Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Caterpillar amplia a sua gama de mini-escavadoras de 0,9 a 2,7 toneladas


A Caterpillar ampliou a sua gama de mini-escavadoras com três novos modelos com pesos de funcionamento de 935 kg, 1,4 e 2,7 toneladas. As mini-escavadoras aumentam a atractividade da gama de escavadoras compactas de rastos Cat®, ampliando a oferta de maquinaria para os clientes dos distintos sectores da indústria.

Cat 300.9D: a incursão da Cat no micromercado
A 300.9D pesa apenas 935 kg, o que a converteu na máquina mais pequena da gama da Caterpillar. Com uma largura total de apenas 730 mm, esta máquina é capaz de atravessar uma entrada standard e, portanto, aceder aos lugares de trabalho mais difíceis. Sem dúvida, isto será do agrado dos construtores, empresas de aluguer e empreiteiros de demolição.

O motor diesel de três cilindros refrigerado a água produz 13,7 kW (18,4 hp) e, juntamente com um sistema hidráulico de dupla bomba, gera uma força de tracção máxima do braço de 4,5 kN e uma força de arranque de 8,9 kN. A máquina incorpora um trem de potência extensível e uma lâmina articulável que garantem uma excelente estabilidade e oferecem uma profundidade de escavação máxima de 1.731 mm e um raio de escavação máximo de 3.074 mm.

A parte frontal da máquina conta com uma estrutura de protecção superior articulável que permite o acoplamento de um protector adicional para garantir a segurança do operador quando a máquina se utiliza com um martelo hidráulico. O equipamento de série inclui tubos hidráulicas auxiliares com racores de desconexão rápida, enquanto, opcionalmente, está disponível um caudal hidráulico bidireccional. O departamento de implementos da Caterpillar apresentará um novo martelo compacto especialmente desenhado para funcionar com esta máquina mais pequena.

Graças ao seu amplo espaço para o operador e a uns comandos intuitivos, a 300.9D será do agrado de todo o tipo de operadores. A estrutura articulável e o peso de funcionamento inferior a uma tonelada permitem transportar facilmente a 300.9D num reboque acoplado a uma carrinho ou a um todo-o-terreno, enquanto uma única e simples cobertura do motor de aço facilita o acesso a todos os pontos de serviço e manutenção.

A 301.4C revoluciona o importante sector de aluguer
Com um peso de funcionamento entre 1.325 e 1.515 kg dependendo do modelo, a Cat 301.4C situa-se por baixo das 301.6C e 301.8C, e amplia as opções do popular mercado das máquinas de 1,5 toneladas. Estão disponíveis modelos de cabina ou de tecto FOPS/TOPS com trem de potência standard ou extensível.

A potência obtém-se de um motor de 17,9 kW (24 hp) que permite à máquina fornecer uma força de arranque do balde de 16,0 kN e uma força do balanceiro de 7 kN. O braço do balde standard oferece uma profundidade máxima de escavação de 2.240 mm e um alcance a nível do solo de 3.640 mm. A capacidade de elevação máxima desde a parte frontal da máquina é de 715 kg. A capacidade de elevação desde a zona lateral da máquina é de 335 kg com os rastos de largura standard de 990 mm, podendo ampliar-se até aos 495 kg com os rastos de ampliação opcionais de 1.300 mm.


O equipamento de série inclui tubos hidráulicas auxiliares uni e bidireccionais, uma resistente lâmina, um assento com suspensão e um radiador de óleo hidráulico. As hastes do balde da máquina são compatíveis com uma grande variedade de baldes, acoplamentos de engate rápido e implementos accionados Cat. As opções abarcam desde válvulas de controlo da lança e um acoplamento mecânico rápido até à compatibilidade com óleo biodegradável e pontos de vazão ecológica para o motor e o depósito hidráulico.

A 302.7D CR une-se à crescente gama de raio de viragem curto
Com um peso de 2.577 kg para o modelo de tecto e 2.670 kg para o de cabina completa, a 302.7D CR é o modelo Cat de raio de viragem curto mais leve e, consequentemente, fácil de transportar para empreiteiros e empresas de aluguer. Equipada com o mesmo motor de 17,9 kW (24 hp) que a 301.4C, a máquina incorpora um sistema hidráulico com detecção de carga que oferece uma força máxima do balde de 22,5 kN e uma força máxima do balanceiro de 21,76 kN com o mais curto dos dois braços do balde.

A Cat 302.7D CR combina um design com raio de viragem zero com um amplo posto do operador e fácil acesso aos pontos de serviço habituais. Os tubos auxiliares bidireccionais de série estão equipados com um sistema de desconexão rápida para agilizar a troca de implementos. A alavanca de controlo auxiliar proporcional tipo joystick permite um controlo preciso de uma grande variedade de acessórios accionados. A resistente lâmina oferece uma maior estabilidade durante a escavação, enquanto a função de flutuação da lâmina permite aos operadores nivelar e empurrar com confiança.

A capacidade de elevação máxima com o balanceiro standard é de 965 kg, a qual se reduz ligeiramente até aos 955 kg com o braço do balde opcional e o contrapeso adicional. Ao realizar elevações laterais, o contrapeso adicional aumenta a capacidade de elevação máxima até 623 kg em comparação com os 560 kg que se obtém com a combinação de balde e extremo posterior standard. De forma opcional, estão disponíveis válvulas de controlo de ruptura de mangueira juntamente com um acoplamento mecânico rápido e pontos de vazão ecológica para o óleo hidráulico e do motor.

A Caterpillar amplía a gama de máquinas compactas
Em Junho de 2010, a Caterpillar e a Wacker Neuson tornaram pública a sua associação estratégica. Este acordo afecta as mini-escavadoras com um peso inferior a 3 toneladas que, a partir de agora, serão desenvolvidas e fabricadas segundo as especificações da Caterpillar na fábrica de Linz (Áustria) da Wacker Neuson. As mini-escavadoras Cat de maior tamanho continuarão a ser desenhadas e fabricadas no Japão.

"Sabemos que temos muitos clientes que desejam dispor de mais opções na maquinaria deste tamanho e a nossa aliança proporcionar-lhes-á múltiplas possibilidades para ajudá-los no crescimento do seu negócio", afirma Mary Bell, Vice-presidente da Caterpillar com responsabilidade sobre a divisão Building and Construction Products. Espera-se o aparecimento em finais do ano de novos modelos que passarão a formar parte da gama, ampliando a oferta disponível para os clientes da Caterpillar na Europa, África e Médio Oriente.

Publicado em: 04 MAR 2011
GalleryGalleryGalleryGallery