Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Expoflorestal debate as oportunidades do Sector


A Expoflorestal é já conhecida como espaço de encontro dos agentes do sector florestal, e o ano de 2011 não será excepção.
 
De 8 a 10 de Abril, a Expoflorestal irá apresentar diversas actividades associadas à promoção do sector florestal, entre seminários, conferências e demonstrações, que trarão para a ordem do dia, temas actuais e pertinentes.
 
O Seminário “As Profissões do Sector Florestal”, dedicado ao público mais jovem, centra-se numa sociedade cada vez mais urbana, onde o afastamento dos jovens das actividades associadas ao mundo rural é uma realidade.
A Floresta é um recurso sustentável com enorme potencial de desenvolvimento no País. As três principais fileiras – Eucalipto, Sobreiro e Pinho – têm sido o suporte de múltiplas actividades profissionais e respectivas profissões associadas. Nos últimos tempos, actividades como a apicultura, a produção de cogumelos ou o turismo de natureza, evidenciam uma vasta área de progressão e novas oportunidades.
Este seminário, pretende assim apresentar o sector primário como uma oportunidade de desenvolver técnicas e know-how, tendo em vista um futuro profissional.
 
O espaço vai ainda promover o “Encontro do Movimento Associativo”, onde será debatido o Funcionamento das ZIF´s, contando ser um espaço de reflexão sobre os vários modelos de gestão destas estruturas, de avaliação do seu funcionamento e da situação actual, perspectivando linhas evolutivas de desenvolvimento.
 
O Debate “Competitividade dos Empresários Florestais” é outra das actividades previstas no programa, e conta com a visão dos profissionais das diferentes fileiras, pretendendo abordar as oportunidades de mercado, a promoção das boas práticas florestais e o conhecimento de novas tecnologias.
Considera-se pois que as empresas do sector florestal adoptam um papel fundamental na economia portuguesa e a sua modernização constitui um factor essencial de desenvolvimento do sector.
Por se tornar cada vez mais pertinente a valorização da Floresta no mercado e economia nacional, este debate tem como objectivo o conhecimento público da importância ambiental, económica e social da floresta, e o seu reconhecimento ao nível da produção, competitividade, estratégia, e da própria sustentabilidade.
 
A Expoflorestal insere-se no Ano internacional das Florestas e conta com apoio do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Autoridade Florestal Nacional, Governo Civil de Aveiro, e o Alto Patrocínio da Comissão Europeia.

Published on: 09 MAR 2011
Gallery