Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Novos dumpers articulados Caterpillar


A Caterpillar pensa em primeiro lugar no operador com três novos dumpers articulados da série B

A Caterpillar apresenta os dumpers articulados de nova geração. Os novos modelos da série B incluem agora o 735B, com uma carga útil de 36 toneladas, o 740B com uma carga útil de 43,5 toneladas e o 740B EJ com a popular carroçaria tipo ejector e uma carga útil de 42 toneladas. Os três modelos estão disponíveis tanto com a configuração sobre emissões equivalente (Tier2/Fase 2) como certificada (Tier 4 Interim/Fase IIIB) para satisfazer as necessidades dos clientes em todo o mundo. Ambas as configurações incluem sistemas de controlo de transmissão e tracção modificados que permitem uma maior produtividade. Os novos dumpers também se focam na redução do esforço e do cansaço do operador através de um design melhorado da cabina.

Emissões de gases reduzidas: Tier 4 Interim/Fase IIIB
Os três dumpers da série B estarão disponíveis com motores diesel Cat® certificados por Tier 4 Interim/Fase IIIB nos países onde forem necessários. A Caterpillar utilizou contrastados componentes electrónicos de fornecimento de combustível e ar para conseguir a máxima fiabilidade, com uma solução de pós-processamento modular, capaz de suportar as condições de trabalho mais exigentes em projectos de construção.

O resultado é uma gama de motores diesel mais potentes que cumprem com as normativas sobre emissões para oferecer um rendimento global melhorado.

Os sistemas utilizados nos dumpers da série B Tier 4 Interim/Fase IIIB produzem 90% menos partículas e reduzem as emissões de óxido de azoto (NOx) em até 50%. Os controlos de emissão incluem um filtro de partículas diesel (DPF) para captar fuligem. O processo necessário para eliminar a fuligem é conhecido como regeneração. O sistema de regeneração “em andamento” permite que a regeneração se realize sem a intervenção do operador e sem sacrificar o tempo de trabalho. A regeneração pode-se completar de diferentes formas, pelo que não é necessário trocar os padrões de trabalho da máquina.

Sistema de transmissão optimizado
A Caterpillar melhorou ainda mais o seu sistema de transmissão às seis rodas. Um novo sistema de controlo de tracção automático ATC de distribuição de binário totalmente proporcional elimina a necessidade de qualquer intervenção do condutor para manter a máxima tracção em condições de trabalho difíceis. Nos dumpers articulados da geração anterior, o operador tinha que acoplar manualmente os interruptores montados no solo e no painel de instrumentos para pôr em funcionamento os sistemas de bloqueio dos diferenciais transversais e inter-axiais. Com o novo sistema ATC proporcional, o dumper varia de forma automática e constante a quantidade necessária de bloqueio nos sistemas de bloqueio dos diferenciais transversais e inter-axiais conforme mudam as condições do terreno. O sistema automático permite ao operador concentrar-se plenamente na condução do dumper, sem ter que se preocupar por conseguir a melhor tracção nos diferentes tipos de terrenos. O novo sistema ATC proporcional trabalha perfeitamente com o sistema de direcção hidráulico, sem comprometer as manobras em curvas apertadas.


O sistema ATC proporcional optimizado oferece uma tracção melhorada em todas as condições de trabalho, o que reduz os tempos de ciclo e aumenta a produtividade. O sistema automatizado também previne a possibilidade de uma utilização incorrecta do sistema, o que faz com que se reduza o desgaste e os custos e se aumente a vida útil dos componentes.

A Caterpillar também actualizou a sua transmissão automática testada no trabalho real com a introdução de vários melhoramentos tecnológicos significativos. Estas alterações supõem umas mudanças de velocidades mais suaves, uma vez que o binário se mantém em cada mudança de velocidade. Deste modo, melhora-se sobretudo a aceleração em declives. O mudança de velocidades parcial a menor velocidade melhora a eficiência do combustível, facilita o funcionamento da máquina e oferece ao operador uma experiência semelhante ao do automóvel durante a mudança de velocidades.

A combinação de maior potência do motor, melhor transmissão e sistema ATC proporcional melhorado aumenta a eficiência do operador e da máquina para assim obter menores tempos de ciclo e maior produtividade. A mudança de velocidades mais suave e a menor tensão do operador também melhoram em geral a satisfação e comodidade do operador durante todo o turno de trabalho.

Posto do operador melhorado
Os dumpers da série B foram desenhados e fabricados tendo em conta o operador. Por trás do exterior robusto com o seu potente estilo moderno, o pára-choques de serviço pesado integrado e as protecções inferiores totalmente fechadas, o dumper Cat oferece o perfeito posto do operador. Um novo painel de instrumentos moldado com equipamento modificado e a forma adequada oferece um ambiente de trabalho mais agradável esteticamente.

O grupo de instrumentos redesenhado e o ecrã a cores de uso múltiplo (CMPD) totalmente personalizável proporcionam ao operador toda a informação necessária. O controlo da máquina inclui informação tão diversa como o estado de regeneração, os níveis de combustível, o estado de lubrificação automática, a detecção da carga e as temperaturas dos principais componentes. A CMPD também mostra imagens em directo da câmara de visão traseira, que se activa automaticamente ao seleccionar a marcha-atrás.

O novo desenho do interior da cabina dispõe de um novo revestimento do tecto com interruptores para os espelhos eléctricos, operações de regeneração e rádio/CD de serviço pesado. Um assento do condutor actualizado com novos ajustamentos múltiplos melhora ainda mais a qualidade de condução líder da sua classe, enquanto os novos materiais oferecem uma maior durabilidade e uma prolongada vida útil. O assento com aquecimento do condutor está disponível como opção. Os novos punhos do operador e passageiro melhoram a estabilidade quando a máquina se desloca por terrenos exigentes ou lamacentos.

O sistema de aquecimento e ar condicionado foi actualizado para melhorar a eficiência e garantir a temperatura ideal na cabina. O interruptor de elevação do capô do motor foi agora colocado na cabina para maior segurança e facilitar o acesso. Nos restantes melhoramentos de detalhe incluem-se uma nova barra de agarre externa da cabina, um filtro de combustível a nível do solo para facilitar o acesso, novas luzes indicadoras de posição da largura da máquina e um maior espaço para os indicadores de viragem. As luzes de trabalho de alto nível e alta intensidade estão disponíveis de forma opcional.


Todos os modelos da série B são produzidos nas inovadoras instalações da Caterpillar em Peterlee, Reino Unido. Esta unidade fabril viu-se beneficiada por um investimento financeiro incomparável, ampla formação das capacidades do operador e um completo processo de validação de produtos, para garantir que qualquer dumper supere as expectativas dos clientes em todo o mundo.
Published on: 04 JUN 2011
GalleryGalleryGalleryGallery