Catorze máquinas Doosan trabalham numa pedreira da República Checa, entre escavar uma das encostas da enorme cratera, partir as pedras de maior dimensão, retirar o material inerte do local e transportá-lo para a zona onde vai ser crivado e britado, na extremidade oposta da pedreira. Esta equipa de trabalho podia ser responsável pela extracção de várias toneladas de material diariamente caso as máquinas fossem operadas por técnicos habilitados e não fosse este um evento em que clientes e potenciais clientes da Doosan de toda a Europa estivessem ao comando dos equipamentos.
Esta é a pedreira escolhida pela marca para receber os Doosan Heavy Quarry Days em que o objectivo é testar os equipamentos em condições reais de trabalho. Adolfo Izaguirre, director da Sucursal da Centrocar em Espanha, revela que o principal objectivo do evento é divulgar as máquinas Doosan superiores a 30 toneladas a empresas que ainda desconhecem a marca e a fiabilidade, robustez e produtividade dos seus equipamentos. “Acredito que o objectivo foi largamente superado”, refere.
A curiosidade para testar os equipamentos, mesmo junto daqueles com pouca experiência na operação de máquinas, é muita e por isso mãos à máquina! Entre os 14 equipamentos pesados Doosan à disposição, estão máquinas com provas dadas no mercado, como as escavadoras de rastos DX520LC, DX225LC e DX160LC, as escavadoras de rodas DX210W e DX160W, as carregadoras de rodas DL450, DL300 e DL200 e ainda o dumper articulado MT31. No campo das novidades mais recentes, estão ainda disponíveis as escavadoras de rastos DX380LC e DX235NLC, a carregadora de rodas DL420, a escavadora de rodas DX170W e o telescópico DT160.
As máquinas mais procuradas
Com maior ou menor perícia, o rodopio pelas máquinas ocupa os convidados da Centrocar durante um bom par de horas. No final da experiência, a apreciação feita pelos improvisados manobradores é bastante positiva, destacando detalhes como controlos precisos e suaves, a utilização intuitiva, o conforto e robustez dos equipamentos, fiabilidade e produtividade. “Não tinha tido nenhum contacto com a Doosan até agora e fiquei impressionado com o equipamento que está ao nível das outras grandes marcas que temos”, revelou um dos presentes. Este experimentado manobrador esteve aos comandos das escavadoras de rastos DX520LC e DX340LC, da carregadora de rodas DL450 e do dumper MT31.
O campeão dos Doosan Heavy Quarry Days foi testado pela maior parte dos presentes. Quem teve a oportunidade de conduzir o MT31 diz que é cómodo, confortável, rápido e eficaz na travagem. A suspensão frontal independente (não existe um eixo rígido) permite um movimento livre de um dos lados sem o correspondente movimento no lado oposto, garantindo o máximo contacto com o solo e a absorção de vibrações – esta é uma das principais características dos Doosan Moxy aqui evidenciadas. Também a DX520LC, a escavadora de rastos de maior tonelagem disponível no evento, surpreendeu pela capacidade de trabalho demonstrada e produtividade garantida.
Um brinde ao sucesso
O balanço da iniciativa é, para a Centrocar, bastante positivo. Para a maior parte do grupo, os Doosan Heavy Quarry Days representam o primeiro contacto com maquinaria Doosan e esta esteve à altura do desafio. “A Doosan mostrou que é um grupo com uma expansão muito grande a nível mundial e os nossos convidados privilegiaram a oportunidade de experimentar os equipamentos da marca”, salienta João Leandro, director comercial da Centrocar em Portugal. Ficaram evidentes pelo menos 14 motivos que fazem da Doosan o sexto maior fabricante mundial de máquinas e equipamentos para a construção civil e obras públicas.
A ocasião foi aproveitada igualmente para falar sobre a actual conjuntura do sector e alguns dos empresários presentes destacaram estar a atravessar um momento de crescimento. “No nosso caso temos muitas obras em curso e pensamos crescer este ano. É verdade que temos o nosso negócio diversificado, com bastante trabalho na área industrial, e por isso não dependemos da Obra Pública”, diz Iván Árias, da Asturiana de Maquinaria SA, empresa que não tem ainda nenhum equipamento Doosan. “Esta viagem foi uma oportunidade para conhecer a Doosan e vamos daqui com boa impressão dos equipamentos que são robustos e podem garantir uma grande produção”. Também José Diaz, do Grupo ILEX 2008, revela que uma das soluções encontradas pela empresa está na internacionalização, com o projecto de a curto prazo iniciar trabalhos em alguns países vizinhos da República Checa. Quanto à demonstração, destaca a DX520LC. “A verdade é que é uma autêntica preciosidade”.
Para além da demonstração, o programa da visita incluiu uma passagem pelo interior da fábrica Bobcat em Dobris (acompanhando o processo de fabrico dos equipamentos compactos desde o corte da chapa à pintura, terminando na montagem dos componentes) e pelo Centro de Formação Doosan – Bobcat, terminando com um passeio no emblemático centro histórico da cidade de Praga. Na varanda do Hotel U-Prince, a olhar para o relógio astronómico da Praça Velha, o grupo terminou os Doosan Heavy Quarry Days a brindar ao sucesso.