Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Mercado de Máquinas Industriais com números globalmente negativos


Em Março, o mercado de Movimentação de Terras baixou 38,5% e o de Movimentação de Cargas cresceu 23,3%

No primeiro trimestre de 2011 foram vendidas 248 máquinas de movimentação de terras e 299 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa, relativamente ao ano anterior, um decréscimo do mercado de 23,9 por cento e um acréscimo de 2,4 por cento, respectivamente.
Relativamente ao mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas no trimestre cifraram-se em 167 unidades, ou seja, um decréscimo de 26,8 por cento, relativamente ao mesmo período do ano anterior, sendo que esta quebra foi essencialmente determinada pela acentuada queda das vendas de conjuntos industriais (-51,9%).
Quanto ao equipamento mini, as vendas no primeiro trimestre baixaram 17,3 por cento, devido ao decréscimo das vendas, quer, de mini-carregadoras (-17,9%), quer, de mini-escavadoras (-16,9%).
Em termos da variação homóloga mensal ao longo deste trimestre, o segmento da movimentação de cargas iniciou o ano em quebra mas no último mês teve uma acentuada recuperação de 23,3 por cento. O segmento da movimentação de terras (máquinas ligeiras) iniciou o ano em crescimento, no entanto, nos dois meses seguintes teve quedas acentuadas (-23,3% e -30,2%). Quanto ao segmento da movimentação de terras (máquinas pesadas), seguiu um percurso idêntico ao das máquinas ligeiras, ou seja, iniciou o ano com uma variação positiva (+3,1%) que passou a acentuadamente negativa em Fevereiro (-33,8%) e em Março (-42,5%).

Relativamente ao mercado das máquinas de compactação e pavimentação, neste primeiro trimestre do ano 2011, ficou estável face ao mesmo trimestre do ano anterior. Esta estabilidade foi determinada pelo crescimento do mercado da compactação ligeira e de pavimentadoras (+16,3% e 33,3%, respectivamente) que compensou o acentuado decréscimo do mercado da compactação pesada (-65,7%). O mercado dos martelos teve uma variação homóloga negativa no trimestre muito acentuada (-45,6%). No que respeita a variação homóloga mensal, o mês de Março foi muitíssimo negativo para estes mercados, nomeadamente, o mercado dos martelos teve uma acentuada queda de 72,7 por cento e o conjunto da compactação e pavimentação baixou 35,8 por cento sendo que o segmento da compactação pesada desceu 87,5 por cento, o das pavimentadoras baixou 50 por cento e o da compactação ligeira teve um decréscimo de 12,7 por cento.

Veja aqui os gráficos

Publicado em: 20 ABR 2011
Gallery