Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Sitevi 2011 - aproxima-se o grande evento da vinha e da fruta


SITEVI 2011, a Feira Internacional de referência para materiais, equipamento e serviços das fileiras vinha-vinho & frutas-legumes, a 6 meses da abertura da sua 25ª edição, encontra-se já no centro da actualidade. “No fim de Maio, 85% da superfície do salão já se encontrava ocupada, anuncia Martine Dégremont, Directora do SITEVI, indicador não apenas de confiança mas também de uma recuperação por parte dos expositores. O SITEVI 2011,está completo com a vinda de novos expositores e promete ser um excelente evento”.
De novo, concebido como um verdadeiro “workshop” de ajuda aos profissionais, o SITEVI 2011 será o momento oportuno para se fazer um balanço sobre a situação socioeconómica do sector e apresentar respostas concretas às duas fileiras.

SITEVI 2011 - AMBIÇÕES
- ser o encontro internacional das fileiras vinha-vinho & frutas-legumes, com 1 em cada 5 visitantes oriundo de um dos 48 países representados e 716 expositores vindos de 22 países (nºs 2009). O SITEVI 2011 pretende aumentar a sua internacionalização.
- propor uma oferta exaustiva que corresponda às expectativas dos visitantes (material polivalente e específico, serviços, etc. para as duas fileiras sem esquecer os construtores de máquinas para a vindima). Em 2011 o foco incidirá sobre o desenvolvimento da oferta frutas-legumes, olivicultura, irrigação, energias renováveis… e ainda, o acondicionamento e a manutenção…Não esquecendo que o SITEVI é o ponto de encontro de todas as viticulturas (viticultura biológica, biodinâmica, acondicionamento a granel, em garrafas, exportação, etc.)
- oferecer uma plataforma de negócios incontornável para descobrir mais oportunidades e partir à conquista de novos mercados.
- apresentar-se como a vitrina das máquinas do futuro, com o Palmarés da Inovação.
- por último, ser um salão visionário, tendo por vocação o antecipar das evoluções e a oferta aos profissionais, de novas tecnologias, de marketing, de técnicas comerciais, etc.


A responsável de comunicação internacional do Sitevi 2011, Isabelle Fabre

Entre as grandes novidades da edição de 2011:
- Os primeiros Encontros Internacionais do SITEVI: debates, conferências e intercâmbios com peritos internacionais. Estes encontros permitirão aos visitantes ter uma visão transversal (desde a fabricação até a venda passando pelas técnicas, o acondicionamento e o marketing).

Serão privilegiados dois eixos:

- o eixo vitivini com uma conferência, na manhã de terça-feira 28 de Novembro, organizada em colaboração com o IFV (Instituto Francês da Vinha e do Vinho) e na parte da tarde, será proposta aos visitantes que nela desejam participar, a visita a uma exploração sob o mesmo tema

- o eixo frutas-legumes com uma conferência na manhã de quarta -feira 29 de Novembro organizada com as revistas “Arboriculture Fruitière” e “Culture Légumière”. Na parte da tarde está prevista uma visita temática.
(As visitas estão abertas, incluindo aos visitantes que não desejem participar nos encontros internacionais).

- “as Mulheres na agricultura e a sazonalidade do trabalho” sob a égide da TRAME IGF: uma conferência em torno desta temática, dois eventos e reuniões num pavilhão específico, sobre o estatuto da mulher nestas fileiras (informações jurídicas, sociais, etc.).


- encontros entre profissões e job-datings com a colaboração do APECITA(especialistas do recrutamento na agricultura e ambiente): focalização nas profissões do futuro (marketing, desenvolvimento sustentável, gestão deempresa) e job-datings gratuitos para os expositores.

Fizeram o sucesso das edições precedentes e continuam a ser esperados:

- as conferências tecnológicas e económicas, com mais de 20 conferências este ano, com temas como a segmentação mundial dos vinhos, a viticultura biológica e as castas de amanhã (fileira da vinha-vinho)… o consumo dos produtos do verão (frutas-legumes) mas também as reformas, a regulamentação e o mercado das fileiras vinha-vinho & frutas-legumes.

- os workshops SITEVI animados por peritos (em francês e inglês). Três palavras de ordem: Produção (optimizar os custos, rentabilizar a produção), Comercialização (melhorar a venda da sua produção e aumentar o seu potencial no país e no estrangeiro), Desenvolvimento Sustentável (responder aos desafios de uma produção ideal num contexto ambiental) e temáticas como “A China, um novo Eldorado?”, “Eco-inovação em adega”… (fileira vinha-vinho) ou ainda, para a fileira frutas-legumes “O potencial do mercado russo”, “Espanha/Reino Unido/Alemanha: três mercados maduros”

- As perspectivas do sector com:
- o Desenvolvimento sustentável e as energias renováveis, sempre no centro das preocupações do Salão que se posiciona como o “parceiro ideal do desempenho sustentável”,
- a Olivicultura: um sector ao mesmo tempo em sinergia com a oferta do salão e complementar. Estufas, plantações, protecção, colheita, conservação, acondicionamento, etc.
- e finalmente o Palmarés da Inovação, que tinha recompensado 23 empresas em 2009, verdadeiro revelador de novidades, vitrinas das tecnologias do futuro!

Todas as informações sobre o SITEVI 2011: www.sitevi.com
Published on: 28 AGO 2011
GalleryGallery