Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Afonso O. Costa em destaque na Expoflorestal 2011

O fabricante nacional Afonso O. Costa, detentor da marca COSTA, vem-se destacando há vários anos como o principal e mais inovador produtor nacional de equipamentos para floresta. Na última edição da Feira Expoflorestal a empresa de Anadia apresentou uma série de novidades, com especial ênfase no sector da biomassa, entre as quais destacamos:

Estilhadora ED1010 – Trata-se de uma máquina versátil e com elevado rendimento, com bom desempenho tanto em madeira como em rama de eucalipto, muito adaptada portanto à floresta nacional. O seu equilíbrio entre capacidade produtiva e mobilidade é uma das suas características diferenciadoras e um dos seus outros argumentos fortes para a floresta portuguesa. A primeira unidade tem já cerca de um ano de trabalho com resultados muito positivos.

Possui disco de corte com 3 lâminas e tapete de alimentação que proporciona uma introdução automática de ramos com sistema anti-stress. Os motores, válvulas proporcionais e consola são da prestigiada marca Sauer-Danfoss. A robustez e funcionalidade são um ponto de honra deste equipamento contando para tal com zona de corte e chaminé em aço anti-desgaste, ejector orientável em 360º, consola electrónica de comando, velocidade de alimentação variável e cardan com roda livre. Esta estilhadora tem um rendimento de até 40 m3/h e é accionada por um tractor com entre 150 e 200 cv.

Corta-cepos ER200 – O extractor/rachador de cepos apresentado foi desenvolvido para máquinas de rastos de 16 a 24 toneladas e distingue-se pela sua capacidade e versatilidade. A sua grande abertura de 1,7 metros e uma lâmina de 810 mm garantem um bom desempenho. Este equipamento conta ainda com dois dentes que permitem utilizá-lo como ripper. Faz ainda parte da gama COSTA um corta-cepos de maiores dimensões, o ER-240, recomendado para máquinas de 22 a 28 toneladas, e com uma abertura de 2 metros.

Gruas Agro-florestais G1400 e G2250 – Com base no sucesso dos últimos anos da nova gama florestal de gruas e respondendo à procura de gruas de menores dimensões foram apresentadas as novas gruas G1400 para aplicação aos três pontos do tractor. Com um alcance de 4,1 metros e capacidade de 1,4 ton/m, são uma solução mais económica e versátil para quem pretende qualidade. A base da grua inclui o depósito e as sapatas, formando assim um conjunto de simples ligação ao tractor, que pode deste modo rapidamente ser usado com outras alfaias. Foi também introduzida na gama COSTA a grua G2250 com um alcance de 4,75 metros e 2,3 ton/m de capacidade.

Compressor de rama CB4018 – Este equipamento é a solução ideal para retirar a rama da floresta de forma mais eficiente. Com dois cilindros hidráulicos de grande dimensão sincronizados, o CB4018 maximiza a quantidade de rama por carga, minimizando assim o tempo gasto em transporte. A capacidade de carga aumenta até duas vezes e evita também a danificação das árvores jovens nas bermas dos caminhos uma vez que a rama fica perfeitamente confinada às dimensões do reboque. O CB4018 foi desenvolvido sob a forma de acessório de maneira a ser aplicado na gama de reboques COSTA e poder ser retirado com ajuda da grua em cerca de 10 minutos apenas. O mesmo reboque pode assim ser usado para transportar rama e logo de seguida voltar a transportar madeira.


Publicado em: 21 ABR 2011
GalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGalleryGallery