode escolher ainda entre uma construção comprida ou compacta. Os modelos compridos têm uma bateria maior e proporcionam reservas de energia adicionais. Por outro lado, os modelos compactos são recomendados para zonas de trabalho confinadas ou aplicações menos severas.

Elevadas prestações graças a uma tecnologia inovadora
A chave da máxima potência instalada nesta categoria de empilhadores é o extraordinário sistema de tracção frontal por dois motores. Ambos os motores trifásicos propulsionam o equipamento com 9kW e 11,9 kW, permitindo uma rápida inversão de marcha e uma aceleração até à velocidade máxima de 20km/h num tempo recorde. Outra importante contribuição para o rendimento é a direcção activa em combinação com o eixo combi sobre-elevado, que confere a este empilhador de quatro rodas o mesmo raio de viragem e a mesma capacidade de manobra dos empilhadores de 3 rodas. O empilhador vira de forma centrada sobre o seu próprio eixo dianteiro. Isto é possível graças a um sensor de ângulo de viragem, que, quando as rodas traseiras estão inclinadas num determinado ângulo, dá ao motor interior a ordem de propulsar a roda dianteira correspondente, em sentido contrário da curva. Graças a este controlo activo, o empilhador não é empurrado pelas rodas traseiras, mas sim gira dentro do contorno do veículo. Como resultado, consegue-se uma elevada estabilidade nas curvas, um desgaste reduzido nas rodas e menos danos por colisão nas estanterias, assim como uma importante poupança de consumo energético.

Segurança e apoio para o condutor

A equipa Linde responsável pelo projecto, composta por projectistas, especialistas de marketing e vendas, técnicos de serviço, assim como responsáveis de produção e qualidade, colocou bastante ênfase nas funções destinadas a garantir a segurança e o apoio do operador. Neste sentido, foi optimizado, por exemplo, o desacoplamento do eixo de tracção. Pela primeira vez, e mediante casquilhos elásticos dispostos na suspensão do eixo de tracção, os impactos são amortizados de forma semelhante às bicicletas e motos com suspensão total. Os impactos procedentes do piso ou da plataforma dos garfos são absorvidos eficazmente. Os novos modelos têm também uma suspensão pneumática e amortecimento adicional, assim como um assento mais largo, para eliminar dentro do possível as vibrações humanas que actuam sobre o condutor.

Para medir de forma exacta e continuada o estado da bateria e evitar uma descarga profunda que causaria danos na bateria, a Linde MH desenvolveu um método de medição que combina a medição da tensão e da corrente da bateria. Esta indicação exacta do nível de descarga da bateria foi aperfeiçoada para se converter numa indicação do tempo restante que aparece no display e informar o condutor com precisão de minutos, sobre quanto tempo pode continuar a trabalhar até ter que substituir ou carregar a bateria.

Um elevado grau de segurança e uma excelente aderência ao solo, inclusivamente em condições climatéricas adversas, estão garantidos pelo primeiro sistema de controlo de tracção de série para empilhadores. Este distribui a força do motor eléctrico entre ambos os motores das rodas, assegurando assim uma excelente força de tracção, inclusivamente se uma das rodas começar a patinar. Esta estabilidade em rampas e declives deve-se ao travão automático de estacionamento que se activa de forma segura e rápida, quando o condutor desce do empilhador. Para voltar a arrancar, basta pisar o pedal do acelerador e o empilhador começará a andar suavemente sem parar. No caso de um erro de manuseamento ou uma avaria durante a condução, o veículo trava de forma controlada, sem risco de que a carga transportada caia devido a uma travagem brusca.

Poupança de recursos
Para além da configuração standard, o modo “Efficiency”, os novos empilhadores dispõem de outros modos de funcionamento, que se podem activar segundo as necessidades. No modo “Economy”, mais economizador, pode reduzir-se o consumo energético à custa do ajustamento da potência, quando esta não se necessita na sua totalidade. Em alternativa, com o modo “Performance”  pode obter-se um óptimo rendimento de transbordo. O proprietário pode estar seguro de que, inclusivamente no modo “Efficiency”, os seus empilhadores constituem o benchmark em termos de produtividade entre todos os empilhadores desta categoria de capacidade de carga.

Published on: 03 MAR 2011
GalleryGalleryGalleryGallery