Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Nova geração de ceifeiras New Holland CR chega ao Mercado


A New Holland apresentou a nona geração da emblemática gama CR de ceifeiras-debulhadoras Twin Rotor™ com a melhor amostra de grão do mundo e equipadas com a tecnologia ECOBlue™ SCR Tier 4A


•   Sistema SmartTrax™ para redução de compactação, aumento de estabilidade e melhor tracção
•   Soluções Twin Rotor™ flexíveis para uma eficiência de ceifa garantida em todas as colheitas e condições
•   Sistema de limpeza Opti-Clean™ para uma melhor capacidade de limpeza, com vista a aumentar a produtividade global
• Monitor com ecrã táctil de grande dimensão a cores IntelliView™ IV para proporcionar um acréscimo de conforto
•  Novo alimentador "heavy duty" de quatro correntes para optimização da produção em modelos de chassis largo
•  Depósito de grão com maior capacidade e sem-fim de descarga aumentado para uma melhor produtividade e redução dos tempos de paragem
•   Potentes motores FPT Industrial compatíveis com a norma Tier 4A proporcionam uma resposta rápida com um consumo de combustível reduzido e um menor impacto ambiental
•   Nova numeração dos modelos de ceifeiras-debulhadoras para uma compreensão imediatamente óbvia do nível de desempenho por parte dos clientes

A gama CR de ceifeiras-debulhadoras recordista mundial da New Holland estabeleceu uma nova referência em termos de qualidade e produtividade de grão e palha, tendo estas máquinas sido concebidas para melhorar significativamente a eficiência da ceifa nas operações em grande escala. A gama CR, que fez a sua primeira aparição em público na Innovagri, em França, assegura a melhor qualidade de grão e palha da indústria, com apenas 0,1% de grão partido para uma maior rentabilidade. A gama foi concebida pelo departamento de design para oferecer a máxima flexibilidade em todos os tipos de colheitas, desde cereais até milho e culturas especializadas como o arroz.

“A gama CR é o culminar de mais de um século de história de ceifa da New Holland, com mais de 105 anos de produção contínua e desenvolvimento de tecnologias de ponta no Centro de Excelência de Ceifa da New Holland em Zedelgem, onde a actual gama CR é produzida na Europa, e que pode identificar a sua linhagem de ceifeiras-debulhadoras automotrizes desde há mais de sessenta anos. A nova gama de ceifeiras-debulhadoras CR continua a nossa tradição de tecnologia Twin Rotor™ pura com mais de três décadas, que revolucionou a face da colheita em grande escala em todo o mundo. Já foram produzidas quase 40.000 ceifeiras-debulhadoras Twin Rotor™, o que testemunha claramente a sua continuada atracção global.” Declarou Hedley Cooper, Director de Gestão de Produtos de Ceifeiras-Debulhadoras, SPFH e Colhedores. “Esta nona geração de ceifeiras-debulhadoras CR representa a derradeira solução da tecnologia de ceifa. A nova gama continua a oferecer inovações inteligentes que melhoram a produtividade e a experiência do operador como, por exemplo, o sistema SmartTrax™ e o monitor de ecrã táctil a cores IntelliView™."

Compactação reduzida e tracção melhorada

A New Holland desenvolveu internamente o sistema SmartTrax™ totalmente novo, com vista a assegurar que é a solução perfeita para as ceifeiras-debulhadoras CR. A estrutura triangular foi desenhada para reduzir a pressão sobre o solo até um impressionante valor de 57%, comparativamente às máquinas com rodas, e para melhorar a estabilidade, mantendo a manobrabilidade das ceifeiras-debulhadoras com pneus. O SmartTrax™ proporciona uma transmissão de garra positiva, que assegura a transferência da máxima força de tracção para o solo. As rodas de transmissão e tensoras separadas proporcionam a máxima simplicidade para uma eficiência mecânica melhorada, fiabilidade e redução de perdas parasitas. A correia de tensionamento contínuo automático mantém a tensão ideal para a máxima tracção.

O sistema SmartTrax™ também possui uma suspensão de blocos de borracha com 3 rolos centrais independentes, que melhora a condução no campo e em estrada, a velocidades até 30 km/h. Os sistemas SmartTrax™ são disponibilizados com duas larguras de via: 24” (610 mm), para conformidade com a restrição de largura de transporte de 3,5 metros, e 30” (760 mm), ideal para aqueles que trabalham nas condições mais extremas. O design triangular assegura um contacto positivo com o solo e uma tracção inigualável em trabalhos em encostas extremamente inclinadas ou nos terrenos mais lamacentos. O mecanismo de articulação único pode até retirar a CR de sulcos durante operações de ceifa em terrenos pantanosos.

Soluções de rotor flexíveis para uma eficiência de ceifa garantida
As ceifeiras-debulhadoras CR de "raça" puramente rotativa estão equipadas com a tecnologia Twin Rotor™ da New Holland para uma qualidade de grão inigualável, com apenas 0,1% de grão partido – o valor mais baixo em toda a indústria. Além disso, este incomparável design de rotor proporciona a melhor qualidade de palha para enfardamento. O design em espiral do Twin Rotor impele suavemente a colheita para trás, para contribuir para uma debulha e separação eficientes. Estes rotores são perfeitos para extensas operações, em que é necessária a máxima produção em todas as condições.

A gama CR é disponibilizada nas versões de chassis estreito e largo. Os rotores de 17” estão equipados nos modelos CR8070 – CR8080 de chassis estreito, e o design heavy duty de elevada capacidade com 22” está equipado nas ceifeiras-debulhadoras CR9070, CR9080 e CR9090 de chassis largo. Os rotores S³ de 17” têm duas raspadeiras de recolha, enquanto a variante de 22” proporciona três raspadeiras de recolha; ambas as opções possuem uma área específica de debulha e separação, que assegura uma debulha e separação completa.

Para operações prolongadas em condições de elevada humidade, os rotores Twin Pitch de 22” que são disponibilizados em versões para arroz e grão pequeno são a escolha certa. Com 44 elementos, mantêm uma separação agressiva em condições de ceifa difíceis, podendo proporcionar até 10% de aumento de capacidade.

A precisão dos rotores da gama CR pode ser ajustada para fazer face às diferentes condições. As pás de rotor opcionais podem ser variadas para acelerar ou abrandar o fluxo de ceifa e regular o tempo de debulha e separação do cereal. Além disso, podem ser configuradas barras raspadoras e pinos agitadores adicionais, de forma a assegurar processos de debulha e separação perfeitos, independentemente do tipo de colheita.

Sistema Opti-Clean™ melhora a eficiência de limpeza
O sistema Opti-Clean™ foi expandido a toda a gama CR. Optimiza os ângulos de curso e lançamento no sistema de limpeza, para uma maior eficiência de limpeza. A pré-ciranda e a ciranda superior do recuperador de grãos funcionam de forma independente para optimizarem a cascata e aumentarem a capacidade. O curso mais longo da ciranda e o ângulo de lançamento acentuado mantêm mais material em suspensão. O movimento oposto do recuperador de grãos e a ciranda inferior de um dos lados, e da pré-ciranda e da ciranda superior do outro lado reduz a vibração global da máquina e aumenta o conforto do operador.

O Novo Monitor IntelliView IV

O ecrã IntelliView™ IV equipado na gama CR é outra evolução do ecrã táctil actual. O IntelliView™ IV possui um ecrã de maior dimensão, mantendo a simplicidade intuitiva do ecrã actual. Além disso, é totalmente compatível com toda a gama de produtos Auto Guidance da New Holland: IntelliSteer™, guiamento automático totalmente integrado, o sistema SmartSteer™ e o guiamento em linha podem ser programados e geridos através do ecrã. O operador também pode ajustar a sua posição para uma adaptação às suas preferências individuais.

Desempenho de alimentação melhorado com novo alimentador reforçado
O sistema de alimentação da gama CR foi redesenhado para aumentar ainda mais a capacidade de produção e para permitir a instalação de colhedores mais largos. Nos modelos de chassis largo, o alimentador possui agora quatro correntes com réguas de ligação para um melhor fluxo de ceifa durante trabalhos em colheitas densas ou pesadas, para um melhoramento da produção. O alojamento do alimentador também foi adicionalmente reforçado e beneficia de uma capacidade de elevação 25% superior, que oferece compatibilidade com uma maior gama de colhedores.

Tratamento de grão melhorado
O sistema de tratamento do grão na gama CR foi actualizado em harmonia com o aumento da capacidade e produção da gama. O depósito de grão da CR8080 foi aumentado em 1000 litros, para aumentar o intervalo entre descargas e permitir um melhoramento da produtividade no campo.

A bacia de descarga foi totalmente redesenhada e direcciona a colheita para a frente e para fora, para uma melhor distribuição e uma maior distância de descarregamento, o que significa que podem ser utilizados atrelados e reboques graneleiros mais altos e de maior capacidade. Para corresponder ao seu desempenho melhorado, os modelos CR9070, CR9080 e CR9090 podem ser equipados com uma extensão de sem-fim de descarga opcional de 1,3 m, para aumentar adicionalmente a flexibilidade de descarga. A velocidade de descarga também foi aumentada em 15%, o que significa que o maior depósito de grão de 12.500 litros ainda pode ser esvaziado em 100 segundos.

Para uma operação prolongada em colheitas abrasivas como o arroz, a CR pode ser especificada com a "opção abrasiva". As coberturas do rotor, o elevador de grão, o sem-fim "borbulhador" e o sem-fim de descarga são fabricados em materiais de elevada resistência para permitirem uma operação prolongada em colheitas desse tipo.

Para monitorizar continuamente a qualidade do grão, foi convenientemente posicionada uma janela na cabina, logo atrás do operador. Desta forma, o operador pode ajustar imediatamente os parâmetros da máquina, se necessário. Para uma amostragem física, é possível aceder a uma tampa de amostra de grão a partir da plataforma do operador.

Motores potentes em conformidade com a norma Tier 4A para uma produtividade melhorada e respeito ambiental
O sistema de Redução Catalítica Selectiva (SCR) ECOBlue™ utilizado para cumprir as normas de emissões Tier 4A foi desenvolvido em parceria com a FPT Industrial. Um elemento fundamental da tecnologia SCR ECOBlue™ é o AdBlue, que é injectado no sistema de escape para neutralizar as emissões de gases de escape poluentes produzidas durante a combustão. Estas emissões são assim transformadas em água e azoto, substâncias naturalmente presentes no meio ambiente. O sistema AdBlue da gama foi concebido de modo a necessitar de um mínimo de intervenção por parte do operador, e o depósito de 120 litros apenas necessita ser abastecido a cada terceiro depósito de combustível. Está localizado próximo do depósito de combustível pré-existente, de forma a assegurar a facilidade de abastecimento. Os operadores são mantidos constantemente informados sobre os níveis de AdBlue através do monitor do IntelliView™ IV.


A New Holland ajudará os seus clientes a adoptarem a tecnologia SCR ECOBlue™ durante o período de transição, fornecendo gratuitamente 1000 litros de AdBlue e uma bomba eléctrica. Todos os concessionários autorizados da New Holland irão ter em stock todos os produtos necessários para assegurar a conformidade com os novos regulamentos Tier 4A, incluindo AdBlue em contentores de diferentes tamanhos, bem como todo o equipamento de bombagem.

O sistema SCR oferece vantagens de desempenho significativas. A nova gama CR desenvolve uma potência máxima de colheita entre 449 e 571 cv, o que significa que os operadores poderão dispor da potência necessária para lidar até mesmo com as condições e colheitas mais exigentes. Os modelos de topo da gama CR9080 e CR9090 estão equipados com motores Cursor 13, os modelos CR8080 e CR9070 com um motor Cursor 10 de 9,8 litros, e o modelo CR8070 com um motor Cursor 9 Common Rail de 8,7 litros.

O consumo de combustível foi significativamente reduzido em até 10%, graças à tecnologia SCR ECOBlue™ com um consumo de AdBlue de apenas 5% e à redução da velocidade do motor de 1600 rpm durante o transporte em estrada a velocidades até 30 km/h.

Evolução da numeração das ceifeiras-debulhadoras
A New Holland aplicou a sua estratégia de numeração evoluída à gama CR para tornar o seu rendimento imediatamente óbvio para os clientes. `CR' é sinónimo de Ceifeira-debulhadora Rotativa. O primeiro dígito, que é um 8 ou um 9 refere-se ao tamanho dos Twin Rotors. 8 para modelos de 17" e 9 para as variantes de elevada capacidade de 22". Os dois últimos dígitos, 70, 80 ou 90 indicam a sua posição na gama. Um número superior é indicativo de uma ceifeira-debulhadora mais potente.

Publicado em: 21 SET 2011
GalleryGalleryGalleryGallery