Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Doosan apresenta novos modelos de dumpers articulados


A Doosan apresenta dois novos dumpers articulados que proporcionam mais potência, mais rentabilidade, mais velocidade, ainda permitem poupanças de combustível e cumprem com as normativas europeias em termos de emissões. O lançamento oficial dos primeiros dois modelos de Dumpers Articulados realizou-se em Setembro na fábrica de Elnesvågen, Noruega, na presença de clientes, distribuidores e imprensa internacional que comprovaram, em primeira mão, as vantagens dos novos articulados da Doosan DA30 e DA40.
A primeira grande diferença é que os novos articulados vão ter apenas a marca Doosan, e não Doosan Moxy como os anteriores modelos. No entanto, tanto o DA30 como o DA40 incorporam os 40 anos de experiência do fabrico de dumpers articulados da Moxy, especialista neste segmento adquirido pela Doosan Infracore em Agosto de 2008. Utilizando componentes dos melhores fornecedores como Scania, ZF, NAF, Parker e Rexroth, os novos DA30 e DA40 estão optimizados para trabalhar em condições de trabalho extremas, em projectos de estradas e movimento de terra em grandes escavações, assim como também em operações de minas e pedreiras.

Tecnologia exclusiva nos DA40 e DA30
Os novos modelos DA30 e DA40 têm características únicas no mercado, desenvolvidas em exclusivo pela Moxy para os seus dumpers, nomeadamente a tracção permanente a seis rodas que distribui equitativamente a potência; além disso o bogie traseiro de tandem basculante e o sistema especial de articulação oferecem um comportamento excelente em terrenos complicados. A caixa de carga, graças ao desenho inclinado da carroçaria, dá ao veículo uma estabilidade melhorada pois fornece um baixo centro de gravidade. A caixa de carga permite também uma descarga rápida e fácil, inclusivamente nas condições mais exigentes. A combinação do bogie do tandem (único nos dumpers Doosan) e da estrutura traseira inclinada tem como resultado o melhor comportamento do sector em terrenos agrestes e macios (lamacentos) não necessitando de ajudas electrónicas como controlo de tracção.
Para operar a maior carga útil e proporcionar uma condução mais suave ao operador, o DA40 conta com uma suspensão dianteira hidropneumática totalmente nova. Esta suspensão dianteira independente (não existe um eixo rígido) é uma característica exclusiva dos dumpers articulados Doosan que permite o movimento independente de um lado sem o movimento do lado contrário, proporcionando um contacto máximo com o solo e a maior absorção de impactos.
O sistema de articulação está colocado atrás do anel de rotação para proporcionar uma distribuição equitativa do peso, inclusivamente girando ao máximo, e assegura um contacto total entre as rodas dianteiras e o solo para uma tracção óptima.
Graças à alta potência e ao grande binário do motor, a distância ao solo e ao eficaz grupo propulsor, o DA40 e o DA30 garantem a melhor tracção do mercado nas condições de transporte mais extremas. Como todos os dumpers articulados Doosan, estes modelos contam de série com um potente travão de motor e retardador hidráulico na transmissão. Os travões oferecem longa duração e estão selados para protegê-los do meio envolvente; além disso, ao instalar travões multidisco banhados a óleo em todas as rodas, a segurança do operador nunca está em risco.

DA40: 10% mais potente, 8% mais económico, mais 15% de carga útil

O novo DA40, que substitui o anterior dumper Doosan Moxy MT41, oferece uma potência de motor 10% superior ao seu antecessor. Esta potência é alcançada pelo motor diesel de 6 cilindros Scania DC13 que cumpre com a fase IIIB e com uma potência de 368 kW (500 CV) a 2100 rpm. O binário do DA40 é o maior do sector de dumperes articulados, 22% superior ao do MT41 (2373 Nm a 1300 r.p.m.)
Os resultados obtidos pelo novo DA40 mostram uma redução global do consumo de combustível - em condições normais de trabalho - em 8%. Para este resultado contribui o aumento da potência do motor, a tecnologia SCR e a nova transmissão ZF que oferece 8 velocidades para a frente e 4 para trás. A nova transmissão melhora a transferência de potência do motor para as rodas, conseguindo uma tracção fora de série. Para suportar essa maior potência, aumentou-se as dimensões da transmissão e a capacidade de refrigeração do veículo.
O DA40 combina o melhor consumo do mercado com uma velocidade de 58 km/h e conta com uma maior capacidade da carroçaria de 24,4 m3. A carga útil também foi aumentada até às 40 toneladas métricas sem portão traseiro, um aumento de mais de 15% sobre a carga útil do MT41. A maior velocidade e carga garantem maior produtividade em aplicações como minas, pedreiras ou movimentação de terras.

DA30: 28 toneladas métricas de carga em qualquer condição de transporte
Também o DA30 que substitui o anterior modelo Doosan Moxy MT31, um dos dumpers mais populares na gama da Doosan, oferece muitas funções novas para satisfazer a procura de todos os clientes quanto a um aumento de potência e rendimento, facilidade de condução, poupança de combustível, comodidade do condutor e maior velocidade de deslocamento.
Com uma capacidade de carga de 28 toneladas métricas, o DA30 está equipado com motor diesel de 5 cilindros Scania DC9 Fase IIIB com uma potência de 276 kW (375 CV) que oferece uma potência de motor cerca de 8% superior quando comparada com o MT31. Para produzir a potente tracção necessária para trabalhar em condições extremas de transporte, o binário é 30% superior (1873 Nm a 1300 r.p.m.).

Comodidade e facilidades para o operador
Os modelos DA40 e DA30 têm uma cabina completamente nova que proporciona mais espaço e visibilidade ao operador, os níveis de ruído mais reduzidos do mercado e um sistema de controlo de temperatura totalmente automático. Para facilitar as operações, a Doosan introduziu novos sistemas electrónicos e botões de controlo simplificados com um mostrador digital de todas as funções operativas necessárias. A transmissão automática de 8 velocidades e a suave mudança Tiptronic (conta com versões de mudanças automáticas e manuais) permitem ao operador concentrar-se apenas nas condições de trabalho.
Para a realização das funções rotineiras de manutenção e serviço, a cabina inclina-se para trás para proporcionar um acesso fácil aos componentes. O acesso mais fácil à manutenção e os intervalos de serviço mais amplos resultam em custos operativos menores. O sistema de lubrificação central automática e a câmara traseira para uma melhor visão são equipamentos de série.

Solução integral
Os novos dumperes articulados complementam a ampla gama de escavadoras e carregadoras de rodas e permitem à Doosan oferecer uma solução integral de maquinaria de escavação, carga e transporte para todo o tipo de materiais. A Centrocar – Centro de Equipamentos Mecânicos, S.A. é o distribuidor exclusivo Doosan em Portugal, Espanha, Angola e Moçambique.
Publicado em: 18 OCT 2011
GalleryGalleryGalleryGalleryGallery