Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Enfardadeira MF 2170 XD enfarda até mais 20 por cento de material


A nova enfardadeira de fardos rectangulares Massey Ferguson 2170 XD, Extra Density, enfardada entre 15% a 20% mais material nos seus fardos. Desenhada especificamente para reduzir os custos de transporte com fardos de 1.2m x 0.88m, a nova máquina tem um maior rendimento e produz menos fardos e mais pesados, reduzindo o tempo de manuseamento.

"Durante mais de uma década a Massey Ferguson ofereceu máquinas que fazem este tamanho de fardo, que oferece uma capacidade óptima de transporte em muitas situações", explica Mark Grigson, Gerente de Marketing de Produto - Equipamentos de Colheita. "Agora, a nova MF 2170 XD faz fardos muito mais densos e mais pesados, o que ajuda a optimizar o espaço de transporte e a reduzir custos.

"Ensaios de avaliação no Reino Unido nesta campanha têm mostrado um aumento no peso do fardo de entre 15% a 20% na MF 2170 XD, em comparação com o modelo standard. A máquina faz regularmente fardos com peso médio de 550 kg, em palha de trigo com uma humidade de 12,5%.
Isto oferece grandes vantagens para todos. Aumenta a produtividade de enfardamento e a menor quantidade de fardos permite que sejam guardados mais rapidamente, o que também reduz o tempo de manuseamento. A maior densidade também reduz os custos de transporte porque os fardos fazem um uso mais eficiente do espaço disponível no camião e o utilizador final também precisa de menos espaço de armazenamento."

Os ensaios provam que a enfardadeira é capaz de produzir fardos de alta densidade numa grande variedade de culturas, incluindo feno, palha e colza. A MF 2170 XD - em comum com todos as enfardadeiras de fardos rectangulares da Série MF 2100 - foi desenhada e construída na fábrica da AGCO de Hesston nos EUA, que foi pioneira no conceito de enfardadeiras de fardos gigantes há 33 anos e continua a ser a líder da indústria. Para produzir uma máquina de alta densidade, os engenheiros de Hesston redesenharam completamente o sistema de transmissão, fortaleceram enormemente os componentes e a estrutura para lidar com a carga extra.

Características da MF 2170 XD Extra Density:

•    Novas transmissões principais XD - o dobro do peso para energia e inércia aumentadas
•    Caixa de velocidades XD com componentes e pontos de montagem maiores e mais fortes
•    Melhoria da integridade estrutural para lidar com as cargas mais elevadas
•    Design de câmara XD Extra Density com novos cilindros de densidade
•    Eixo tandem standard de alta velocidade
•    Opções do novo Sistema Integrado de Pesagem do Fardo e aplicador de conservante HayBoss


A maciça transmissão principal XD mantém o impulso
Uma enorme nova transmissão principal XD, que pesa mais de 0.5t, está desenhada para criar a inércia adicional e manter a dinâmica necessária para produzir a densidade extra durante as operações de enfardamento.

Com um peso de 545 kg e, com uma largura de 250mm, ela é ao mesmo tempo 91% mais pesada e duas vezes mais espessa que na versão standard. Estas dimensões da transmissão principal produzem maior inércia do êmbolo, o que aumenta a força de impacto sobre a cultura e cria a densidade do fardo extra.

Uma caixa de velocidades super reforçada transmite a potência


Para lidar com a carga extra e com a força da transmissão principal, os engenheiros de Hesston desenvolveram uma nova caixa de velocidades, consideravelmente mais forte envolta numa fundição muito mais espessa do que na versão standard. No interior, todas as engrenagens e rolamentos foram acomodados para gerir a transmissão de potência de excepcional rendimento com, por exemplo, um novo eixo de saída que é quase 20% maior do que o de série. A entrada da TDF é agora através de um eixo reforçado Tipo 3, 1¾ polegadas, de 20 estrias para corresponder à exigência de potência.

Construído para lidar com as cargas pesadas
Todo o sistema de transmissão e estrutura na MF 2170 XD foi desenvolvido especificamente para fornecer a força e a integridade necessárias para lidar com a densidade extra. Novas montagens reforçadas suportam agora a nova caixa de velocidades dentro do chassis robusto, que também foi concebido para acomodar a maior transmissão principal XD.

Os braços de êmbolo de manivela da caixa de velocidades são os mesmos usados no topo de gama e extremamente bem comprovado modelo MF 2190, de 1.2m x 1.28m.

Um novo design da câmara de enfardamento não só aumenta a compressão sobre o material para formar fardos de Densidade Extra, como também faz isto com menor pressão hidráulica do que a MF 2170 standard. Os engenheiros de Hesston conseguiram isto usando novas portas de Densidade XD no lado da câmara. Estas têm um novo e refinado perfil com uma curva gradual o que melhora a compressão.

Novos cilindros XD de densidade hidráulica com 115 mm de diâmetro, 25mm maiores que os standard, actuam agora sobre a câmara. Estes são montados nos novos suportes de articulação fundidos, desenhados especificamente para lidar com a pressão extra. Embora estes forneçam consideravelmente mais compressão do que os cilindros de enfardamento padrão, eles exigem menos pressão, o que reduz a carga no sistema hidráulico de bordo e aumenta a longevidade dos componentes.

Excepcional desempenho do atador
As enfardadeiras Massey Ferguson são famosas pela extrema fiabilidade do atador e o MF 2170 XD continua a usar o original pioneirismo do design Hesston, de atadores duplos. Os seis atadores são mantidos limpos e livres de detritos pelo ventilador de rotor transversal standard que funciona a toda a largura e aumenta a fiabilidade. Um sistema auto-lubrificante automático do atador controlado electronicamente também vem de série e ajuda a fornecer um desempenho consistente nó após nó.

Eixo tandem suspenso standard
A MF 2170 XD está configurada para ser a escolha dos prestadores de serviços, de modo que a Massey Ferguson está a fornecendo um eixo tandem suspenso de série. Este eixo arqueado auto-direccional independente, que funciona sobre pneus 500/45-22.5, aumenta o conforto e a estabilidade durante o transporte, proporcionando uma óptima flutuação e distância livre ao solo no campo. Este eixo de alta velocidade permite alcançar os 60 km/h (onde for permitido) e está disponível com travões hidráulicos ou pneumáticos.

Tudo sobre controlo ISOBUS
A MF 2170 XD, como todas as enfardadeiras da Série MF 2100, vem com um terminal compatível ISOBUS 11783, que controla e monitoriza a sequência completa de enfardamento. Isto também significa que a enfardadeira pode ser operada por qualquer terminal que esteja em conformidade com o mesmo padrão. Da mesma forma o terminal da enfardadeira também pode operar outros implementos ISOBUS.

A opção de pesagem de fardos aumenta a precisão
O Sistema de Pesagem de Fardos (IBWS) recentemente introduzido é uma opção que opera através do mesmo terminal. Isto permite ao operador monitorizar o peso do fardo individual, o seu comprimento e o seu peso, o que proporciona a grande vantagem de permitir que os prestadores de serviços possam comprar palha ou vender forragem pela tonelagem exacta, em vez de ser com base no fardo ou na área. Outra vantagem significativa da pesagem dos fardos é que permite aos operadores reduzirem os custos através da realização de cargas de camião máxima, sem o risco de sobrecarga.


O sistema HayBoss ajuda a aumentar o rendimento e conserva a qualidade
Até um terço a mais de rendimento pode ser alcançado por enfardadeiras equipadas com a opção do sistema de aplicação de conservante HayBoss G2. Aplicando conservante Balers Choice permite que as culturas sejam enfardadas a humidades entre 15% e 30%, mas armazenadas normalmente sem o risco de desenvolvimento de doenças prejudiciais e poeira. Este sistema também protege o material nos fardos mais apertados e mais densos e pode melhorar a qualidade do feno, enquanto reduz as perdas na colheita.

Publicado em: 01 OCT 2011
GalleryGalleryGalleryGalleryGallery